www.industria-portugal.com
REDEX

Soluções de accionamento para plataformas giratórias MSR

O MSR simplifica significativamente o sistema de transmissão mecânico da plataforma giratória. Em muitos casos, é também bastante mais económico.

Soluções de accionamento para plataformas giratórias MSR
Até agora, a solução mais convencional de accionamentos para palataformas giratórias era composta por: um accionamento principal (pinhão único) para a acção giratória e uma engrenagem de pré-carga de alimentação (pinhões duplos) para operações de moagem com accionamento do eixo C. Esta engrenagem complexa e bastante dispendiosa permite operações adicionais, tais como a moagem.

Nesta configuração, um accionamento principal garante o binário motor total que, por sua vez, é permanentemente transmitido à plataforma que suporta o eixo. Normalmente é composto por uma engrenagem recta, incluindo uma engrenagem de 2 velocidades para aumentar a gama de potência constante em conformidade com os diâmetros máx./mín. das peças de trabalho. Proporciona um elevado binário a baixas velocidades para operar aço ou ferro fundido e possibilita altas velocidades para aparar ou para cortes de acabamento.

O accionamento do eixo C garante um binário de motor total de 100% a baixas velocidades para operações de moagem. Os dois pinhões têm de ser desconectados durante a operação giratória e o accionamento principal tem de ser comutado para uma relação neutra.

A REDEX ANDANTEX apresenta uma nova solução ao mercado. Beneficia de novos sistemas de accionamento e controlo (por exemplo, Siemens CNC ou Fanuc).

O accionamento principal é composto por duas engrenagens idênticas (pinhões iguais) que partilham o binário do motor (50%-50%) durante as operações giratórias. O sistema CNC gere um binário de pré-carga do motor para anular a folga. Durante as operações de moagem, um motor encontra-se em funcionamento, estando o segundo motor a travar.

Uma vez que permite um posicionamento muito preciso, é possível a execução de tarefas adicionais no eixo C, sem qualquer dispositivo mecânico adicional.

Para esta nova solução de accionamento, a REDEX ANDANTEX desenvolveu uma solução chave na mão composta por uma engrenagem de 2 velocidades MSD combinada com a engrenagem cónica R SERIE. Este sistema integrado e compacto está pronto para ser implementado. Dependendo da disposição da máquina, o OEM pode utilizar a engrenagem cónica como opção.

Esta nova gama está disponível em 4 tamanhos, MSD35R31- MSD35R41- MSD60R41- MSD60R51 com capacidade de binário no pinhão de 2000/4000 Nm (2 x motores de 40 Kw) até 9000/18000 Nm (2 x motores de 100 Kw) com duas relações possíveis de 7.66&2 e 9.88&2.
Esta solução, combinada com a relação pinhão/anel de cerca de 10 a 15, oferece:
- Binários de plataformas giratórias de 20 0000 Nm até 270 000 Nm
- Relações globais (engrenagem + engrenagem anular) de 77/20 e 148/30

Para os novos desenvolvimentos de plataformas giratórias, esta solução é bastante mais simples e económica. Em especial, anula a necessidade de desenvolvimento de uma engrenagem complexa e dispendiosa para o eixo C.

No caso dos sistemas já existentes, também proporciona inúmeras vantagens. Uma solução com dois motores é muito menos dispendiosa e mais fácil de gerir. No caso de uma plataforma giratória de alto rendimento, que na configuração convencional funcionaria com um motor de 160 kW, o MSR utilizaria dois motores de 80 kW, que são mais comuns e menos dispendiosos, apesar do facto de serem dois. A gestão das peças sobressalentes também é bastante mais fácil de gerir com um motor mais pequeno. Além disso, não é necessário gerir o fabrico da engrenagem do eixo C com todos os seus componentes.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP