www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Os Ixxat Smart Grid Gateways possibilitam a ligação de sensores de Wi-Fi e IO a redes de energia

A HMS Networks está a expandir a série Ixxat® SG-gateway para a ligação em rede de componentes de energia. Duas novas versões multi IO permitem que os sensores IO tradicionais assim como os sensores ou dispositivos nas redes Wi-Fi se liguem a sistemas de energia através dos protocolos IEC 61850 e IEC 60870. Os utilizadores beneficiam de acesso direto e ininterrupto aos dados do sensor a partir da sala de controlo, assim como funcionalidades de IIoT para fins de monitorização, manutenção e previsão.

Os Ixxat Smart Grid Gateways possibilitam a ligação de sensores de Wi-Fi e IO a redes de energia

Permite o controlo digital de energia
A digitalização da tecnologia da energia é fundamental para dominar os desafios futuros do fornecimento de energia sustentável. Com os Ixxat SG-gateways, os fabricantes de dispositivos, os integradores de sistemas, os fornecedores de energia e os operadores de redes obtêm informações de estado imediatas na sala de controlo através do acesso direto aos dados da unidade de várias fontes, possibilitando a operação eficiente do sistema, reações rápidas às perturbações da rede, assim como monitorização e manutenção remotas de dispositivos e sistemas. Os Ixxat SG-gateways compactos são especialmente adequados para a readaptação posterior de unidades e para a digitalização de subestações, e são utilizados em muitas áreas da automação de energia, como em centrais elétricas e por grandes consumidores de energia.

Uma solução tudo em um como toda a conectividade necessária

Graças ao grande número de interfaces e protocolos suportados, os Ixxat SG-gateways fazem com que deixe de ser necessário instalar vários gateways separados, como gateways fieldbus, gateways sensores, gateways IoT e firewalls. Os dois novos SG-gateways integram funcionalidades de Multi IO e Wi-Fi (WLAN de acordo com IEEE 802.11 a/b/g/n), além do suporte existente para IEC 61850, IEC 60870, EtherNet/IP, PROFINET, MQTT e 4G. Desta forma, os sensores tradicionais e sem fios podem ser facilmente ligados às salas de controlo e sistemas de nuvem. Além de RS232/485 e Ethernet, estão disponíveis oito entradas/saídas digitais (24 V CC) e oito entradas analógicas (0-20 mA ou 0-10 V) para ligação direta aos sensores, tudo comutável através de software.
Exemplos de aplicações: monitorização da temperatura de linhas de alta tensão através de Wi-Fi utilizando Modbus TCP, medição de pressão e densidade de líquidos de refrigeração com Modbus RTU, e medição de temperatura ambiente ou humidade em edifícios com IO digital ou analógica.

Acesso eficiente e seguro a todos os dados
Os dados adquiridos dos sensores, fieldbuses e protocolos de energia são disponibilizados através do SG-gateway nas aplicações de sala de controlo, em SCADA e podem também ser integrados no sistema de nuvem da escolha do utilizador. Para utilização direta num sistema e protocolo alvo, os dados podem ser pré-processados pelo SG-gateway com o WEBPLC integrado. A segurança dos dados é garantida através de uma firewall local e a gestão de acessos através de transmissão de dados encriptados. Consoante o protocolo utilizado, pode ser realizada tanto com openVPN ou TLS 1.3.

Saiba mais sobre os Ixxat SG-gateways em www.ixxat.com/energy


Os Ixxat Smart Grid Gateways possibilitam a ligação de sensores de Wi-Fi e IO a redes de energia

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP