www.industria-portugal.com
Westermo Teleindustri AB

Distribuição de gás e energia em Amsterdã

A Alliander é uma companhia de energia holandesa que serve mais de 2.5 milhões de clientes particulares e empresariais nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha. A subsidiária Liandon da Alliander escolheu os extensores Ethernet DDW-221 e DDW-100 da Westermo fazer parte do regulamento, monitoramento em tempo real, e alarmes e sistema de medição de fluxo da rede de distribuição de energia e gás de Amsterdã. No total a Alliander instalou 6 unidades do DDW-221s e 280 unidades do DDW-100s para atualizar seu sistema de distribuição de gás em um moderno sistema SCADA de comunicação, monitoração e controle.

Distribuição de gás e energia em Amsterdã
A Alliander (antiga Nuon) é um dos maiores fornecedores de energia dos Países Baixos com 2,5 milhões de clientes nos Países Baixos e Bélgica. Gera e distribui eletricidade (20TWh anualmente, verde e cinza), como também gás para a maior parte do mercado industrial e doméstico holandês. Um das divisões da Alliander é a Liandon (antiga Nuon Tecno). As divisões de gerenciamento de projeto e de engenharia foram contratadas para fornecer um sistema de telemetria para a rede de gás em Amsterdã.

Amsterdã tem um grande número grande de subestações de gás onde a Alliander pode regular a rede de distribuição de gás para a capital holandês. Porém, havia uma exigência para não só regular, mas também monitorar em utilização em tempo real, alarmes e medição de fluxo. Com esta informação a Alliander pode entregar melhores serviços aos seus clientes e reduzir custos. Para a unidade de telemetria remota a Alliander escolheu um novo RTU, o D05 da Datawatt Telecontrol Systems que utiliza o protocolo de comunicação Ethernet baseado na norma IEC 60870-5-104. Utilizar cabeamento em fibra óptica para as comunicações Ethernet teria sido a escolha lógica porque muitas das ligações Ethernet excederiam o máximo 100 m (328 ft) da gama para cabo UTP. A fibra seria, porém, muito cara e quase impossível de instalar em pouco tempo e em uma cidade sobrecarregada.

A solução era simples; “faça uso do cabeamento de cobre existente que já existe na própria rede de cabos para sinalização e telecomunicações. Depois de alguns testes bem-sucedidos com o DDW-100 da Westermo e nossas prévias experiências usando a família de modem Westermo, a Alliander escolheu usar os Extensores Ethernet da Westermo, distribuídos nos Países Baixos através da companhia MODELEC”, declarou Rens Dekker, Engenheiro Sênior na Liandon. As especificações fundamentais eram o isolamento galvânico, a temperatura estendida e o desempenho da linha DSL. Os testes foram feitos acima de 17 km (10.6 mi). A Alliander está usando um anel do DDW-221s para formar um anel central e redundante. A partir desse anel central são usadas 140 linhas de comunicação ponto-a-ponto para conectar locais remotos (subestações de gás). Cada link ponto-a-ponto consiste de dois DDW-100s para estender o link Ethernet até um máximo de 12 km (7.5 mi). No total a Alliander instalou seis unidades do DDW-221s e 280 unidades do DDW-100s para atualizar seu sistema de distribuição de gás em um moderno sistema SCADA de comunicação, monitoração e controle.

Para mais informação:
Bengt ANDERSSON, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP