www.industria-portugal.com
norelem

Construir um futuro seguro e eficiente para o setor de produção de alimentos e bebidas: o papel dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem

Num mundo pós-pandemia, estamos conscientes da higiene como nunca antes. Um dos setores que defende a higiene é o da produção de alimentos e bebidas e atualmente é mais importante do que nunca manter esse foco renovado na higiene. Nesta edição, Marcus Schneck, CEO da norelem, analisa a forma como a gama de produtos de Hygienic DESIGN da norelem oferece vários benefícios aos produtores de alimentos e bebidas.

Construir um futuro seguro e eficiente para o setor de produção de alimentos e bebidas: o papel dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem

Nos últimos dois anos verificou-se um novo foco renovado na saúde das pessoas, sendo um dos resultados o aumento do rigor no que se refere aos regulamentos aplicáveis ao setor da produção de alimentos e bebidas. Devido a esses regulamentos mais rigorosos, todos os aspetos associados à produção de alimentos e bebidas estão a ser escrutinados de forma muito mais apertada - desde as melhores práticas em Saúde e Segurança, à implementação de materiais de melhor qualidade.

Embora estes regulamentos tornem certamente tudo mais seguro para os consumidores, na prática, a adaptação a estes regulamentos pode ser um desafio para os produtores, tanto em termos de execução, como em termos de custos. Para alguns produtores, a substituição simultânea de muitos elementos de um sistema de produção parece uma tarefa complicada pois os componentes feitos à medida são dispendiosos e o respetivo processo de encomenda e entrega pode demorar muito tempo. É aqui que os componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem constituem uma solução vantajosa.


Construir um futuro seguro e eficiente para o setor de produção de alimentos e bebidas: o papel dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem

Os benefícios dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN
Ter a capacidade de respeitar as normas de segurança aplicáveis ao setor da produção de alimentos e bebidas é imperativo para o seu sucesso. Com a crescente necessidade de produção de alimentos e bebidas, ter a capacidade de disponibilizar e promover a inovação no que se refere às normas de segurança deste setor é um dos principais benefícios dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN.

Os componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem, como os produtos em aço inoxidável de qualidade A4, conseguem garantir os mais elevados padrões de higiene, aumentando simultaneamente a eficiência de produção. Os componentes apresentam uma vida útil mais longa graças aos materiais utilizados na sua conceção. Adicionalmente, os produtos foram desenvolvidos com raios, transições, biséis e superfícies especiais concebidos para evitar o humedecimento - sendo, por isso, fáceis de limpar, se é que precisam de ser limpos. Graças à redução dos períodos de inatividade e do tempo necessário para trabalhos de manutenção proporcionada pelos produtos, o setor da produção de alimentos e bebidas conseguirá operar de forma mais eficiente no futuro.

Adicionalmente, os componentes normalizados de Hygienic DESIGN garantem o mínimo de contaminação por microrganismos nocivos que causam doenças ou degradam a qualidade dos produtos, bem como por alergénios, nas linhas de produção - e agora, mais do que nunca, é essencial que as normas de segurança sejam cumpridas, especialmente com a necessidade crescente de produção de alimentos e com o foco renovado do mundo na saúde e segurança. Todas estas especificações dos produtos visam reduzir o tempo necessário para trabalhos de manutenção e proporcionar um espaço de produção mais limpo e mais seguro, garantindo uma vida útil prolongada das máquinas em geral.

Além da redução do tempo necessário para trabalhos de manutenção e dos períodos de inatividade, que resulta em produtos mais económicos, a resposta a estes regulamentos, por sua vez, está a tornar o setor de produção de alimentos e bebidas mais seguro. Por exemplo, através da utilização de plásticos detetáveis visualmente, é possível identificar mais rapidamente alimentos contaminados. Além disso, a contaminação de alimento pode ser evitada na origem.


Construir um futuro seguro e eficiente para o setor de produção de alimentos e bebidas: o papel dos componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem

Onde e quando devem ser implementados produtos de Hygienic DESIGN?
As diretrizes mais rigorosas aplicáveis à produção de alimentos, bem como os benefícios intrínsecos dos produtos, aumentaram a procura de produtos de Hygienic DESIGN junto dos fabricantes. Além de implementarem componentes normalizados clássicos como alavancas de aperto ou pinos de retenção, os fabricantes já estão a implementar produtos de Hygienic DESIGN como parafusos, porcas e pés niveladores para conectar peças de máquinas entre si. À medida que as diretrizes se toram mais rigorosas, serão necessárias mudanças na tecnologia, e é por esse motivo que a norelem está a trabalhar continuamente para expandir a gama de produtos de Hygienic DESIGN nos próximos anos.

Porque é que os fabricantes adoram componentes normalizados?

Os benefícios da utilização de componentes normalizados ao invés de componentes feitos à medida na produção de alimentos e bebidas são inúmeros. O que provavelmente será mais apelativo para os fabricantes é a redução de custos e do tempo dedicado ao design. Um sistema feito à medida é evidentemente desenvolvido mediante pedido e implica um custo elevado, ao passo que o stock de componentes normalizados é elevado e estes têm prazos de entrega curtos. Adicionalmente, os componentes normalizados apresentam funções garantidas e um número combinado de propriedades de design especiais, como raios e superfícies. Mas, sem dúvida, o maior benefício é o facto de ser possível trocar de forma rápida e fácil os componentes normalizados em caso de necessidade de reparação, enquanto um sistema feito à medida teria que ser encomendado novamente e as respetivas operações teriam que ser interrompidas.

Quando se trata de conceber e escolher produtos de Hygienic DESIGN, os engenheiros e fabricantes têm que ter em consideração as diretrizes atuais e também eventuais influências externas, como contacto com materiais agressivos ou as temperatura suportadas pelos produtos.

Os componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem desempenham um papel fundamental no cumprimento das normas de segurança aplicáveis ao setor da produção de alimentos e bebidas. Estes componentes tornam o setor mais eficiente através da redução dos períodos de inatividade e do tempo necessário para trabalhos de manutenção e mais sustentável através da sua vida útil prolongada. As operações de produção estão a ser alvo de uma pressão nunca antes vista, pelo que atuar como pioneira e promotora do futuro do setor da produção de alimentos e bebidas através da inovação de produtos é um papel que a norelem tem um enorme orgulho em desempenhar.

Toda a gama de produtos de Hygienic DESIGN pode ser encontrada na edição de 2022 do catálogo THE BIG GREEN BOOK da norelem

Se pretender obter mais informações sobre os componentes normalizados de Hygienic DESIGN da norelem, visite www.norelem.pt.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP