www.industria-portugal.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.

A manutenção das pontes rolantes é "mais simples" na fábrica da KIA Motors graças à solução sem fios da ProSoft Technology.

A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.
Elegante e luxuoso são duas palavras que podem ser utilizadas para descrever o novo SUV KIA Sportage de 2013. Por outro lado, os adjetivos que melhor caracterizam o KIA cee´d são desportivo mas económico, sendo que os modelos a gasóleo apresentam um consumo de combustível inferior a 4 litros/100km, ou seja, uma economia de combustível superior a 60 MPG.

No entanto, antes de qualquer um destes novos, brilhantes e reluzentes automóveis ser colocado em exposição no seu concessionário, é, tal como qualquer outro automóvel que circule na estrada, submetido a uma série de processos na sua fábrica de origem.

A fábrica da KIA Motors na Eslováquia, que fabrica os modelos cee´d, KIA Venga e Sportage, decidiu implementar soluções industriais sem fios nas suas operações de prensagem automóvel para melhorar ainda mais a segurança dos colaboradores da sua fábrica. As pontes rolantes transferem matrizes de prensagem para as linhas de prensagem principais. É aqui que peças como, por exemplo, portas, guarda-lamas e capôs são fabricadas.

"Foi necessário ligar as pontes rolantes a uma rede para que fosse possível aceder ao PLC a partir de qualquer computador de manutenção na oficina de prensagem automóvel", refere Tomas Potocar, engenheiro na KIA Motors.

O objetivo do projeto foi estabelecer a comunicação entre a sala de manutenção e os controladores Allen-Bradley ControlLogix.

Antes de a fábrica passar a utilizar rádios industriais 802.11n da ProSoft Technology, a manutenção das pontes rolantes era um processo enfadonho.

"As pontes rolantes eram dispositivos independentes que não possuíam nenhuma ligação aos computadores utilizados pelo departamento de manutenção", referiu Tomas Potocar.

Por este motivo, os engenheiros tinham de subir 14 metros de degraus ou utilizar uma escada para aceder ao controlador da ponte rolante para o ligar diretamente a um processador e realizar o diagnóstico do sistema.

"Os técnicos de manutenção só conseguiam aceder ao armário da ponte rolante em 10 minutos caso esta se encontrasse na posição inicial, próximo do degrau. Agora é possível aceder imediatamente a partir da sala de manutenção", referiu Josef Nekvinda, engenheiro da Rockwell Automation. É agora possível aceder em qualquer altura às pontes rolantes a partir do computador de manutenção através da solução sem fios da ProSoft Technology. Consequentemente, é possível reduzir bastante os tempos de paragem.

A solução sem fios da ProSoft Technology apresenta um rádio 802.11n em cada uma das 5 pontes rolantes, bem como um na sala de manutenção.

Tomas Potocar e a sua equipa estiveram na Universidade da Rockwell Automation em Podbanske, na Eslováquia, onde lhes foram transmitidas informações acerca do portefólio da ProSoft Technology.

"Iniciou-se um debate acerca das necessidades da KIA Motors logo após a apresentação do portefólio", mencionou Tomas Potocar. Ao escolher soluções sem fios da ProSoft Technology, a KIA Motors teve como objetivo assegurar a existência de uma ligação constante e fiável entre o PLC e a antena do computador de manutenção.

"Já tinha recebido todas as informações necessárias e apercebi-me de que a ProSoft Technology sabia quais eram as ferramentas de que necessitávamos", referiu Tomas Potocar. "A instalação foi bastante simples".

A implementação de uma solução sem fios demorou muito menos tempo a executar do que uma potencial solução com fios.

A KIA Motors está satisfeita com a solução. "Esta solução ajuda-nos a realizar o diagnóstico das pontes rolantes e a monitorizar os sinais durante a produção a partir de um local seguro."

A gama 802.11n Industrial Hotspot da ProSoft Technology proporciona à KIA Motors uma implementação de rede sem fios de elevada fiabilidade. Estes rádios encontram-se otimizados para um desempenho robusto a nível industrial e para a fácil implementação no local.
Além disso, estes rádios suportam o padrão IEEE 802.11n e a tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output - várias entradas, várias saídas), elementos fundamentais em instalações industriais. As características destes rádios incluem um débito elevado de dados, certificações de localização perigosa (Classe I Div 2 UL, Zona 2 ATEX), amplitude térmica de funcionamento alargada, elevada resistência ao impacto/vibração, montagem em calhas DIN, Power-Over-Ethernet...

Para obter mais informações visite o nosso website www.prosoft-technology.com

Imagem 1: Imagens do KIA Sportage e do KIA Sportwagon
A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.
Imagens do KIA cee´d e do KIA cee´d GT
A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.
A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.
A KIA Motors utiliza uma solução sem fios da ProSoft Technology para monitorizar pontes rolantes.
IImagens de pontes rolantes e armário.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP