www.industria-portugal.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

SOURIAU transforma a sua gama de conectores de compósito para aeronáutica em conformidade com o Regulamento REACH

O objetivo do Regulamento REACH europeu é melhorar a saúde e a proteção ambiental através do banimento do uso de substâncias químicas SVHC (substância que suscita elevada preocupação) e da promoção simultânea da competitividade das indústrias químicas da União Europeia. A SOURIAU, tal como a maioria dos fabricantes, usa crómio hexavalente, uma das substâncias listadas como perigosas, nos processos de tratamento de superfície aplicados a muitos dos seus conectores. Embora a Agência Europeia dos Produtos Químicos tenha concedido prolongamentos provisórios de até 12 anos dependendo da aplicação, a SOURIAU quis antecipar este prazo numa das suas principais linhas de produtos.

SOURIAU transforma a sua gama de conectores de compósito para aeronáutica em conformidade com o Regulamento REACH
 
Há vários anos que o departamento de I&D da SOURIAU trabalha nos seus conectores de compósito, o que afeta o produto e as linhas de produção de tratamentos de superfície. Os primeiros conectores em conformidade com o regulamento REACH da gama D38999 de compósito foram qualificados pelos organismos de certificação europeu (AECMA) e americano (DLA) e posteriormente aprovados pela Airbus e pela Boeing antes de começarem gradualmente a ser usados, em 2019, nas principais aplicações de programas de aeronáutica civil e muitos programas de aeronaves militares. Desde dezembro de 2019 que toda a produção de conectores de compósito D38999 é realizada sem recurso a crómio hexavalente.
Uma parte cada vez mais significativa da gama D38999 da SOURIAU inclui materiais compósitos com acabamento banhado a níquel ou sem acabamento e destina-se maioritariamente a aplicações de aeronáutica civil e militar. As vantagens do compósito PEEK usado (preenchido com fibras de carbono e vidro) são o facto de oferecer elevado desempenho mecânico em ambientes rigorosos, ser resistente à corrosão e pesar menos do que o alumínio.

O desafio para a SOURIAU foi encontrar uma solução química compatível com o Regulamento REACH para criar um tratamento de superfície isento de crómio hexavalente para os conectores. Thomas Pichot, diretor de I&D na SOURIAU explica: "Já não usamos crómio hexavalente, anteriormente necessário para melhorar a aderência das camadas no substrato de compósito das nossas carcaças. Desenvolvemos as primeiras inovações sem crómio hexavalente para aplicações em desportos motorizados e atualmente usamos um tratamento com uma nova preparação para todas as nossas aplicações aeroespaciais e de defesa que nos permite garantir uma aderência de camadas sucessivas de metal igualmente eficaz sem que seja necessária aquela substância. Isto reforça a abordagem ambiental aplicada aos conectores de alumínio, onde também qualificámos passivação isenta de crómio hexavalente no nosso processo de tratamento com níquel-zinco. Todos os produtos substitutos desenvolvidos e instalados estão atualmente certificados como não perigosos e totalmente em conformidade com todos os diversos regulamentos ambientais, incluindo o REACH. Embora os desafios sejam evidentemente de natureza técnica, os benefícios são amplamente ecológicos, uma vez que esta mudança já nos permitiu reduzir para metade o volume de crómio hexavalente usado nas nossas instalações de produção em Champagné."
 
 
Uma solução de revestimento de PEEK única no mundo 
A conquista específica da SOURIAU foi o desenvolvimento de uma química que funciona com material PEEK. O revestimento de peças de compósito é feito há anos mas o processo de decapagem existente usa crómio hexavalente, uma substância banida pelo Regulamento REACH. A solução da SOURIAU, única no mundo, possui qualificação na QPL e EN de acordo com a norma americana MIL- DTL-38999 e a norma europeia EN3645. Além desta qualificação por organismos acreditados, a mudança de processo foi validada por importantes clientes no setor da aeronáutica.

Assim que surgiu o Regulamento REACH europeu, as equipas de I&D, incentivadas pela gestão da SOURIAU, aperceberam-se de que havia a necessidade de um vasto programa de inovação no que se refere a técnicas de tratamento de superfície de modo a preservar o fabrico de conectores em França. A disponibilidade para inovar e o design ecológico, conseguido através da eliminação do crómio hexavalente, fortaleceram as conquistas da SOURIAU e demonstraram as suas competências. Nicolas Paumier, gestor de produto D38999 compósito, explica: "A produtividade da SOURIAU em resposta ao Regulamento REACH mostra o seu compromisso com os seus clientes, que também enfrentam os mesmos problemas, quer em termos de inovação, ambiente ou saúde e segurança das pessoas. Esta nova gama REACH terá impacto nas nossas encomendas por todos estes motivos, mas também porque cumpre os novos requisitos europeus e uma tendência global dos nossos dirigentes." 
 
 
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP