www.industria-portugal.com
Keyence Brasil

GT2

Com uma precisão de 1 μm e uma repetibilidade de 0,1 μm, a série GT2 é 10 vezes mais precisa que os melhores sensores de contacto já existentes. A sua colocação em funcionamento é também a mais simples e económica, graças ao seu sistema de fixação e aos vários acessórios. A tecnologia CMOS integrada dispensa a utilização de uma placa de aquisição da programação de autómatos. A sua saída analógica permite até tirar as medidas das peças.

GT2
A precisão da Série GT2 deve-se à tecnologia Scale Shot System inventada pela Keyence. Esta tecnologia baseia-se num sistema de registo de imagem à escala: um diodo emite um feixe retangular através de um prisma. Este feixe é projetado numa escala de quartzo sem qualquer deformação fixada à haste. A tecnologia CMOS integrada lê a geometria do retângulo de luz transmitido em vez de assinalar apenas um ponto de luz sobre uma graduação. Graças à velocidade da haste, a uma melhor precisão (1 μm) e à repetitividade (0,1 μm), não existe qualquer risco de erro. Além disso, em caso de interrupção da corrente o zero não é perdido, trata-se de um sistema de determinação absoluta. Por fim, este sistema de deteção está equipado com uma saída analógica, podendo, assim, ser também utilizado como sensor de medição.

Da mesma forma, uma vez que a Série GT2 é a única que dispõe de uma unidade de tratamento numérico integrada, a necessidade de um mostrador e de uma placa de aquisição é eliminada, tal como a programação de uma API, normalmente processos dispendiosos e de difícil implementação.

A programação é realizada de forma muito simples. Basta colocar o sensor em posição e registar os valores de referências premindo o botão. A configuração é feita no controlador principal ou nos escravos em cima. A Keyence disponibiliza dois tipos de controladores. Um que gere um único sensor de cada vez ou um segundo que pode gerir até 11 sensores de cada vez. São reprogramados vários cálculos no sentido de detectar o conjunto dos defeitos típicos, permitindo também correlacionar os dados de vários sensores: não planaridade, defeito de ovalização, curva, diferencial de altura, torção, deformação ou espessura…

A montagem é especialmente simplificada. Basta fazer um orifício de 10 mm; em seguida, um anel permite aparafusar o sensor. Esta solução também é mais segura porque a montagem tradicional consiste em reapertar lâminas metálicas no sensor, o que implica o risco de partir a haste.

GT2

Por todos estes motivos, a implementação da Série GT2 é simples e económica.

Um rolamento de esferas linear na haste permite obter uma duração de vida útil excecional de 20 milhões de ciclos.
As áreas de detecção são de até 12 mm, 32 mm e 50 mm.

Também é disponibilizado um modelo de baixa tensão com uma mola interna. Este último reduz a força aplicada durante o contacto para evitar quaisquer danos na peça. Apresenta um contacto de 0,2 N em vez de 1 N para o modelo padrão. São disponibilizados nove terminais para se adaptarem a todas as aplicações: super resistente (tungsténio), resistente aos ataques químicos (teflon), resistente às elevadas temperaturas (cerâmica)… Este sensor apresenta uma IP67, o que permite a sua instalação em meios hostis.

Com um tempo de resposta de até 3 ms, a Série GT2 adapta-se ao controlo dimensional em vários setores da indústria: automóvel, eletrónica, metalúrgicas, vidro…

Mais informações: www.keyence.com.br/PRX

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP