www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

Produtora de champanhe Veuve Clicquot escolhe PcVue para supervisionar seus tanques

A produtora de champanhe da melhor qualidade, reconhecida mundialmente, Veuve Clicquot, utiliza funcionalidades instrumentadas e automatizadas. Graças ao PcVue, dispõe agora de um sistema inteligente que supervisiona a fermentação em seus 400 tanques.

Produtora de champanhe Veuve Clicquot escolhe PcVue para supervisionar seus tanques
O champanhe Veuve Clicquot é armazenado em 400 tanques de fermentação.

A Veuve Clicquot é uma produtora de champanhe francesa conhecida em todo o mundo. Fundada em 1772, esta prestigiada produtora é agora subsidiária da LVMH. Como é óbvio, sua reputação não foi obra do acaso. A empresa não compromete a qualidade e o seu lema é "Apenas uma qualidade – a melhor!" Para garantir que obtém sempre o champanhe da melhor qualidade, também tem de conseguir supervisionar de perto seus sistemas de produção.

Por esse motivo, no final de 2012, a Veuve Clicquot remodelou seu sistema de supervisão de cubas de fermentação. A cuba de fermentação é o local onde a produtora fabrica seu vinho a partir das uvas colhidas e prensadas. A supervisão dos tanques, onde ocorre a fermentação alcoólica e malolática, é essencial. Porém, o software utilizado pela Veuve Clicquot tinha atingido o fim do seu ciclo de vida e a versão já não fornecia suporte. Era por isso necessário substituir o seu sistema de supervisão com 10 anos de idade por uma solução mais recente e com um melhor desempenho. "Precisamos de substituir o sistema por uma solução duradoura que tenha suporte por muitos anos", afirmou Franck Berruyer, engenheiro de vendas na Arc Informatique, a empresa responsável pelo sistema de supervisão PcVue instalado na Veuve Clicquot. "Para além de vários fatores técnicos, escolhemos o pacote de software PcVue 10 devido à relação de confiança que mantemos com a Arc Informatique e porque o custo das licenças está economicamente em linha com as necessidades da Veuve Clicquot", afirma Stéphane Fournier, gestor da SF2I, a empresa que desenvolveu e integrou o sistema de supervisão. Outra vantagem do PcVue é que tem o mesmo HMI que o software anterior, o que significa que os operadores conseguiram utilizar o PcVue de imediato. Para além disso, Guy Jendryka, gestor do departamento de eletricidade, automação e informática industrial na Veuve Clicquot, reitera que uma das vantagens do PcVue é a sua facilidade de ajustar e programar. "Com o sistema anterior, tínhamos de ser especialistas em TI para conseguirmos atualizar o software. O PcVue é muito mais fácil de modificar conforme necessário."

A arquitetura de programação baseia-se em objetos do PcVue e é, em grande medida, facilitada pelo design do software de supervisão. Uma vez que as cubas de fermentação da Veuve Clicquot contam com 400 tanques de vários tipos e volumes (50 hl a 725 hl), os programadores tiveram que utilizar modelos para reduzir a programação e, desse modo, os tempos de manutenção. Dependendo do seu tipo, os tanques são equipados com um máximo de três sensores de controle da temperatura e válvulas automáticas ou manuais. O aplicativo gerencia cerca de 40 variáveis por tanque em um total de 16 000! "A arquitetura de programação com objetos economiza tempo e simplifica as operações. Depois de criado o modelo para a dúzia de modelos de tanques existentes, foi apenas uma questão de instanciar os objetos e gerar automaticamente as variáveis de comunicação", explica o Sr. Fournier.

Com a sua arquitetura virtual, o PcVue é instalado em uma sala segura, com ar condicionado e filtros, protegida da umidade. A capacidade de manutenção e portabilidade do aplicativo para novas máquinas é assim simplificada. O fato de, em um ambiente virtualizado deste tipo, o software ser dissociado do hardware implica que os tempos de reinstalação e colocação em funcionamento em caso de avaria são consideravelmente reduzidos.

Produtora de champanhe Veuve Clicquot escolhe PcVue para supervisionar seus tanques

Os operadores controlam o software de supervisão PcVue a partir de uma tela tátil de 42 polegadas instalada na entrada das cubas de fermentação.

Cinco clientes com base na Internet permitem que os gerenciadores das cubas visualizem o sistema de supervisão e selecionem as suas definições a partir do seu próprio PC. Os operadores também podem monitorar e controlar o software através de uma tela tátil de 42 polegadas instalada na sala de entrada e visível para todos os visitantes. O software comunica com os controladores de lógica programável (CLPs) através de uma rede Modbus TCP/IP ao mesmo tempo que é utilizada uma ligação de VPN (rede privada virtual) para recolher informação dos tanques nas outras cubas de fermentação da produtora. Existem catorze módulos de fermentação instalados na cuba principal em Reims e outros quatro situados em várias localidades na região das vinhas de Champagne a distâncias de 30 a 200 km da cuba principal! O VPN poupa muito tempo. "Ter a capacidade de supervisionar todas as cubas de fermentação a partir de um único lugar elimina a necessidade de dirigir para cada uma das cubas. O sistema de supervisão emite um alerta se surgir algum problema grave de controle da temperatura", explica Stéphane Fournier.

O Sr. Jendryka pode agora monitorar todos os tanques a partir do PC instalado na sua secretária. "O supervisor da PcVue tornou nossos tanques de fermentação inteligentes. Conseguimos monitorar todos os aspetos do controle da temperatura em um único lugar."

Encorajado por esta experiência positiva, as equipas técnicas da Veuve Clicquot perceberam rapidamente como o PcVue poderia ser utilizado em outras funções. Não só supervisiona a fermentação do vinho nos tanques, como também monitora a produção de frio durante a estabilização fria após a mistura final.

O PcVue não controla estas operações: simplesmente, é utilizado para ver as suas definições e arquivar, registrar e acompanhar as temperaturas, avarias e outros dados. Também é utilizado para monitorar os efluentes em duas estações de tratamento – gere os níveis de ácidos e hidróxidos de sódio, controla o pH e os valores dos caudais (relatório de controle semanal para a Dreal, a Direção-geral para o meio ambiente, planejamento urbanístico e alojamento) – e para enviar mensagens de e-mail aos gerentes quando os níveis estiverem baixos demais. Mas não é tudo! O PcVue está sendo implementado em outras áreas das operações da Veuve Clicquot. Até o final do ano, estará em execução nas linhas de engarrafamento (colocação das cápsulas em alumínio e rótulos nas garrafas antes do envio). "Vamos utilizá-lo em particular para obter ordens de produção do SAP e produzir ID a laser para afixação na garrafa e no rótulo traseiro", afirma o Sr. Jendryka.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP