www.industria-portugal.com
LEROY-SOMER

Dyneo+, a nova gama de motores de muito alta eficiência energética

Nidec Leroy-Somer anuncia a sua nova gama Dyneo+ de motores síncronos de relutância assistida por ímanes permanentes sem terras raras, otimizado para a velocidade variável e nível de eficiência energética IE5. Aliando as performances da tecnologia síncrono ímanes permanentes à fiabilidade e simplicidade da utilização dos motores de indução, os motores Dyneo+ são concebidos para satisfazer as necessidades mais exigentes das aplicações industriais e oferecendo ainda opções para a digitalização.

Dyneo+, a nova gama de motores de muito alta eficiência energética
Com 15 anos de experiência e mais de 3 GW de instalados, Nidec Leroy-Somer é considerada um dos líderes no fabrico de soluções de motores síncronos e de variadores de velocidade de alta eficácia energética.
Consolidada nesta enorme experiência, Nidec Leroy-Somer criou Dyneo+, uma nova gama de motores síncronos de relutância assistidos com ímanes permanentes de rendimento Super Premium, que conjugam os benefícios das tecnologias assíncronas e síncronas por ímanes e proporcionando ainda avanços significativos em termos de soluções de acionamento inteligentes.

Eficiência energética de primeiro nível
Com um rendimento superior a IE5 ultrapassando os valores mais elevados das normas CEI 600034-30-2 e Nema Super Premium / Ultra Premium, Dyneo+ permite atingir níveis de poupança de energia muito significativos no uso real durante o ciclo de trabalho, com velocidade e carga variáveis. Como consequência, esta nova gama proporciona um custo total de propriedade (TOC) mais baixo do mercado.


Dyneo+, a nova gama de motores de muito alta eficiência energética

O motor síncrono Dyneo+ foi desenvolvido em conjunto com as gamas de variadores Nidec Leroy-Somer, Powerdrive F300 e o novo Powerdrive MD Smart. Perfeitamente adaptado para otimizar a performance do Dyneo+, esta última geração de variadores de grande potência é equipada com uma nova HMI e uma ligação Bluetooth segura de forma a enriquecer a experiência do utilizador e beneficiar em pleno das funcionalidades da nova aplicação Systemiz.

Funcionamento simples e rápido graças à digitalização
Para os seus motores Dyneo+, Nidec Leroy-Somer concebeu Systemiz, uma aplicação interativa única no género, que propõe uma variedade de serviços digitais de forma a facilitar a troca de informação entre os sistemas e desencadear ações subsequentes.

Para além de disponibilizar de imediato toda a documentação do produto, permite de forma simples e intuitiva aceder, através do código QR da placa sinalética, às características do motor para uma rápida parametrização. Graças ao novo e totalmente configurável módulo Powerdrive MD Smart Interface, é agora possível programar a manutenção preditiva com a ajuda da nova geração de alarmes personalizados e instrumentação de diagnóstico.

A configuração interativa e a rapidez de instalação oferecem um ganho considerável de custos para o utilizador, o que constitui uma grande vantagem.

Performances de binário e velocidade
Esta nova gama concebida para a velocidade variável, proporciona performances de utilização otimizadas, para um funcionamento com ou sem sensor de posição

Proporcionando um controlo preciso da velocidade e binário, o conjunto motor variador Dyneo+ garante um binário constante entre velocidades muito amplas, sem desclassificação ou necessidade de ventilação forçada. Permite também, de forma muito eficaz, ser uma solução para as aplicações que requerem binário a alta velocidade. As performances do binário de arranque em malha aberta, evitam a instalação de um encoder.

Fiabilidade e simplicidade
Nidec Leroy-Somer desenvolveu a gama Dyneo+ tendo por base a plataforma mecânica dos seus motores de indução IMfinity®, reconhecidos pela sua robustez e fiabilidade. A utilização dos já comprovados componentes confere a estes novos motores uma grande solidez de design e uma longa vida útil. Entre outras, estas escolhas de construção incluem rolamentos adaptados à velocidade variável e dimensionados para suportar esforços importantes sobre o veio, bobinagem com um isolamento reforçado, rotor com ímanes sem terras raras com baixo aquecimento e excelente proteção térmica através de sondas CTP e PT100 montadas de série.

Dyneo+ foi concebido a pensar numa instalação rápida, uma parametrização simples e uma manutenção fácil. Este motor, equipado com uma caixa de bornes de grande dimensão que facilita a cablagem, monta-se e desmonta-se de forma simples tal como um motor assíncrono.
Com a sua tecnologia de rotor de baixas perdas, Dyneo+ reduz os custos de manutenção, em particular, no alargamento da periodicidade de lubrificação.

Grande capacidade de adaptação
Desde 11 até 430 kW e para velocidades até 6000 rpm, a gama contempla duas variantes que abrangem todos os tipos de configuração:

- Uma versão 100 % permutável com um motor normalizado CEI que se integra facilmente nas máquinas, aplicações e sistemas, sem nenhuma alteração do conceito existente;

- Uma versão extremamente compacta, com um dos melhores rácios potência/peso do mercado, que visa minorar os constrangimentos de espaço e otimizar o consumo de energia.

Dyneo+, a nova gama de motores de muito alta eficiência energética
Em complemento à versão IP55 com cárter de alumínio (série LSHRM) e à versão de aço IP23 (série PLSHRM), Dyneo+ apresenta agora também uma versão em ferro fundido (série FLSHRM) próprio para ambientes agressivos ou aplicações sujeitas a stress mecânico.

Estas vantagens fazem do Dyneo+ uma gama particularmente polivalente em perfeita sintonia com as exigências do mercado da refrigeração, compressão, bombagem, ventilação, extrusão, trituradores, etc…Dyneo+ adapta-se às aplicações de processo, aliando os atuais imperativos energéticos às necessidades de produtividade.

www.leroy-somer.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP