www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

Dossel agrícola da TSE: PcVue no coração de um sistema de persianas fotovoltaicas

A transição para fontes de energia sustentáveis é o maior desafio da nossa era. Redução de emissões, otimização de consumos, energia limpa acessível a todos e descarbonização são alguns dos desafios a serem enfrentados para preservar o meio ambiente e combater a insegurança energética.

Dossel agrícola da TSE: PcVue no coração de um sistema de persianas fotovoltaicas
Diante de tantos desafios, surgem inúmeras iniciativas para um novo modelo energético mais robusto e sustentável. Uma delas é a agrovoltaica, um sistema que produz energia usando fontes de energia renováveis e culturas agrícolas.

Fotovoltaica para agricultura
O conceito é simples, painéis fotovoltaicos são instalados em telhados de celeiros e outras estruturas agrícolas. Eles são projetados para integração com a rede em um ambiente rural. Os agricultores podem então produzir sua própria energia a um custo menor e sem prejudicar sua produção agrícola.

A TSE é um dos principais players independentes de energia solar na França. A empresa foi fundada há mais de dez anos para desenvolver usinas de energia solar e soluções agrovoltaicas que transformam energia solar em eletricidade.

A TSE apoia seus clientes e parceiros na construção de toda a cadeia de valor da estação de energia solar, desde o projeto até o financiamento, construção, supervisão e gerenciamento operacional.

Em 2022, a TSE inaugurou sua primeira planta piloto agrovoltaica em 3 hectares localizada em Amance, na França. Um sistema de sombreamento fotovoltaico com capacidade de 2,4 MWp, equivalente ao consumo de energia de uma comunidade de 1.350 habitantes, está instalado em grandes lavouras de soja, trigo, centeio forrageiro, cevada de inverno e colza.

O projeto surgiu devido às limitações de produção na fazenda. Sofria com verões muito quentes e áridos há mais de uma década. O dossel agrícola, desenvolvido pela TSE, foi escolhida pelos agricultores por ser projetada com sombreamento rotativo. Estas sombras permitem ao sistema atenuar as condições climáticas na época do verão, baixando a temperatura à sombra.

Instalação do dossel agrícola em Amance
O dossel agrícola é composto por uma grande estrutura de sombreamento equipada com painéis solares com sistemas de rastreamento fixados em cabos 5 metros acima dos campos. Um sistema de supervisão também é fornecido para controlar a orientação dos painéis, dependendo das condições climáticas, e automatizar completamente a aquisição de dados operacionais.

Após a realização de um estudo de mercado, a Divisão de Data & Optimization do TSE selecionou a plataforma PcVue para implementar o SCADA (Supervisory Control & Data Acquisition).

Entre os critérios decisivos para a escolha da plataforma PcVue, em detrimento de vários outros concorrentes, estava a capacidade de ter controle total sobre a plataforma, a facilidade de desenvolvimento, alavancar uma solução solar dedicada fornecida com a plataforma e a qualidade do serviço da equipe de suporte técnico.

No local, o sistema de supervisão gerencia um banco de dados de 25.000 pontos. Uma exibição otimizada permite que os alarmes sejam rapidamente compreendidos pelos operadores, suportando a rápida resolução de problemas. A arquitetura apresenta um controlador central com o PcVue atuando como o servidor de aquisição de dados. Este sistema fornece o link com todos os equipamentos de transformação solar, bem como com várias NCUs (Network Control Units) para o controle e rastreamento de cada uma das 612 mesas solares que compõem a estrutura do dossel.

Controladores específicos lidam com taxas de aquisição de dados de alta frequência até 10 milissegundos de amostragem. Isso é feito para fornecer modelos matemáticos rodando em tempo real. Esses dados muito precisos também são usados para determinar como o sistema responderá sob condições específicas de interesse.

A TSE firmou parceria com a Ecole des Mines, da PSL Research University, para trabalhar alguns dos temas relacionados à energia fotovoltaica. O restante da pesquisa e desenvolvimento é realizado internamente. Por exemplo, vários testes são realizados a partir da estação fotovoltaica para garantir que fatores como tensão do cabo, potencial erosão do sistema de berços etc., não afetem a durabilidade da estação.

O projeto piloto no site em Amance é o primeiro demonstrador de 9 anos para a TSE. A TSE é a especialista em energia solar e tem 3 projetos semelhantes em construção e outros 12 projetos-piloto em fase de desenvolvimento (construção prevista para conclusão 2024-2025).

www.pcvuesolutions.com

Um vídeo do projeto:

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP