www.industria-portugal.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

Tecnologia ultrassónica para várias aplicações

O controlo de nível num reservatório de água é uma das aplicações clássicas para os sensores ultrassónicos. Um sensor instalado numa manga M30 pode medir alturas de quatro ou seis metros sem qualquer problema. Se a bomba for controlada através de um CLP, a instalação do sensor é limitada à montagem e instalação elétrica do sensor no controlador. O valor medido é transmitido através de IO-Link ou de uma saída analógica e processado novamente no controlador.

Tecnologia ultrassónica para várias aplicações
Imagem: Sensor ultrassónico de design F77 em miniatura

Com soluções independentes, são necessárias algumas etapas adicionais para parametrizar o sensor. Limite máximo ou mínimo, valor histerese para ativação da bomba e, possivelmente, um sistema de médias para proporcionar um valor medido mais preciso durante o enchimento, podem ser facilmente ajustados utilizando o software de parametrização. Os objetos que causam interferência, como uma escada, podem ser efetivamente suprimidos através da redução da largura do cone do som. O software de parametrização intuitiva permite adaptar o sensor a tarefas específicas.

Em alternativa, existem tarefas simples que os sensores ultrassónicos podem desempenhar com elevada fiabilidade. Um exemplo é a deteção de PBC numa máquina de montagem. O sensor tem a tarefa de detetar, com precisão, a extremidade de um PCB que se aproxime. Reentrâncias no PBC e superfícies brilhantes com cores diferentes não são um problema para os pequenos sensores ultrassónicos com design F77 em miniatura. O cone de projeção plana do sensor ignora reentrâncias e é fiável na deteção da extremidade. A simples programação da posição do PBC é suficiente para configurar o sensor para a tarefa relevante.

Duas décadas de desenvolvimento intensivo na Pepperl+Fuchs transformaram a tecnologia ultrassónica numa tecnologia fácil de utilizar em várias aplicações. Os sensores ultrassónicos podem ser adaptados de forma precisa a tarefas e condições específicas utilizando ferramentas de parametrização intuitiva. Para que os simples e rentáveis sensores ultrassónicos cumpram, de forma fiável, as tarefas que lhes foram atribuídas, apenas é necessário programar a distância operacional.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP