www.industria-portugal.com
EPLAN

EEC One: Iniciação fácil à automatização

Os especialistas concordam: Os maiores potenciais de poupança em engenharia encontram-se na automatização e padronização. O novo EPLAN Engineering Center One elimina o enorme fosso que muitas vezes existe entre as engenharias convencional e mecatrónica. Standards pré-definidos como macros dinâmicas podem ser combinadas automaticamente para um esquema através do MS Excel. A EPLAN como fornecedor de soluções irá apresentar esse seu novo desenvolvimento na Feira de Hannover deste ano.

EEC One: Iniciação fácil à automatização

Monheim, 27 de fevereiro de 2012: O movimento Digital Factory to Hall 7 não será a única surpresa apresentada na Feira de Hannover deste ano. A EPLAN também surpreendeu o ramo anunciando o novo EPLAN Engineering Center One, abreviado, o EEC One. O sistema é um bloco de construção decisivo numa consistente estratégia de automatização visando auxiliar as empresas no percurso entre a introdução ao software CAE (através da padronização e automatização) à engenharia mecatrónica. Baseado no MS Excel, permite que os esquemas elétricos e de fluidos sejam gerados automaticamente.

Uma base sólida
O desenhador pode já tirar partido da automatização utilizando a Plataforma EPLAN. Conseguindo estruturar os modelos de projetos CAE, circuitos parciais (macros) ou os respetivos relatórios. Uma vez pré-definidos os valores como a potência de um motor ou os bornes a usar, é aqui que entra o EEC One. Individualmente os padrões desenvolvidos para o projeto podem ser combinados em folhas de cálculo via MS Excel. A seleção é facilitada integrando a pré-visualização da macro, a qual proporciona uma cómoda apresentação das respetivas variantes. As macros selecionadas podem ser integradas nas folhas de cálculo através de arrastar e largar. Vantagem prática decisiva: As macros incluem automaticamente os seus parâmetros livremente configuráveis no MS Excel. Além disso, no MS Excel podem ser criados conjuntos extensivos de regras – evitando assim o fastidioso trabalho de introduzir os parâmetros manualmente. As diretrizes de desenho criadas no processo asseguram a máxima transparência e uma qualidade superior dos projetos. Os esquemas elétricos ou de fluidos podem assim ser gerados automaticamente através de um simples clique num botão. As empresas podem triplicar os seus lucros recorrendo a esta estratégia de automatização: Os padrões são criados uma única vez com alta qualidade; conjuntos de regras garantem centralmente o know-how e a automatização da documentação reduz consideravelmente os tempos de execução.

Engenharia mecatrónica
O que funciona em pequena escala também tem sucesso a uma escala superior. A padronização existente dos dados CAE tem neste caso uma implementação interdisciplinar. Através do EPLAN Engineering Center como nível seguinte de configuração, os dados relativos à mecânica, PLC ou documentação são também incluídos no padrão. O EEC gera toda a documentação através de um simples clique: Esquemas de fluidos, desenhos mecânicos, e programação PLC. Este é o efeito de um módulo interdisciplinar onde a máquina pode ser funcionalmente montada. As vantagens são claras: Todos os dados são registados centralmente no sistema. Todos os elementos da documentação gerada estão perfeitamente sincronizados entre si. E por último, os processos a jusante como as ordens de encomenda agora exigem poucas ou nenhumas alterações.

Conclusão:
O novo EPLAN Engineering Center One preenche a enorme lacuna muitas vezes existente entre a chamada engenharia convencional e a mecatrónica. Com base nesta nova e consistente estratégia de automatização, as empresas são apoiadas na transição entre o software CAE e uma engenharia mecatrónica.

EEC_One.jpg: O EEC One preenche a lacuna existente entre a engenharia convencional e a mecatrónica.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP