www.industria-portugal.com
EPLAN

Módulo Eplan Operational Sequence: uma melhoria em termos de documentação das sequências operacionais

O conhecimento da sequência das operações é sempre vantajoso, especialmente em matéria de concepção de máquinas e instalações e de programação dos seus sistemas de controlo. O "Eplan Operational Sequence" documenta agora o cronograma funcional de uma máquina/instalação, recorrendo a processos de descrição apropriados. É possível optar entre um diagrama funcional ou um padrão GRAFCET. Os programadores CLP apresentam a vantagem de utilizarem uma documentação comum que permite controlar as interacções de actuadores e sensores.

Módulo Eplan Operational Sequence: uma melhoria em termos de documentação das sequências operacionais
A representação clara de um cronograma funcional para máquinas e sistemas de instalações tem vindo a tornar-se cada vez mais difícil, muito por causa da uma complexidade crescente e da interacção mecatrónica de sub-elementos, apesar de se tratar de um componente indispensável para o planeamento de um sistema de comando e controlo. A Eplan apresenta a solução "Eplan Operational Sequence". A nova opção de módulo para Plataforma Eplan inclui em toda a documentação de sistemas de controlo descrições de processos de fácil compreensão. O software permite várias formas flexíveis de descrever os seguintes processos operacionais: diagramas funcionais mais frequentemente utilizados, bem como a mais recente versão de diagramas GRAFCET (Graphe Fonctionnel de Commande Etapes/Transitions). Os benefícios são claros: O programador CLP recebe atempadamente informações relativamente a actuadores e sensores necessários e à respectiva interacção operacional e linha temporal pretendida. Desta forma, proporciona tempo de pré-programação valioso para os controlos da máquina, contribuindo para um processo de engenharia mais rápido. As alterações aos planos de engenharia eléctrica e de fluidos podem então ser integrados de modo automático no processo, sendo documentos, na perfeição, à posteriori.

Basta inserir valores e já está!

A partir de agora, o navegador do dispositivo irá representar o diálogo central para a inserção de funções Eplan num diagrama de função ou GRAFCET. Não importa se a função já foi inserida no esquema ou se ainda irá ser criada como novo dispositivo. Apenas é necessário inserir no diagrama os valores para as escalas de tempo/nível, bem como a sequência do processo após a colocação. As formas necessárias estão incluídas, podendo os valores ser facilmente inseridos como macro. O único passo manual a efectuar será a sequência do processo com a ajuda de elementos gráficos, tais como linhas múltiplas. Desde o início é apresentada uma tradução automática para diferentes línguas, bem como outras funcionalidades com um nível de qualidade superior em matéria de sequências de processo.

Flexibilidade para qualquer aplicação
O módulo "Eplan Operational Sequence" será lançado com o Eplan Electric P8 2.1 no Outono de 2011. Fazendo parte do Eplan Fluid, o segundo sistema da plataforma, incluído com o escopo de entrega da versão 2.1. O facto do software para fluidos ter sido instalado como programa autónomo, ou como módulo adicional ao sistema CAE P8 não exerce qualquer influência.

Antecedentes:

Os fluxogramas operacionais são uma componente importante do processo de engenharia, sendo indispensáveis em tarefas como o planeamento de controlos de máquinas e instalações. Além disso, são muitas vezes necessários em documentações de clientes (fornecedores automóvel, por exemplo), para optimizar o tempo de ciclo do sistema como um todo. No que diz respeito aos padrões GRAFCET, os diagramas GRAFCET correspondem às representações de controlos de sequência para as quais foi desenvolvida uma linguagem de especificação de acordo com a norma DIN EN 60848. Neste caso, a representação é relativa ao funcionamento de uma máquina do ponto de vista do programador CLP, enquanto que os diagramas funcionais oferecem apenas uma visão mecânica simples. Operational Sequence.jpg: Com a introdução do "Eplan Operational Sequence" os fluxogramas podem ser exibidos claramente na forma de diagramas funcionais, ou também como diagramas GRAFCET (de acordo com a norma DIN EN 60848).

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP