www.industria-portugal.com
Norelem

Punho firme no manuseamento de máquinas e na saúde e segurança

Nos setores da produção e da engenharia, tudo se resume a saúde e segurança, independentemente das dimensões das peças. Mesmo os componentes mais impercetíveis, como manípulos, alavancas e botões, têm que ser cuidadosamente selecionados e avaliados, explica Marcus Schneck, CEO da norelem, uma empresa especializada em componentes normalizados.

Punho firme no manuseamento de máquinas e na saúde e segurança

Quando se pensa em saúde e segurança em fábricas e nas proximidades de máquinas, é provável que a primeira coisa em que se pense sejam peças móveis pesadas. Os riscos associados ao esmagamento, entalamento e corte de partes do corpo e à elevação de cargas pesadas são indubitavelmente perigos nocivos e fatais que devem ser devidamente avaliados.

No entanto, nem sempre são os perigos óbvios que resultam em lesões. Lesões ligeiras como luxações e entorses também representam muitas das lesões no local de trabalho comunicadas. As lesões causadas por esforços repetitivos, por exemplo, são provocadas pela utilização errada prolongada de equipamento e por um agravamento gradual de lesões nos músculos, tendões e nervos. Isso pode dever-se ao design pouco ergonómico de manípulos e botões de máquinas, sendo que as lesões também podem resultar de situações tão inócuas como impactos contra alavancas salientes.

Em última análise, estas lesões resultam em perda de produtividade e de eficiência e influenciam a rentabilidade. Existem medidas que permitem evitar a ocorrência destas lesões e está disponível uma ampla variedade de componentes normalizados para satisfazer as necessidades tanto de utilizadores como de aplicações.

Agarrar a vida
Existem manípulos de diversos formatos e dimensões e este tipo de componente é utilizado diariamente na indústria da produção e nas unidades de produção de fábricas. Desde manípulos de fixação em estrela manuais até manípulos de quatro pontas desenvolvidos para coberturas de fixação, está disponível uma vasta gama de manípulos cuja utilização rápida e segura no local de trabalho está garantida.

Punho firme no manuseamento de máquinas e na saúde e segurança

No entanto, antes de escolher o primeiro manípulo que encontrar, é importante considerar a respetiva aplicação. Por exemplo, os manípulos de quatro pontas têm ranhuras triangulares que facilitam as tarefas de torção e rotação, sejam em ações de aperto ou desaperto. Isto torna-os ideais para instalação em áreas de difícil acesso por trás de máquinas ou componentes de grandes dimensões para que os utilizadores os consigam operar facilmente quando necessário.

Outro aspeto a considerar é facto de os manípulos serem, ou não, utilizados em locais onde se verifique a possibilidade de ocorrência de descargas eletrostáticas, o que é comum em ambientes elétricos e eletrónicos. Neste caso, escolha manípulos com propriedades antiestáticas. Estes oferecem maior proteção contra a ocorrência de descargas de faíscas eletrostáticas, evitando a potencial ignição de gases e poeiras que poderia resultar em explosões em espaços confinados. Obviamente, isto protege as pessoas que se possam encontrar nas proximidades, mas também as máquinas.
 
Manusear com cuidado
Seja para puxar ou empurrar, as alavancas são essenciais para trabalhar em ambientes de produção ou engenharia frenéticos. As alavancas podem ser desde puxadores industriais, desenvolvidos para facilitar a preensão quando é necessário deslocar máquinas ou mobiliário, até conchas embutidas, desenvolvidas para serem embutidas nas superfícies onde são instaladas.

Punho firme no manuseamento de máquinas e na saúde e segurança

Disponíveis numa variedade de designs e materiais, existem puxadores industriais para qualquer necessidade. Habitualmente são feitas de termoplástico, o que as torna resistentes a altas temperaturas, permitindo a sua utilização entre os 150 °C e os 160 °C. Os puxadores industriais em si são feitos de termoplástico e a respetiva base possui um orifício de fixação para encaixar a cabeça de um soquete ou um parafuso sextavado para facilidade de aplicação. Também podem ser fornecidos com acabamento macio na parte interna, desenvolvido para proporcionar aos utilizadores o máximo de conforto durante o transporte e a preensão. Estas alavancas estão disponíveis em formato reto ou com ângulo para a direita.
 
É muito fácil desvalorizar a questão da segurança relativamente a alavancas no local de trabalho e o facto de poderem causar potenciais lesões quando se passa por estes componentes. É neste aspeto que a nossa concha embutida se destaca. Perfeitamente adequada para paredes e painéis sólidos. Esta alavanca não fica saliente nem obstrui acessos, minimizando a probabilidade de ocorrência de impactos com a mesma, confere um acabamento suave e proporciona uma preensão fácil para tarefas de elevação ou deslocação.

Pressionar o botão de pânico
Os botões de cabeça cogumelo são indubitavelmente os botões mais comummente utilizados no setor da engenharia por proporcionarem uma utilização segura, rápida e fácil. Devido à sua enorme funcionalidade ergonómica, os botões de cabeça cogumelo oferecem uma função de pressão que permite ações simples de pressionar e rodar.
 
Punho firme no manuseamento de máquinas e na saúde e segurança
 
Um manuseamento seguro de componentes em ambientes de alto risco como unidades de produção de fábricas é essencial para evitar deslizamentos ou manuseamentos incorretos. Uma situação comum é o facto de os utilizadores terem dificuldade em utilizar os botões devido à existência de óleo e lubrificante no ambiente. É crucial garantir que não ocorrem deslizamentos quando as máquinas estão em funcionamento e, neste caso, selecionar botões com efeito recartilhado significa que há menos probabilidade de isso acontecer.
 
Além da facilidade de utilização, os utilizadores precisam frequentemente de diferenciar e identificar botões rapidamente para parar máquinas. Neste caso a cor é importante. A norelem disponibiliza uma gama de botões em cores como vermelho vivo, para destacar perigos, amarelo vivo e cinzento claro, que também podem ser fornecidos com cavidades.

No entanto, a utilização de botões de cabeça cogumelo não é obrigatória. Manípulos bola, botões cónicos, botões ovais e botões bola são todos componentes normalizados disponíveis em tamanhos normalizados para que haja sempre um botão adequado independentemente do design ou do requisito.
 
Pensar em pequeno
De forma a reduzir as lesões e os acidentes no local de trabalho, é essencial garantir a utilização e manutenção corretas destas peças de pequenas dimensões.
 
Durante os trabalhos nas proximidades de máquinas ou em ambientes de produção, todas as peças e componentes têm que ser inspecionados quanto ao cumprimento das normas e critérios corretos, especialmente em locais onde exista a possibilidade de descargas eletrostáticas.

A utilização do componente correto pode permitir um funcionamento mais simples e significar menos tensão nas peças onde o componente está integrado, protegendo a produtividade, as máquinas e, em última análise, os utilizadores.

Para mais informações sobre a gama de manípulos, alavancas e botões da norelem, visite https://www.norelem.com/pt/pt/Produtos/Vis%C3%A3o-geral-de-produtos/Sistema-flex%C3%ADvel-de-pe%C3%A7as-normalizadas/06000-Dispositivos-de-comando-e-opera%C3%A7%C3%A3o.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP