www.industria-portugal.com
Watson Marlow

As bombas sinusoidais Certa tornam o transporte de materiais de alta viscosidade para impressão 3D uma tarefa fácil

Os materiais líquidos de fotopolimerização são utilizados em muitos processos de impressão 3D na indústria da tecnologia médica, particularmente na odontologia. No entanto, o processamento e fornecimento destes complexos materiais compostos e altamente viscosos representa um desafio considerável para a tecnologia de bombas. A empresa DMG Dental-Material GmbH, com sede em Hamburgo, Alemanha, confia na bomba sinusoidal Certa fabricada pela MasoSine, uma divisão do grupo Watson-Marlow Fluid Technology Group (WMFTG). Esta bomba inovadora, de alto desempenho e de deslocamento positivo não só protege os materiais de alta viscosidade e fornece-os de forma eficaz, como também garante uma limpeza e manutenção simples.



Vasta gama de materiais de impressão 3D

A DMG Dental-Material Gesellschaft mbH é um fabricante líder de materiais dentários de alta qualidade com presença em mais de 90 países. Um dos campos de especialização é a investigação e o desenvolvimento de materiais e produtos inovadores. Em 2017, a DMG introduziu a gama LuxaPrint de resinas líquidas fotopolimerizáveis para impressão 3D dental, abrangendo muitos campos de aplicação em próteses digitais aditivas, desde moldes dentários individuais de impressão até talas oclusais.



As bombas sinusoidais Certa tornam o transporte de materiais de alta viscosidade para impressão 3D uma tarefa fácil

A gama LuxaPrint tem uma grande variedade de usos diferentes em prótese digital aditiva, desde dentários individuais de impressão até talas oclusais (© DMG)



A gama de resinas LuxaPrint é fornecida em diferentes tamanhos para facilidade de manuseamento e, até recentemente, eram utilizadas bombas doseadoras para manusear quantidades menores. Contudo, era necessário um método alternativo para encher garrafas maiores e para aumentar a capacidade de distribuição. Uma nova estação de enchimento com a bomba sinusoidal MasoSine Certa da WMFTG foi concebida tendo isto em conta. Esta bomba permite também a distribuição de materiais de impressão 3D à medida que são fornecidos, um passo fundamental para evitar a separação das peças do componente.

Manuseamento de alta viscosidade com baixo cisalhamento

Com viscosidades de material até 10 000 mPas, a bomba tem de aplicar níveis de sucção suficientemente elevados. A transferência do produto tão cuidadosamente quanto possível é de particular importância, pois picos de pulsação drásticos poderiam reduzir a precisão da válvula de enchimento e, assim, levar a um carregamento lento ou a um sobreenchimento dispendioso. Os produtos são também particularmente sensíveis, em alguns casos produtos médicos de Classe IIa, pelo que é importante protegê-los de forças de cisalhamento fortes durante o processo de bombeamento.

Por este motivo, a DMG selecionou a bomba sinusoidal Certa, uma bomba inovadora de deslocamento positivo com um rotor sinusoidal no seu cerne. Esta conceção simples mas eficaz permite o transporte suave do meio e torna as bombas sinusoidais particularmente adequadas para utilização com viscosidades elevadas de até oito milhões de mPas.

Facilita as mudanças frequentes de produtos

A mesma estação gere diferentes produtos LuxaPrint, pelo que a bomba também tinha de ser capaz de lidar com mudanças frequentes de produto e de assegurar uma limpeza e manutenção rápidas e fáceis. A escolha óbvia foi utilizar, novamente, a Watson-Marlow, uma vez que a DMG já utilizava outros produtos WMFTG para manusear volumes menores. Denis Cwiklinski, engenheiro de vendas biofarmacêuticas da Watson-Marlow GmbH, recomendou a realização de testes utilizando uma bomba sinusoidal MasoSine Certa 100.

A bomba sinusoidal Certa é a referência em termos de higiene de bombas de deslocamento positivo. Tem uma ampla certificação EHEDG EL Classe I Aseptic e 3A e pode ser limpa rápida e facilmente através de processos de limpeza no local (CIP) e esterilização no local (SIP). As bombas sinusoidais têm muitas vantagens sobre outros tipos de bombas, como por exemplo as bombas de pistão rotativo, quando se trata de desmontagem e limpeza manuais.

Uma bomba sinusoidal tem apenas um rotor, um eixo e uma junta, pelo que o número de peças em contacto com o produto é minimizado. Pode, portanto, ser desmontada e limpa muito mais fácil e rapidamente. Além disso, esta conceção utiliza muito menos energia do que outras bombas de deslocamento positivo similares. Estas bombas podem ser utilizadas em processos asséticos, pois são herméticas perante bactérias e não requerem qualquer ligação de vapor adicional. As bombas Certa são autoferrantes e fornecem orientações de porta de autodescarga, se necessário.


As bombas sinusoidais Certa tornam o transporte de materiais de alta viscosidade para impressão 3D uma tarefa fácil

Karsten Lamott, técnico de produção da DMG (esquerda) e Denis Cwiklinski, engenheiro de vendas biofarmacêuticas da Watson-Marlow Ltd



Funcionalidade fiável baseada em provas

Ao realizar testes exaustivos, a DMG foi capaz de observar, em primeira mão, as capacidades da bomba sinusoidal.

"Durante o período de teste ficámos realmente impressionados com o princípio sinusoidal", afirma Karsten Lamott, técnico de produção. A aspiração de 0,85 bar gerada pela bomba não só é mais do que suficiente para processar meios de alta viscosidade, como também transporta os meios com a fiabilidade de que a DMG necessitava. "As forças de cisalhamento geradas são extraordinariamente baixas e as pulsações são praticamente indetetáveis. O resultado é que conseguimos máxima precisão na válvula de enchimento".

Crescer com a Watson-Marlow

Graças à Certa, a DMG está agora totalmente preparada para manusear volumes de produção crescentes e, se necessário, volumes de enchimento ainda maiores para as suas soluções inovadoras de impressão 3D LuxaPrint. As bombas sinusoidais estão disponíveis em diferentes tamanhos com caudais até 255 000 l/h com uma pressão máxima de 15 bar.

"Já realizámos testes bem sucedidos com volumes de enchimento mais elevados. Graças à extensa certificação das bombas sinusoidais Certa, ao seu excelente desempenho e eficiência energética, à sua facilidade de manuseamento e às opções de reequipamento de elementos de refrigeração ou aquecimento para gerir meios termicamente sensíveis, podemos ter a certeza de que a nossa estação de enchimento estará preparada para o futuro durante muitos anos", comenta entusiasmado Karsten Lamott.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP