www.industria-portugal.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

Na ilha de Guernsey, a gestão das águas é agora realizada sem fios com o RadioLinx da ProSoft Technology

A ilha de Guernsey é uma dependência da Coroa Britânica que se situa no Canal da Mancha, a aproximadamente 56 km da costa de França e a 129 km da costa sul de Inglaterra. A companhia das Águas de Guernsey implementou uma rede de comunicação para integrar 40 instalações numa única rede. Estas abrangem desde estações de bombagem, estações de tratamento de águas residuais até edifícios habitacionais e escritórios. A solução da ProSoft Technology é baseada na norma IEEE 802.11n e provou ser uma solução fiável, rentável e fácil de integrar.

Na ilha de Guernsey, a gestão das águas é agora realizada sem fios com o RadioLinx da ProSoft Technology
Em termos gerais, as redes sem fios oferecem várias vantagens para uma ampla gama de aplicações. Neste caso, o principal benefício foi a facilidade de interligação dos locais remotos. Este é o tipo de desafio proposto pela Águas de Guernsey, a companhia responsável pela distribuição de água potável de elevada qualidade aos habitantes da ilha (www.water.gg). Como a companhia das Águas de Guernsey pretende adicionalmente prestar um serviço de elevada qualidade ao cliente, uma rede de comunicação eficiente é o requerimento chave para tal. A ligação a locais remotos efectuava-se através de uma ligação telefónica à infra-estrutura. Assim, para um local novo não existiam linhas disponíveis. Em alternativa à instalação de uma nova linha, foi considerada a opção de utilizar a transmissão via rádio. Por isso, foram instalados dois rádios RadioLinx num local piloto para que o Grupo Boulting os testasse e avaliasse. Um ano mais tarde, valorizando a resposta positiva das equipas de engenharia, de instalação e de operação e tendo a necessidade de renovar a rede SCADA, a Águas de Guernsey decidiu implementar uma vasta rede para cobrir toda a ilha.

Em pouco tempo, os benefícios da rede sem fios tornaram-se evidentes, visto que instalar um par de rádios é muito mais rápido do que uma linha telefónica que requer trabalho de engenharia adicional como, por exemplo, valas, etc. Isto é muito importante para uma aplicação neste local (uma ilha) onde é essencial ser-se auto-suficiente para sobreviver e evitar despesas elevadas!

Para além disso, a ligação sem fios tem-se revelado de alta fiabilidade, sem perdas de transmissão e uma maior largura de banda apesar das condições atmosféricas na ilha. A tecnologia tem permitido um controlo remoto mais eficiente sobre o local remoto. A solução disponibilizada pela ProSoft Technology apresentou uma lista de benefícios que não exclui a rentabilidade: o custo de um par de rádios está dentro do limite da taxa de aluguer de uma linha telefónica fixa durante 1 ano. A sua boa qualidade e a maior velocidade da rede de comunicação também permitem um melhor serviço para o utilizador.

A melhor opção para redes sem fios de elevada capacidade
Tudo isto foi viável graças aos rádios industriais RadioLinx 802.11n da ProSoft Technology. Estes produtos de alta tecnologia oferecem um desempenho de primeira classe para redes de elevada capacidade, incluindo as que estão instaladas em locais propensos a interferências, normalmente aplicações interiores, uma vez que podem funcionar com antenas da tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output). A coexistência de várias redes é garantida através da combinação de bandas de 2.4 + 5 GHz que oferecem
3 + 19 canais que não se sobrepõem. Estes rádios também possuem uma sensibilidade e uma amplitude de sinal extremamente elevada e estão disponíveis como rádio de canal único, rádio de canal duplo Industrial Hotspot ou ainda rádio de canal único Industrial Client.

No projecto Guernsey foram instalados 19 Industrial Hotspots; 2 unidades para o projecto piloto e ainda 17 unidades para a segunda fase (misturando rádios de canal único e duplo). Algumas das características principais destes produtos são as certificações para a utilização em locais perigosos (UL1604 Classe I Div 2, ATEX Zona 2, Categoria 3), o seu âmbito de temperatura de funcionamento alargado, a resistência ao choque e a fortes vibrações, a montagem em calha DIN, o PoE (Power over Ethernet) e o modo simultâneo de ponte/repetidor/Industrial Hotspot. Todos os produtos da ProSoft Technology estão disponíveis com uma garantia de três anos e uma assistência técnica ilimitada durante todo o tempo de vida do produto.

Os rádios industriais RadioLinx são fáceis de configurar e monitorizar com a RadioLinx Wireless N Discovery Tool. Esta ferramenta de software permite visualizar a topologia da rede, atribuir endereços IP aos rádios para a configuração, monitorizar os diagnósticos de rede, actualizar o firmware do rádio e detectar qualquer rádio 802.11 na rede. A configuração automática ou manual da rede pode ser seleccionada pelo utilizador (pode ser prioritário ou fixo) com funcionalidade auto-regenerativa e redundância mestre para redes extensas e fiáveis.

O Grupo Boulting esteve envolvido neste projecto como integrador de sistemas. O Grupo é reconhecido por fornecer soluções de engenharia inovadoras para sistemas mecânicos e eléctricos e serviços para uma vasta gama de indústrias em todo o mundo desde um único aspecto de um Projecto a soluções completas prontas a utilizar.

»A tecnologia era nova tanto para o Grupo Boulting como para a Águas de Guernsey,» relembra Jonathan Green, Gestor de Automatização da Boulting Integrated Systems »mas a instalação foi um sucesso. Não só foi possível criar uma ligação num curto espaço de tempo, mas esta ligação é mais fiável e tem um melhor desempenho que as soluções de comunicação anteriores.»

»A implementação do Projecto piloto correu muito bem,» acrescenta Dave Amps, Gestor de Vendas de Automação na Routeco, distribuidor no Reino Unido da ProSoft Technology e da Rockwell Automation.

»Apoiados pelos especialistas da ProSoft Technology, a Boulting recebeu o apoio necessário desde os estudos à validação em campo e ao funcionamento. Na Routeco, sabíamos que podíamos confiar na elevada qualidade dos produtos e no apoio prestado pela ProSoft Technology, uma empresa com a qual colaboramos há mais de 20 anos.»

Sobre a companhia Águas de Guernsey
A companhia Águas de Guernsey pretende fornecer aos seus clientes serviços no sector da água focados na qualidade, fiabilidade, coerência, boa relação preço/qualidade e sustentabilidade.
www.water.gg

Sobre a Boulting
O Grupo Boulting é um grupo líder em soluções de engenharia que disponibiliza design, gestão de projectos, gestão de instalações, serviços de instalação e manutenção a algumas das maiores empresas do mundo.
Gestão de projectos, design, pré-fabricação e fabrico exterior, fornecimento, instalação, ensaios, comissionamento e manutenção de sistemas mecânicos, eléctricos, de controlo e de instrumentação: o Grupo fornece soluções inovadoras de engenharia para sistemas mecânicos e eléctricos e serviços sobre uma vasta gama de indústrias em todo o mundo desde um único aspecto de um projecto a soluções completas prontas a utilizar.
www.boulting.co.uk/group

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP