www.industria-portugal.com
Kennametal

Produto recordista

Na competição pela máxima remoção de cavaco, a mais recente fresa helicoidal da Kennametal está em primeiro lugar.

Produto recordista
Imagine colocar uma ferramenta de desbaste em um bloco de titânio Ti-6Al-4V e remover mais de 1000 cm3 (61 polegadas cúbicas) de cavaco em apenas um minuto. Se você tivesse presenciado um teste da mais recente fresa helicoidal HARVI Ultra 8X da Kennametal, teria visto exatamente isto. Usando profundidades de corte axial de 95 mm (3,74 pol.) e radial de 20 mm (0,78 pol.) e uma velocidade de avanço de 423 mm/min (16,65 pol./min), a fresa HARVI Ultra 8X com Ø80 mm (3,15 pol.)  desbastou esta difícil superliga aeroespacial durante quase três minutos seguidos sem hesitar.

Máximo de entusiasmo
Tim Marshall, Gerente Global Sênior de produtos para Fresamento Indexável, testou a fresa HARVI Ultra 8X em vários clientes, testando seus limites desde aço inoxidável 15-5 PH até ferro fundido e Aermet 100 (aço de alta resistência) e obtendo resultados fantásticos com todos estes materiais. 
 
"A Kennametal desenvolveu a fresa HARVI Ultra 8X para satisfazer duas necessidades distintas", informa Marshall. "A primeira veio da indústria aeroespacial, que, graças ao elevado número de aeronaves sendo construídas atualmente, exige as mais elevadas taxas de remoção de material possíveis, más sempre garantindo excelentes vidas úteis para as ferramentas. Simultaneamente, os construtores e operadores de máquinas estão precisando de ferramentas capazes de suportar velocidades de corte superiores más que gerem forças de usinagem inferiores de maneira a reduzir o desgaste dos componentes das máquinas durante condições de corte extremas. A nova fresa HARVI Ultra 8X faz isso mesmo e muito mais."
 
Independentemente dos enormes volumes de cavacos, você certamente quer em sua usinagem ferramentas com capacidade para trabalhar durante muito mais do que três minutos. Marshall concorda e informa que a fresa HARVI Ultra 8X foi desenvolvida para remover 328 cm3 (20 polegadas cúbicas) de titânio Ti-6Al-4V por minuto, atingindo 60 minutos de vida útil por aresta de corte. Para isso, a Kennametal combinou várias tecnologias inovadoras nesta solução de ferramentas de corte altamente sofisticada:
- Uma pastilha de face dupla, porém de corte positivo que oferece o menor custo possível por aresta e reduz simultaneamente o consumo de potência em até 50%.
 
- Graças a um revestimento exclusivo AlTiN+TiN PVD que oferece uma resistência robusta à fadiga térmica, as ferramentas da classe KCSM40 de elevado desempenho da Kennametal apresentam uma vida útil muito maior do que soluções da concorrência. 
 
- O corpo da fresa HARVI Ultra 8X é construído a partir de um aço de qualidade superior à de soluções da concorrência para maiores dureza e rigidez com forças de corte elevadas. 
 
- Adicionalmente, uma fixação BTF46 (flange com piloto cônico) oferece o máximo de resistência à deflexão em comparação com adaptadores porta-fresa convencionais. 
 
- O design helicoidal variável da fresa HARVI Ultra 8X elimina a ressonância que resultam em vibração, aumentando ainda mais a vida útil das ferramentas, a qualidade das peças e o rendimento. 
 
O que revela um nome?
Esse último ponto é particularmente importante. A geometria helicoidal variável reduz consideravelmente a vibração prejudicial para o acabamento. Usando insertos de 12 e 10 mm também ajuda, pois seus tamanhos menores significam mais insertos no corpo da fresa, mais insertos em contato na peça de trabalho e mais insertos para absorver os impactos  do fresamento nas máquinas das indústrias.
 
Más a fresa HARVI Ultra 8X tem ainda mais truques na manga. Bicos de refrigeração disponíveis na ferramenta direcionam o fluido de corte para onde é mais necessário. Um design dos canais otimizados e um ajuste fino do fluxo do refrigerante garante o máximo de remoção de cavacos. Parafusos M4 Torx Plus de grande dimensão para maior estabilidade dos insertos. A opção com um adaptador KM4X confere maior estabilidade a fresa. Pastilhas com arestas especialmente preparadas otimizadas para a classe KCSM40 aumentam consideravelmente a vida útil das ferramentas. Raios de cantos de 0,8 a 6,4 mm, tanto em medidas em polegadas como métricas, significam que você conseguirá usinar praticamente tudo o que desejar.
 
Além do titânio Ti-6Al-4V
"Otimizamos tudo o que diz respeito à fresa HARVI Ultra 8X", declara Marshall. " O design dos canais otimizado e um ajuste fino do fluxo do refrigerante garante o máximo de remoção de cavacos, algo extremamente necessário quando se remove essa quantidade de material. Sem isso, os cavacos se acumulam e isso pode resultar em quebras dos insertos. Nossa classe KCSM40 provou ter um dos melhores desempenhos com ligas resistentes a altas temperaturas, mas também oferecemos classes igualmente excelentes para peças de outros materiais. E oito arestas de corte por pastilha? Nenhuma outra empresa tem isso em uma fresa helicoidal."
 
Pastilhas de face dupla significam não só custos inferiores por aresta, mas também a capacidade de usar velocidades e avanços superiores aos anteriormente possíveis, reforça Marshall. E porque a fresa HARVI Ultra 8X está disponível com uma haste integrada ou com o suporte BTF46 "estupidamente forte", os operadores podem fixar a fresa ao eixo de praticamente qualquer máquina-ferramenta sem perda de rigidez. "Nós desafiamos a nossa concorrência, e por vezes até mesmo nossas próprias fresas helicoidais, e ficamos espantados com a melhoria no desempenho", declara. "Para quem procura a maior produtividade ao menor custo possível por aresta, esta é a fresa certa."
 

 
Produto recordista
                              
Pastilhas com 8 arestas de corte em uma fresa helicoidal. Nenhuma outra empresa tem isso. Pastilhas com tamanhos de IC10 e IC12 mm e 8 diferentes raios de ponta disponíveis.
Produto recordista
                                
Rígido, mais rígido, HARVI Ultra 8X. A fresa com flange BTF46 e adaptador KM4X oferece uma estabilidade inigualável.


 
Produto recordista
                                
Quer seja para fresar cavidades ou perfis, a fresa HARVI Ultra 8X remove consistentemente até 328 cm3 (20 polegadas cúbicas) de titânio por minuto, com uma hora ou mais de vida útil por aresta para os insertos.
Produto recordista

Taxas máximas de remoção de material e o máximo de flexibilidade são o que caracteriza a nova fresa HARVI Ultra 8X.        

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP