www.industria-portugal.com
norelem

Como os componentes normalizados da norelem se integram nos processos digitais e promovem o futuro da indústria de produção

A integração crescente de processos digitais no setor da produção é uma das principais revoluções a que a indústria está a assistir. Marcus Schneck, CEO da norelem, aborda como os dados e os componentes normalizados são essenciais para a digitalização e a transformação do setor da produção.

Como os componentes normalizados da norelem se integram nos processos digitais e promovem o futuro da indústria de produção

No últimos anos, assistimos a enormes mudanças na forma como os dados e processos digitais são usados do setor da produção, desde a utilização de dados CAD à utilização de robótica para a realização de tarefas cruciais de produção, mas o digital também está nos detalhes. Com a utilização cada vez mais significativa de componentes normalizados na engenharia e produção comuns, os avanços em componentes inteligentes desempenham um papel fundamental no que se refere a garantir que as tecnologias digitais possam ser aproveitadas de forma eficiente. É através destes avanços e da integração de componentes normalizados em processos digitais que veremos melhorias no design e no desenvolvimento, bem como na minimização dos períodos de inatividade e do tempo dedicado a trabalhos de manutenção.

Os próprios componentes normalizados estão a tornar-se mais digitalizados, o que significa que os engenheiros e fabricantes podem criar processos ideais logo desde o início. Por exemplo, isto pode ser visto com componentes normalizados que conseguem fornecer consultas de estado ou apresentar forças de fixação num ecrã quando necessário.

À medida que os componentes normalizados forem sendo alvo de novos desenvolvimentos, os engenheiros terão mais oportunidades de otimização e continuarão a desempenhar um papel fundamental nos processos de engenharia digital. Assim, é imperativo que seja possível integrar bem estes produtos em sistemas de dados existentes, para que os engenheiros e fabricantes possam selecionar os produtos mais adequados para os seus projetos.


Como os componentes normalizados da norelem se integram nos processos digitais e promovem o futuro da indústria de produção

Conceção de componentes normalizados com a integração digital em mente
Determinados componentes normalizados podem ser concebidos para serem integrados em processos digitais mais facilmente do que outros, mas particularmente os componentes idealmente adequados para integração digital incluem aqueles que suportam posicionamento, movimento e medição. Um exemplo seria o Indicador de Posição com interface IO-Link eletrónica da norelem. Este produto é utilizado para verificar ajustes de formato para reduzir eficazmente os tempos de configuração e aumentar a eficiência das máquinas. Adicionalmente, é facilmente integrado em sistemas tecnológicos inteligentes porque dispõe de uma interface padrão. Também é altamente versátil e pode ser utilizado em diversos tipos diferentes de aplicações, por exemplo, em fresadoras ou no setor do embalamento. De facto, um dos argumentos de venda exclusivos dos componentes normalizados da norelem são as suas interfaces padrão, que permitem uma integração simples em processos digitais.

Outros exemplos de componentes normalizados facilmente integráveis em processos digitais seriam os motores de passo, as chaves de segurança, os interruptores de posição e os posicionadores com mola com sensores de estado da norelem.

Os motores de passo da norelem possuem um controlo de posicionamento integrado, o que significa que podem ser programados através de software. Dessa forma, os clientes podem controlar a velocidade e a duração do motor, bem como outras características programáveis. Foram concebidos para utilização em áreas onde é necessário que algo se mova sem intervenção humana. Assim, depois de programados, os motores podem funcionar de forma autónoma, o que, por sua vez, reduz os períodos de inatividade e protege os trabalhadores.

As chaves de segurança magnéticas, por outro lado, foram concebidas para utilização em portas de segurança, tampas de segurança e escotilhas. As chaves de segurança funcionam sem contacto através de um sistema com codificação magnética, não sendo necessário contacto humano. Os componentes eletrónicos estão localizados numa carcaça totalmente encapsulada. Dependendo da versão, o respetivo estado é indicado através de um LED. A abertura do dispositivo de segurança resulta automaticamente num encerramento seguro do sistema, o que, mais uma vez, protege os trabalhadores.

Os interruptores de posição da norelem são utilizados para monitorizar a posição de portas de segurança com dobradiças, escotilhas de proteção e capôs. O dispositivo de proteção é monitorizado diretamente na dobradiça. Para as versões com configuração universal, o ângulo de ativação é livremente ajustável ao longo de toda a amplitude de funcionamento. Um elemento de auxílio à instalação garante o alinhamento rápido com portas e postes. Estes interruptores têm aplicações em múltiplos setores, por exemplo, na construção de máquinas especiais.

Um último exemplo seriam os posicionadores com mola da norelem, que utilizam sensores de estado. Um sinal de controlo elétrico pode ser enviado através do interruptor final integrado, o que significa que os clientes podem controlar processos mecânicos simples e posicionar com precisão as peças de trabalho em utilização.


Como os componentes normalizados da norelem se integram nos processos digitais e promovem o futuro da indústria de produção

Produção preparada para o futuro
O setor da produção deve ter capacidade para se adaptar a diversas condições de trabalho. Apesar da existência de tecnologia que permite o controlo remoto das máquinas, o aspeto da manutenção no setor da produção é muito difícil de gerir.

Na maioria dos casos, a manutenção é determinada por inspeção visual e os locais remotos não permitem este tipo de inspeção. A inexistência de um procedimento de manutenção remoto juntamente com trabalho remoto pode constituir uma ameaça, tal como o desgaste dos componentes até um ponto em que a reparação já não é possível e falhas inesperadas das máquinas.

A solução para isto é a integração de processos digitais nos componentes das máquinas para permitir aos engenheiros de manutenção diagnosticar problemas e resolvê-los remotamente.

É possível adicionar, por exemplo, sensores ao equipamento para detetar parâmetros físicos, como vibrações e aquecimento. Em vez de exigir múltiplas visitas ao local, esta abordagem elimina a necessidade de longos e tediosos testes de diagnóstico. Tendo os dados certos à mão, é possível encomendar os componentes normalizados o mais rapidamente possível para a reparação de máquinas.

Disponibilização dos sistemas corretos
Uma vez que componentes inteligentes como estes estão a tornar-se mais comuns no setor da produção, constituindo até mais uma exigência para a inovação e o crescimento, a norelem encara isso como uma responsabilidade fundamental para apoiar os clientes e fabricantes no processo de compra. O THE BIG GREEN BOOK, a equipa técnica de vendas e a plataforma de compras online da norelem foram concebidos para disponibilizar aos fabricantes e clientes os dados e o apoio necessários para ajudar a informar as suas decisões de compra.

Ao fornecer uma gama completa de produtos aos engenheiros mecânicos, a norelem esforça-se por fornecer os melhores componentes mecânicos e os componentes elétricos correspondentes que ajudarão nas suas aplicações digitais para futuros sistemas de produção. Para consultar a gama de produtos completa da norelem, visite: www.norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP