www.industria-portugal.com
norelem

Segurança garantida: os componentes críticos que garantem a segurança da produção em linhas de montagem

A capacidade de produção tem aumentado ao longo dos anos, colocando mais tensão nos componentes-chave, o que pode levar a períodos de inatividade inesperados e até representar perigo para os trabalhadores.

Por esse motivo, é crucial que os engenheiros e os responsáveis pelo funcionamento seguro e eficiente das linhas de produção especifiquem e instalem componentes que possam evitar interrupções das linhas de montagem e garantir a segurança de todo o sistema, independentemente do aumento da capacidade de produção.

Quando se trata de garantir a segurança num ambiente de produção em constante mudança, pode ser difícil saber por onde começar, por isso, Marcus Schneck, CEO da norelem, analisa as várias peças, fixações e acessórios que evitam os períodos de inatividade e mantêm a segurança do funcionamento das linhas de montagem:


Segurança garantida: os componentes críticos que garantem a segurança da produção em linhas de montagem

O panorama global de produção está sob uma pressão crescente para produzir mais e mais rapidamente, dando prioridade à segurança e reduzindo os resíduos. As mudanças necessárias para satisfazer estes requisitos cada vez mais exigentes podem alterar consideravelmente o ambiente de produção, introduzindo cargas mais elevadas, velocidades mais rápidas, a produção de mais calor, um maior risco de avaria das máquinas e de acidentes.

Para além da manutenção regular de sistemas e máquinas essenciais, a instalação de componentes específicos para segurança é também uma forma popular de manter uma fábrica segura e totalmente operacional à medida que a procura aumenta e atualmente o mercado está repleto de componentes de segurança concebidos para ajudar as linhas de produção a lidar com a pressão crescente dos ambientes de produção modernos. Com tantos fatores a considerar, pode ser difícil saber por onde começar e é por esse motivo que compensa considerar a importância de colocar a segurança em primeiro lugar.

Dar prioridade à segurança
Quer esteja a especificar uma nova linha de produção ou a analisar o desempenho de uma já existente, manter a segurança em primeiro lugar não só protegerá os seus trabalhadores, como garantirá que a sua linha de produção está a funcionar de forma que irá maximizar a capacidade de produção em condições cada vez mais exigentes.

Ao especificar e instalar diversos componentes específicos de segurança adicionais, é até possível reduzir o desperdício, melhorar o desempenho e aumentar as margens de lucro e a satisfação do cliente.

Onde começar com componentes críticos para a segurança
Há muitas áreas em unidades de produção que podem beneficiar de componentes específicos de segurança atualizados. Abaixo apresentamos apenas algumas mudanças simples que podem constituir uma base sólida para especificar componentes específicos de segurança como predefinição, independentemente das dimensões ou do tipo de unidade de produção.

Melhoria da tecnologia de transporte
Os olhais de suspensão e ganchos com trava de segurança são dois componentes em que uma especificação cuidadosa pode realmente melhorar a segurança na unidade de produção. Estas são apenas pequenas mudanças rápidas e fáceis de instalar com o mínimo de períodos de inatividade.

Os olhais de suspensão da norelem, por exemplo, oferecem uma capacidade de carga de até 13.500 kg com um fator de segurança de 5x e as cintas de elevação eslingas redondas da norelem oferecem um fator de segurança líder de mercado de 7x para a sua capacidade de carga máxima, bem como resistência aos raios UV e baixa absorção de humidade, tornando-os ideais para ambientes mais complexos ou rigorosos.

Ao mudar os ganchos e olhais de suspensão para outros que ofereçam fatores de segurança mais elevados, os sistemas de transporte de produtos ou materiais não só se tornam mais seguros, como também podem lidar com mudanças no volume ou tipo de produção.


Segurança garantida: os componentes críticos que garantem a segurança da produção em linhas de montagem

Atualização da eletromecânica das máquinas
Outro excelente ponto de partida é a instalação de interruptores de segurança magnéticos e codificados por RFID nas portas de segurança, tampas e escotilhas de máquinas. Estes dispositivos de instalação fácil permitem a monitorização das máquinas quanto a potenciais acidentes e podem interromper o funcionamento das máquinas se a porta for aberta.

Botões de paragem de emergência instalados posteriormente são outra solução ideal para melhorar a segurança de uma linha de produção de forma rápida e económica, à medida que a pressão de produção aumenta e o ambiente se torna mais difícil de controlar.

Indicadores de posição para segurança e qualidade da produção
Para muitos ambientes de produção, o aumento da pressão para produzir mais, em menos tempo e com o mínimo de desperdício significa posicionar materiais ou componentes de modo perfeito sobre, ou dentro de, uma máquina à primeira. Os indicadores de posição podem ajudar os operadores recém recrutados a aperfeiçoar a utilização da máquina, bem como ajudar o pessoal experiente a trabalhar sob restrições de tempo mais apertadas para minimizar o desperdício e potenciais danos na máquina, posicionando os materiais corretamente para um processamento perfeito.

A norelem oferece uma gama de indicadores de posição adequados para diferentes aplicações, incluindo opções resistentes a óleos e solventes e resistentes a temperaturas de até 80 °C.

Principais considerações ao especificar componentes de segurança
Ao escolher os componentes de segurança que irão melhorar o desempenho e garantir a segurança dos operadores das máquinas, há uma série de aspetos-chave a considerar.

Seleção do material
Certifique-se de que seleciona componentes construídos com materiais que possam suportar o ambiente de produção a que se destinam. Dependendo da aplicação, será necessário verificar coisas como resistência térmica, requisitos de corrosão e taxas de absorção de humidade.

Regulamentos, normas e certificados
Mantenha-se informado sobre os regulamentos, normas e certificados de segurança relevantes para a sua aplicação, requisitos de segurança e região geográfica. Certifique-se de que especifica produtos de fabricantes respeitáveis que possam satisfazer e, de preferência, superar essas expectativas - no fim de contas, a segurança dos operadores das máquinas não é algo que deva ser considerado de ânimo leve.

Considerar margens de segurança durante a especificação
Ao considerar margens de segurança o mais cedo possível durante a especificação, os engenheiros podem estar mais seguros de que garantem um desempenho otimizado e seguro. Para apoio nesta tarefa, escolha um parceiro de produção que ofereça assistência técnica e disponha de especialistas na área que possam recomendar melhorias durante as primeiras fases de design, ou mais tarde, pós-instalação.

As pressões na produção moderna irão certamente aumentar ainda mais nos próximos anos, tornando vital que os engenheiros e responsáveis pela tomada de decisões avaliem continuamente o ambiente em mudança em que trabalham. Mudar, adaptar e adicionar componentes de segurança para garantir a continuidade tanto na segurança como no desempenho das máquinas ajudará as fábricas a prosperar e os trabalhadores a crescer à medida que a procura aumenta.

Para mais informações sobre o portefólio de produtos da norelem, www.norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP