www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

O PC VUE monitora parques eólicos nos EUA

A Iberdrola Renewables, o segundo maior fornecedor de energia na América do Norte, escolheu o sistema PC VUE SCADA para monitorar seus parques eólicos nos EUA, produzindo 3.600 megawatts de energia eólica em mais de 35 usinas elétricas independentes. Cada uma das 2.479 turbinas eólicas fornece de 300 a 350 pontos de dados, o que equivale a cerca de 700.000 a 850.000 pontos de dados de entrada/saída em quase duas dezenas de servidores.

O PC VUE monitora parques eólicos nos EUA
A mais recente operação da Iberdrola Renewables é o Centro Nacional de Controle. Em um recinto semelhante ao Controle de Missão da NASA, analistas de sistemas supervisionam todas as turbinas em cada parque eólico em todas as partes dos
EUA. Eles monitoram o desempenho e a eficiência de cada turbina e observam cuidadosamente a aproximação de tempestades para advertir os técnicos sobre os riscos no campo.

Um elemento vital dessa operação é o sistema SCADA. Cada turbina tem uma caixa de controle contendo um controlador lógico programável (PLC), um conversor de energia, painéis de controle e um dispositivo de entrada/saída na parte superior. Os sensores de velocidade do vento, direção do vento, velocidade de rotação do eixo e inúmeros outros fatores coletam e transferem dados para o PLC. Ao detectar a direção do vento, o sistema de controle pode utilizar um mecanismo de orientação motorizado para girar a turbina de vento inteira na direção correta para a geração máxima de potência. Todas as turbinas eólicas são conectadas a uma Rede Local, com cada caixa de controle da torre eólica utilizando tecnologia Ethernet para obter uma ligação à base da torre onde há uma conexão de Rede Local de fibra óptica em anel duplicado. A Rede Local é conectada a uma estação de controle remoto com um sistema de controle que gerencia e coleta dados, ajusta as configurações das turbinas e fornece recursos como alarme inteligente, solução de problemas e geração de relatórios por meio de uma central de dados e facilidade de controle localizada em Portland, Oregon. Essa estação de controle central é equipada com um sistema PcVue SCADA que atua como um centro nevrálgico dos parques eólicos. Ela conecta as turbinas individuais, subestações, estações meteorológicas, radares de aviação de deteção de aves/morcegos e outros sistemas de vigilância para preservação da flora e fauna a essa sala de controle central. Fornece visibilidade para o operador supervisionar o comportamento de todos os parques eólicos como um todo. Mantendo um registro das atividades a intervalos regulares, o PC VUE permite ao operador determinar quais ajustes e ações corretivas, se for o caso, precisam ser adotados.

A Iberdrola Renewables utiliza vários tipos de turbinas e cada fornecedor de turbina fornece seu próprio controle/sistema HMI. As principais vantagens do uso do PcVue como principal sistema SCADA é que ele não está vinculado a nenhum fornecedor de PLC de modo que opera independentemente do tipo de turbina. Isso foi decisivo para a Iberdrola, cujos operadores de parques eólicos utilizam múltiplas turbinas e diversos PLCs.

Durante o processo de implementação, a equipe da Iberdrola aprovou a facilidade de configuração do PcVue. Sua capacidade de representar simulações animadas e utilizar janelas pop-up reduziu o risco de sobreposição de informações cruciais e ajudou a simplificar a visualização para a equipe da Iberdrola. Além disso, a criação de modelos de conteúdo e comportamento, associados a cada simulação e animação da interface gráfica de usuário (GUI), garante consistência da exibição em janelas.

A Iberdrola Renewables está utilizando o OPC (e outros) como protocolo de comunicação para extrair dados de diferentes PLCs. A Iberdrola utiliza o Cliente de Acesso de Dados OPC do PcVue e o Cliente OPC DA XML para o intercâmbio de dados em tempo real com os servidores de comunicação e o Servidor OPC DA para facilitar o intercâmbio de dados com aplicativos de terceiros. Toda a aquisição de dados ocorrida é encaminhada de volta para o Centro Nacional de Controle.

“O PcVue demonstrou ser confiável, expansível e de fácil configuração. O funcionamento do CORE foi mantido com muito sucesso. O PcVue fornece uma visualização única do usuário que permite fácil apresentação visual e gerenciamento global de inumeráveis sistemas adequados a partir de PLC, HMI e o sistema de controle equipado sobre as turbinas”, afirmou Harm Toren, chefe de serviços de operações eólicas, da Iberdrola Renewables. “Como monitoramos a migração e a meteorologia em aviação além de controlar e gerenciar nossas turbinas, precisávamos de um sistema que fosse capaz de fornecer uma Interface Gráfica de Usuário simples e fácil de ler para podermos reagir a qualquer momento”. Além disso, o software PcVue já havia demonstrado facilidade de uso e como sendo extraordinariamente funcional nas operações que realizamos na Espanha.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP