www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

Novo PcVue 10.0: A solução SCADA para aumentar a sua produtividade

As novas ferramentas PcVue 10.0, Application Architect e Application Explorer permitem economizar até 50% do tempo despendido com processos de desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida da aplicação. Da fase de concepção até à realização dos testes, da manutenção à reorganização, as ferramentas destinam-se a todos os utilizadores, desde o técnico de desenvolvimento ao utilizador ocasional.

Novo PcVue 10.0: A solução SCADA para aumentar a sua produtividade
Actualmente, o preço global de aquisição de um aplicativo de supervisão é contabilizado não apenas em termos de custos de licenciamento, mas também quanto ao tempo de desenvolvimento necessário. As aplicações evoluem ao longo do tempo incorporando novas funções e melhorias, por isso, o custo inerente a actualizações e manutenções correctivas deve ser tido em conta. Nesta matéria, o PcVue 10.0 apresenta-se como uma solução inovadora. Para além de fornecer ferramentas de elevado desempenho para um design de fácil aplicação, inclui as ferramentas necessárias para uma manutenção rápida: diagnósticos, modificações centradas no objecto, mudança de distribuição, etc, garantindo em simultâneo a fiabilidade da especificação e do comportamento do aplicativo.

Ao navegar pela primeira vez com o PcVue 10.0, o Application Explorer inclui todas as funções de configuração para um projecto de supervisão. Baseado em regras ergonómicas para ambientes de sistemas, o PcVue é ainda mais fácil de utilizar. O Application Explorer permite a utilização de estruturas em árvore e listas, interface de documentos múltiplos, Copiar/Cortar/Colar incluindo sub-itens, navegação intuitiva dentro da aplicação, utilização dos botões retroceder/avançar e um conjunto de opções de visualização (ícones, listas, detalhes etc.), juntamente com os atalhos de teclado padrão do Windows.

O Application Architect é uma nova e potente ferramenta que incorpora mecanismos de elevado nível para a criação de modelos e reutilização de componentes. Com esta aplicação pode criar objectos reutilizáveis ​​incluindo não só gráficos, símbolos e diagramas em bloco, como também todos os elementos de configuração mais usuais, tais como variáveis, alarmes e respectivos comportamentos associados: eventos, arquivos, tolerâncias, comandos, scripts, etc. As aplicações podem ser criadas em quatro etapas. Em primeiro lugar efectua-se a criação do modelo que consiste em determinar as variáveis de entrada e saída, comportamentos, representação gráfica, etc. Depois, dá-se lugar à configuração que permite identificar e determinar as características comuns e as diferenças entre os processos dentro de um modelo. Em seguida, realiza-se a instanciação que consiste em descrever a estrutura do processo e os objectos físicos reais em forma de planta (motor, transportador, linha de produção, ventilador etc.). Finalmente, existe a fase de personalização, onde o Application Architect permite ao técnico de desenvolvimento do aplicativo modificar os processos de modo a que estes se enquadrem na perfeição à configuração específica do local.

Para além do Application Explorer e do Application Architect, os Smart Generators, que permitem a criação automática da aplicação e importações a partir de fontes externas, foram submetidos a melhoramentos no PcVue 10.0. Estes progressos abrangem os conectores LNS ®, Siemens STEP7 ® e Yokogawa ® Stardom® e quase toda a importação de aplicações FactoryLinkTM .

Para além disso, o PcVue 10.0 está concebido de acordo com as normas internacionais implementadas no sector da energia: IEC 61850 e a sua variante de energia eólica IEC 614000, bem como IEC 60870-5-104. A norma 61850, que está nativamente integrada no PcVue 10.0, define todos os objectos necessários para gestão da subestação juntamente com os seus vários atributos. As regras de engenharia também estão definidas. Em particular, os formatos de ficheiro foram padronizados para garantir a interoperabilidade na fase de configuração. O protocolo IEC 60870-5-104 é utilizado para concessões hidroeléctricas, subestações eléctricas, sistemas de gestão de edifícios, instalações industriais, ferrovias, etc. Abrange dados e serviços complexos como controlo dual, codificação da mudança de posição, controlos de impulsos curtos e longos e ​​indicação de data e hora na fonte.

Também foi adicionada ao PcVue 10.0 uma série de outras melhorias: novas funções para BACnet, integração da nova Ethernet Moxa e drivers General Electric, integração nativa SMS para melhorar a gestão do pessoal via telefone, novos controlos para gráficos de diagrama em bloco, integração do mais recente Windows Server 2008 R2, Windows 7 e ambientes VMware.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP