Testes da Teledyne FLIR e da VSI Labs demonstram como a visão térmica ajuda os fabricantes de veículos a cumprir as normas de segurança federais de AEB noturna
Um sistema de PAEB de visão térmica de fusão superou o desempenho de sistemas de AEB de última geração existentes durante testes em conformidade com os requisitos da FMVSS n.º 127, que entrarão em vigor em 2029.
GOLETA, Califórnia
– A OEM Teledyne FLIR, parte da Teledyne Technologies Incorporated (NYSE: TDY), em colaboração com a VSI Labs, publicou hoje resultados de testes realizados utilizando os novos cenários de teste da Federal Motor Vehicle Safety Standard (Norma Federal de Segurança de Veículos Motorizados – FMVSS) n.º 127 relativa a travagem de emergência automática para peões (PAEB). O veículo de investigação da VSI Labs, que incluía a mais recente câmara térmica de travagem de emergência automática (AEB) da OEM Teledyne FLIR, passou com êxito em todos os testes, ao passo que três novos veículos de 2024 falharam em dois ou mais cenários de teste noturnos.
A FMVSS n.º 127 exige a inclusão de sistemas PAEB em todos os veículos de passageiros e camiões ligeiros com um peso bruto igual ou inferior a 4500 kg até setembro de 2029. O novo regulamento exige que os sistemas PAEB detetem peões em várias condições de iluminação e a velocidades mais elevadas. Isto é especialmente essencial, uma vez que as mortes de peões em acidentes de viação continuam a registar máximos históricos, particularmente à noite, quando 77,7% das mortes de peões ocorreram em 2022.
A National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança Rodoviária – NHTSA) demonstrou, através de testes realizados no ano passado, que é possível cumprir os requisitos da norma FMVSS n.º 127. O mais leve e mais pequeno veículo dos cinco veículos comercialmente disponíveis (COTS) testados pela agência, o Toyota Corolla Hybrid XLE de 2023 passou em todos os testes de PAEB à velocidade máxima exigida. Os outros quatro veículos COTS testados pela NHTSA falharam em um ou mais dos testes noturnos com faróis médios (luzes de cruzamento) o que sugere que o aumento da velocidade e do peso do veículo, combinados com a diminuição da visibilidade, desafiam os conjuntos de sensores de AEB existentes.
A VSI Labs testou o desempenho de um sistema de PAEB térmico de fusão num veículo de investigação Ford Fusion híbrido e três sistemas de PAEB em COTS de 2024 de última geração. O conjunto de sensores de AEB térmicos de fusão incluía a mais recente câmara térmica automóvel de infravermelhos de onda longa (LWIR) da Teledyne FLIR, um radar HD automóvel e uma câmara visível automóvel. Os três veículos COTS de 2024 usam uma combinação de radar(es) e/ou câmara(s) visível(is) e não incluem uma câmara térmica.
Os resultados dos testes revelaram:
• Desempenho diurno dos sistemas de PAEB: tanto o sistema de PAEB térmico de fusão como o sistema PAEB dos COTS passaram em todos os testes diurnos.
• Desempenho noturno dos sistemas de PAEB: apenas o sistema de PAEB térmico de fusão passou em todos os testes noturnos, demonstrando capacidades de deteção superiores independentes do desempenho dos faróis.
• Manequins para testes de peões (PTM) térmicos ativos: Os PTM termicamente ativos aquecidos disponíveis no mercado fornecem uma representação realista da assinatura térmica humana e são recomendados para futuros protocolos de testes de PAEB utilizando câmaras térmicas.
"Com a capacidade de ver através da escuridão, sombras, luminosidade dos faróis e do sol, fumo e a maioria do nevoeiro, bem como a sua capacidade única de detetar vida selvagem na estrada, os OEM devem considerar a integração de câmaras térmicas como um método rentável para cumprir os requisitos da FMVSS n.º 127 para aumentar a segurança dos veículos e peões no mundo real", disse Mike Walters, Vice-Presidente, Gestão de Produtos, OEM Teledyne FLIR. "Com a capacidade de ver muito além do alcance dos faróis, as câmaras térmicas fornecem avisos avançados que aumentam as distâncias de travagem, melhoram o desempenho da deteção e dos falsos positivos e aumentam o conforto e a segurança durante a desaceleração."
"Os testes da VSI Labs mostraram que os três veículos COTS falharam em pelo menos dois ou mais cenários de teste à noite, indicando que será um desafio cumprir a norma usando os atuais sistemas de PAEB de última geração em veículos de todos os tamanhos e pesos", disse Phil Magney, fundador da VSI Labs. "Além disso, os casos extremos do mundo real são potencialmente mais desafiantes, enfatizando o valor das câmaras térmicas automóveis para o desempenho dos sistemas de PAEB em termos de verdadeiros positivos e falsos positivos. Os testes da VSI mostram que a tecnologia de câmaras térmicas existe para ajudar os fabricantes de automóveis a cumprir os requisitos da FMVSS n.º 127 até 2029 e para tornar as estradas mais seguras para os peões."
A VSI realizou todos os testes no American Center for Mobility (Centro Americano para a Mobilidade – ACM) em Ypsilanti, no Michigan, nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, durante o dia e à noite. Foi utilizado um manequim adulto para testes de peões (APTM) termicamente ativo (aquecido) COTS, produzido pela 4activeSystems, para fornecer uma assinatura térmica representativa de um humano adulto.
Para rever todos os detalhes dos testes e o relatório de resultados, visite https://www.flir.com/oem/adas/fmvss-no-127-PAEB-test-report/
Para obter mais informações sobre o programa ADAS da Teledyne FLIR, visite https://www.flir.com/oem/adas/.