www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Comunicação em rede abre as portas a novas oportunidades para joysticks industriais

Atualmente, elevar uma viga de aço, mover um contentor ou controlar uma grua não exige muita força bruta. Pelo contrário, o que é necessário é destreza e um joystick. A Kristianstads Lyftdon AB, na Suécia, tem uma longa experiência na produção de soluções ergonómicas para as cabinas de operador onde são controladas gruas e operações industriais. Com a ajuda da tecnologia Anybus da HMS, o seu novo joystick pode ser usado em aplicações industriais através de PROFINET.

Comunicação em rede abre as portas a novas oportunidades para joysticks industriais
A Kristianstads Lyftdon AB, ou KLAB, é uma empresa especialista em equipamento de elevação e cadeiras de condutor ergonómicos para aplicações industriais. A empresa desenvolve e fabrica cabinas de operador para as gruas de grandes dimensões usadas na indústria do aço, centrais de aquecimento, estações de tratamento de resíduos, etc. Com um foco na ergonomia, a empresa fabrica tudo o que é necessário numa cabina de operador, sendo o componente operacional mais importante o próprio mecanismo de direção, o joystick, que o operador usa para controlar a máquina.

"Fabricamos joysticks desde o início, em 1978, e sabemos bem o que o setor necessita", diz Sven Holmer, proprietário e presidente da KLAB. E acrescenta, "Quando desenvolvemos o nosso mais recente joystick, queríamos que tivesse comunicação bus. Anteriormente, estas soluções tinham frequentemente ligação por fios. Uma vez que a indústria está a avançar cada vem mais no sentido da comunicação por Ethernet e vários dos nossos principais clientes encontram-se na Europa central, pretendíamos que o joystick comunicasse principalmente através da rede PROFINET."

Qualquer rede
O parceiro tecnológico da KLAB recomendou a utilização do Anybus CompactCom da HMS para permitir que o joystick comunicasse através de PROFINET. Tal como o nome sugere, Anybus permite que o joystick comunique através de qualquer rede – fieldbus ou Ethernet industrial. É possível mudar facilmente para outro Anybus CompactCom e assim comunicar através de outras redes como EtherNet/IP, EtherCAT, Modbus-TCP ou CC-Link IE Field. Isto abre as portas à oportunidade de comercializar o joystick em novos mercados noutras partes do mundo.

"Começámos com a PROFINET, mas claro que também vemos novas oportunidades, agora que o joystick pode comunicar através de outras redes industriais noutros mercados", diz Sven Holmer da KLAB.

Qualquer formato
O Anybus CompactCom também é flexível em termos de formato. Os utilizadores podem escolher integrar um chip que contém todo o software necessário ou um componente chamado Brick, que inclui hardware e software para montagem numa placa de circuito impresso. Uma terceira alternativa é um Módulo CompactCom completo, que é simplesmente ligado ao produto final.

A KLAB optou pela solução com Brick – Anybus CompactCom B40 – que se revelou perfeitamente adequada para o joystick em termos de tamanho, funcionalidade e preço.

Servidor Web integrado permite a disponibilização de dados
Outra enorme vantagem da solução Anybus é o facto de possuir um servidor Web integrado que permite à KLAB armazenar dados do joystick, tanto para controlo, como para análise. Isto significa que a KLAB e os seus clientes obtêm uma perspetiva importante da forma como o joystick é usado pelos operadores. Isto permite aperfeiçoar e melhorar o produto para diferentes aplicações. O servidor Web também permite aceder e configurar a solução a partir de qualquer local.

Implementação simples
Sven Holmer descreve a implementação da tecnologia Anybus como relativamente fácil – Da ideia ao produto concluído e a funcionar em cerca de um ano. "Podíamos decididamente tê-lo feito mais rapidamente, mas temos muito trabalho e muitas vezes os projetos de desenvolvimento como este têm que esperar um pouco", diz Sven Holmer. "No entanto, não nos deparámos com grandes dificuldades e com o apoio da HMS, a solução de comunicação foi implementada sem problemas."


Comunicação em rede abre as portas a novas oportunidades para joysticks industriais

O joystick da KLAB pode ser integrado em qualquer cabina de operador. Com o Anybus CompactCom implementado, pode comunicar através de PROFINET (e qualquer outra rede), o que aumenta o potencial mercado.



Comunicação em rede abre as portas a novas oportunidades para joysticks industriais

Sob o joystick vemos o Anybus CompactCom B40 para PROFINET (integrado na parte inferior).



Comunicação em rede abre as portas a novas oportunidades para joysticks industriais

"Vemos novas oportunidades, agora que o joystick pode comunicar através de outras redes industriais noutros mercados", diz Sven Holmer, proprietário e presidente da KLAB.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP