www.industria-portugal.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

Subestações de distribuição de eletricidade: A ProSoft Technology® lança um novo Modbus TCP/IP para o Gateway IEC 61850

O ProLinx ’"Modbus TCP/IP" para gateway "IEC-61850" foi desenhado para o controlo remoto de subestações em sistemas de distribuição de eletricidade. Permite comunicações entre Dispositivos Eletrónicos Inteligentes (IEDs), por um lado, (numa rede IEC-61850) e os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Schneider Electric, por outro, (numa rede Modbus TCP/IP).

Subestações de distribuição de eletricidade: A ProSoft Technology® lança um novo Modbus TCP/IP para o Gateway IEC 61850
O software de configuração (ProSoft 61850 Configuration Manager) é fornecido com o gateway. É utilizado para desenvolver e fazer a gestão de ficheiros de configuração do gateway. Também estão disponíveis diagnósticos extensivos através deste software de configuração para o gateway e para as duas redes Modbus TCP/IP e IEC-61850.

Esta ferramenta de software utiliza ficheiros de configuração IED para importar estruturas de dados IEC-61850 complexas para o controlador. GOOSE, Report Control Blocks (relatório de blocos de controlo) e mensagens MMS Lidas fornecidos por IED são escritos no servidor Modbus TCP/IP em mudança de estado. Desta forma, não é necessário que os utilizadores recorram a comunicação lógica ou estruturas de etiquetas nos seus projetos de CLP. Resumindo, este software cria ficheiros "Variable" e "Function Block" para importar automaticamente para os projetos Unity Pro para Quantum da Schneider Electric ou processadores M340. Todos os dados de atributos de IED estão disponíveis para o mapeamento adequado para registos Modbus. Seguem-se algumas das especificações principais do gateway:
- Importar ficheiros CID e SCD.
- Arrastar e largar Dados de Atributos IEC-61850 para mapeamento de Modbus.
- Nomes de Etiquetas CLP são criados automaticamente.
- Imprimir lista de etiquetas mapeadas.
- Exportar ficheiro Tag (.CSV).
- O ficheiro de configuração do gateway é guardado num cartão SD industrial. Isto permite configurações rápidas ao mover o cartão SD de um gateway para outro.

O controlador Modbus TCP/IP permite múltiplas ligações Ethernet independentes e concorrentes. As ligações podem ser Clientes, servidores ou uma combinação de Clientes e servidores. Em relação ao IEC, podem ser controlados simultaneamente 45 IED. O gateway suporta um serviço de cliente de Simple Network Time Protocol (SNTP/NTP) que pode sincronizar o tempo do gateway através de pedidos de atualizações periódicas a um sistema de Tempo Universal Coordenado (TUC). O utilizador pode configurar os detalhes do servidor SNTP/NTP no "ProSoft 61850 Configuration Manager". A resolução do tempo é em milésimos de segundo (ms).

Este novo gateway está disponível com uma ou duas portas Ethernet (referência do produto é respetivamente PLX81-MNET-61850 e PLX82-MNET-61850).

Como habitualmente, a ProSoft Technology tem desenvolvido o seu novo gateway em estreita relação com CLP (Controladores Lógicos Programáveis), fabricantes de soluções PAC (controlo e automação de processos) e Integradores de Sistemas. Consequentemente, o gateway segue o padrão e as suas recomendações, tendo em mente as expetativas do Utilizador e suas aplicações.

O software de configuração fornecido com o gateway é bastante apreciado por “desmistificar” e pôr em funcionamento o complexo protocolo IEC-61850.
De lembrar que a ProSoft Technology é uma companhia independente (familiar), focada unicamente em comunicações para automatização industrial.

O protocolo IEC-61850 é usado para controlo remoto de subestações de eletricidade completas. IEC-61850 é a norma internacional que define o hardware e os requisitos de comunicação para todos os dispositivos dentro da automatização da subestação. A nomeação de convenções padronizada imposta pela norma IEC-61850 aumenta a interoperabilidade entre sistemas fornecidos por diversos fabricantes e criados por múltiplos integradores de sistemas.
Subestações de distribuição de eletricidade: A ProSoft Technology<sup>®</sup> lança um novo Modbus TCP/IP para o Gateway IEC 61850

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP