www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

Adeunis e ARC Informatique unem forças para criar uma solução de sistema de gerenciamento predial (BMS - Building Management System) integrando o universo IoT no Hospital Universitário Grenoble Alpes

Dois players reconhecidos em tecnologias de IoT estão integrando suas soluções para alcançar uma integração de equipamentos de IoT sem precedentes com um Sistema de Gerenciamento Predial (BMS) existente usando a tecnologia LoRaWAN no coração do sistema.

Adeunis e ARC Informatique unem forças para criar uma solução de sistema de gerenciamento predial (BMS - Building Management System) integrando o universo IoT no Hospital Universitário Grenoble Alpes
As equipes técnicas do Hospital Universitário Grenoble Alpes queriam instrumentar e controlar vários equipamentos de maneira rápida, barata e sem cabeamento (Ethernet e energia). O Hospital de Grenoble perguntou à Adeunis e à ARC Informatique a questão de como melhor resolver esse desafio operacional.

Além disso, o Hospital expressou o desejo de fazer isso com seu software BMS existente sem adicionar camadas adicionais de software. A supervisão do PcVue, publicada pela ARC Informatique, é o BMS encarregado de gerenciar dois sites do Hospital, as unidades GTB e GTE.

O primeiro passo desse projeto consistiu de um estudo de cobertura de rádio LoRaWAN do site. Esse estudo, feito pela equipe da Adeunis, que são especialistas nesse campo, permitiu identificar a melhor localização da antena LoRa, para garantir que as zonas (andares, edifícios, estacionamentos, etc.) sejam corretamente cobertas para permitir o posicionamento desejado dos sensores Adeunis® IoT.

A arquitetura LoRaWAN possibilita a configuração de uma rede privada, especificamente em configurações internas e internas profundas, enquanto aproveita a cobertura de rádio da rede “Long Range” da LoRaWAN. Na verdade, apenas uma antena no topo de um prédio (15º andar) pode cobrir quase todos os edifícios do site, mas também alcança um segundo site a cerca de 6 km de distância. O custo da infraestrutura de rede é, portanto, muito pequeno quando comparado a uma solução WiFi.

Após a preparação e instalação da infraestrutura LoRaWAN pela equipe da Adeunis, os sensores Adeunis® “PULSE” IoT foram instalados para medir as leituras dos medidores de água em vários locais externos do Hospital Universitário de Grenoble. Outros sensores detectam variações de temperatura em locais sensíveis, como áreas de armazenamento de medicamentos.

A integração da rede LoRaWAN no coração da solução GTB PcVue permite o feedback dos sensores usados com a supervisão existente do BMS. Os dados "brutos" do sensor (Temperatura, Ligado/Desligado) são aprimorados pelo poder do PcVue de enriquecer e tratar esses dados, incluindo criação de limite, alarmes, simulação, curvas e arquivamento.

A integração dos dados de manutenção de equipamentos IoT também é implementada com o monitoramento da vida útil restante da bateria dos sensores e da posição do sensor no prédio.

Esse projeto proporciona ao operador uma economia significativa tanto no comissionamento quanto na operação das instalações do Hospital. Além disso, a instalação da infraestrutura LoRaWAN permite o desenvolvimento de muitos novos serviços através de sensores adicionais integrados aos recursos de tratamento de dados do PcVue.

Concluindo, essas soluções híbridas GTB, que permitem o controle de equipamentos de automação padrão e instrumentação simplificada graças ao uso de tecnologias Adeunis® IoT, são claramente parte de uma abordagem moderna e inovadora.

Essa parceria tecnológica entre a Adeunis e a ARC Informatique resolverá muitos casos de aplicações em outros setores, como infraestrutura, água, meio ambiente ou a indústria do futuro, segmentos nos quais esses dois players já adquiriram forte expertise.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP