www.industria-portugal.com
Carrier

A Carrier celebra o 100.º aniversário da invenção, pelo seu fundador, da tecnologia de chillers centrífugos que mudou a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos

MONTLUEL, FRANÇA , 27 de junho de 2022 — No serão do dia 22 de maio de 1922, 300 pessoas foram convidadas por Willis Haviland Carrier para se dirigirem a uma caldeiraria em Newark, Nova Jérsia, para uma refeição gratuita e um combate de boxe, seguidos da revelação da primeira tecnologia de chillers centrífugos. Hoje, a Carrier celebra o 100.º aniversário da invenção da máquina de arrefecimento centrífuga que, de diversas formas, tornou possível o mundo moderno. A Carrier pertence à Carrier Global Corporation (NYSE: CARR), fornecedor global líder de soluções saudáveis, seguras, sustentáveis e inteligentes para edifícios e cadeias de frio.

A Carrier celebra o 100.º aniversário da invenção, pelo seu fundador, da tecnologia de chillers centrífugos que mudou a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos
"A inovadora criação de Carrier abriu as portas ao ar condicionado de conforto em grande escala, melhorando, simultaneamente, a eficácia do arrefecimento de processos", afirmou Gaurang Pandya, Presidente da Commercial HVAC, Carrier. "Todos os dias, trabalhamos sobre esse legado, inovando para criar o que há-de vir, para nos anteciparmos à evolução das necessidades, libertarmos o poder da tecnologia digital, operarmos com mais inteligência com a IoT e ajudarmos os clientes a implementarem soluções de AVAC comerciais perfeitamente alinhadas com os seus objetivos empresariais."

A visão de Carrier de combinar um compressor de refrigeração centrífugo com uma carcaça, um novo tipo de condensador e um chiller num chassi melhorou o arrefecimento de processos em fábricas em todo o mundo. Após a primeira instalação de três chillers centrífugos numa fábrica de chocolate em Filadélfia, em 1923, a inovação de Carrier cedo levou o arrefecimento de processos a fabricantes de raiom na Índia e a fábricas de foguetes no México.

Em 1924, Carrier concretizou o seu sonho de arrefecimento de conforto quando os proprietários de um grande armazém de Detroit adicionaram chillers centrífugos. A tecnologia centrífuga forneceu, fiável e economicamente, ar de conforto ao público dos teatros, lojas, restaurantes, centros desportivos, navios, hospitais e edifícios de escritórios.

Uma década mais tarde, a refrigeração centrífuga tinha levado ar processado a mais de 200 indústrias. A produção de alimentos e bebidas tornou-se mais segura, os hospitais ficaram mais confortáveis e higiénicos e tornaram-se possíveis novos medicamentos essenciais, como a penicilina.

Ao proporcionar uma temperatura e humidade precisas, a tecnologia de chillers centrífugos suportou a infraestrutura da moderna era digital, incluindo sistemas eletrónicos de todos os tipos, chips semicondutores, centros de dados e robótica. Estas novas invenções e tecnologias não teriam existido sem ela.

Embora a física fundamental da tecnologia centrífuga não se tenha alterado ao longo de um século, os engenheiros da Carrier nunca deixaram de impulsionar novos avanços na tecnologia de chillers centrífugos. Hoje, o chiller arrefecido a água AquaEdge® 19DV da Carrier proporciona uma eficiência energética de classe mundial, com as suas opções singulares de arrefecimento gratuito e recuperação de calor, que reforçam as poupanças de energia total graças ao uso de um fluido frigorigéneo com um potencial de aquecimento global ultra baixo. O chiller arrefecido a água AquaEdge 19MV oferece uma vasta gama de funcionamento numa máquina de tamanho fortemente reduzido para substituir chillers mais antigos. Ambas as máquinas estão equipadas com a singular tecnologia de compressor "back-to-back" de duas fases EquiDrive™, para reduzir drasticamente o consumo de energia.

Desde sistemas aplicados com capacidade digital e controlos conectados a ofertas focadas nos processos empresariais, sistemas residenciais eficientes em grande altura ou edifícios saudáveis com sistemas de automação e soluções de sustentabilidade, a tecnologia AVAC da Carrier continua a moldar o futuro. Para conhecer melhor a história do chiller centrífugo, aceda a carrier.com/100.


A Carrier celebra o 100.º aniversário da invenção, pelo seu fundador, da tecnologia de chillers centrífugos que mudou a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos
Willis Carrier em 1950, com o primeiro chiller centrífugo construído e que se manteve em funcionamento durante 27 anos na Onondaga Pottery Company, em Siracusa, Nova Iorque. A Carrier Corporation recuperou a unidade para a entregar ao Instituto Smithsonian, em Washington, D.C., onde permanece até hoje.

www.carrier.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP