www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

HMS apresenta soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias

A HMS Networks está a apresentar várias soluções de comunicação para o mercado de baterias em rápida expansão. Os Sistemas de armazenamento de energia em baterias (Battery Energy Storage Systems – BESS) exigem capacidades de comunicação para ligação a baterias e componentes periféricos, comunicação com a rede elétrica, monitorizar sistemas remotamente e muito mais.

HMS apresenta soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias

Os Sistemas de armazenamento de energia em baterias podem ser um dos segredos para solucionar a crise energética e tornar o mundo mais sustentável. Uma vez que não estão sempre disponíveis fontes de energia verde, como as energias eólica e solar, parques de baterias de grandes dimensões podem permitir armazenar a energia para ser utilizada quando está menos sol ou vento.

Os BESS precisam de comunicar
O Sistemas de armazenamento de energia em baterias são compostos por células de bateria combinadas em pilhas que depois podem ser combinadas em contentores que, por sua vez, podem compor parques de baterias do tamanho de vários campos de futebol. Os sistemas podem usar baterias novas ou recicladas e combinar muitos componentes diferentes. No entanto, estes parques de baterias de grandes dimensões precisam de amplas capacidades de comunicação para funcionar. A HMS apresenta agora um pacote abrangente de soluções de comunicação criadas para esta área de aplicação.

Prevenção de erros e ligação em rede de dispositivos baseados em CAN
Uma vez que o mercado das baterias tem sido liderado pelo setor automóvel, CAN é o padrão de comunicação preferido para muitos sistemas. Aqui, a HMS oferece um amplo portefólio se soluções de comunicação através da marca Ixxat – para ligação de PC, ligações em rede, extensão de linhas, isolamento galvânico, etc.

No que se refere a ligações em rede, a proteção é crucial, tanto contra fontes externas (como queda de raios), como contra problemas relacionados com o sistema (ruído AC/DC). A proteção de dispositivos é essencial para evitar danos.


HMS apresenta soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias

Produtos Ixxat da HMS para ligação em rede de dispositivos baseados em CAN e proteção de dispositivos.

Gateways para ligação em rede
Os Sistemas de armazenamento de energia em baterias combinam frequentemente diversos equipamentos diferentes de vários setores numa única aplicação – baterias, sistemas de gestão de edifícios, CLP, centrais de deteção de incêndios ou unidades de ar condicionado. Para combinar diferentes equipamentos, é necessário interligar vários protocolos e padrões de rede. CAN, Modbus, BACnet, KNX e outros protocolos podem ser facilmente ligados através de gateways inteligentes da HMS, que gerem a importantíssima troca de dados, permitindo simultaneamente um controlo centralizado.

Adicionalmente, estes gateways conseguem seletivamente filtrar, mapear e, se necessário, manipular os dados de forma a efetuar a melhor troca de dados possível.


HMS apresenta soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias

Os gateways para ligação em rede da HMS são ideais para utilização em BESS.

Conectividade com a nuvem/sistemas SCADA e acesso remoto
Também é necessária uma ligação em rede inteligente para estabelecer ligação a soluções na nuvem ou sistemas SCADA. Essa ligação pode ser efetuada usando gateways SG (Smart Grid) da HMS, que suportam protocolos fieldbus industriais e de energia, bem como protocolos necessários para conectividade com a nuvem.

Os gateways SG permitem controlo centralizado e acesso remoto para manutenção preditiva, criação de registos ou visualização de dados usando a solução i4SCADA® da WEBfactory®, uma empresa detida pela HMS. Os gateways SG também oferecem robustas funcionalidades de cibersegurança, como firewall, OpenVPN®, encriptação TLS e gestão de utilizadores. Estas medidas são indispensáveis para a proteção contra ciberataques.


HMS apresenta soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias

Os gateways SG da Ixxat® gerem a comunicação entre protocolos industriais e de energia, enquanto o i4SCADA da WEBfactory permite uma visualização de dados altamente adaptável.

 

"Constatamos um rápido crescimento na procura de soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias à medida que a sociedade se volta para fontes de energia mais sustentáveis, como as energias eólicas e solar", declara Alexander Hess, Diretor Geral da Unidade de Negócio Ixxat da HMS. "É necessária comunicação para que os sistemas BESS funcionem e a HMS oferece um vasto portefólio de soluções de comunicação industrial para resolver os problemas de comunicação que ocorrem nestes sistemas."

Saiba mais nesta TechTalk da HMS

Mais informações sobre soluções de comunicação para Sistemas de armazenamento de energia em baterias: www.ixxat.com/bess

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP