www.industria-portugal.com
EPLAN

Poderosa solução de software CAE provoca aumento de produtividade

O software de engenharia assistida por computador (CAE) é o melhor amigo do desenhador, sendo uma ferramenta de eficácia comprovada no aumento da produtividade do utilizador. Libertou os engenheiros dos aspectos mais fastidiosos das suas tarefas, encurtou os tempos de realização dos projectos e melhorou a qualidade e precisão do trabalho. Os actuais programas avançados de CAE (E-CAE) eléctrica automatizaram muitas tarefas, como a numeração de fios e a etiquetagem de dispositivos. Os engenheiros actualmente completam tarefas que demoravam dias ou semanas numa pequena fração de tempo. A última geração de programas de CAE, como o EPLAN, proporcionam uma poderosa base de dados central que permite a implementação de automação adicional substancial. Esta base de dados pode conter um grande arquivo de dados recorrentes, prontos para inserção num projecto mediante um simples pressionar de uma tecla. Aos engenheiros é dada a possibilidade de converter documentação de projecto para diferentes línguas ou para normas regionais, nacionais e internacionais. Isto torna a CAE centrada em bases de dados apropriadas para colaborações entre países e transfronteiriças ou para servir uma base de clientes multinacional.

Poderosa solução de software CAE provoca aumento de produtividade
A solução CAE centrada em bases de dados EPLAN torna todas as fases de um projecto, desde a concepção à produção, mais eficientes e eficazes em termos de custos, com diversos benefícios.

Melhoria da precisão
A CAE centrada em bases de dados proporciona uma redução de erros sistemática, verificação de erros e redundância de dados. Poucos ou nenhuns erros passam para a fase de fabrico ou posterior, onde a sua reparação seria significativamente mais cara.

Mobilização de conteúdos recorrentes
O armazenamento e a reutilização de dados permite a padronização e modularização de conteúdos de produto. Isto acelera o design e o fabrico, permitindo grande economias de escala ao comprar componentes. Os benefícios da padronização são tão valiosos que algumas empresas voltam a desenhar os modelos existentes de forma a maximizar os conteúdos padrão, de modo que o desenho, fabrico e as encomendas subsequentes demorem menos tempo. Outros investem recursos consideráveis na criação de grandes arquivos de conteúdos como parte da transição para uma CAE centrada em bases de dados. O arquivo pode armazenar componentes usados frequentemente ou macros complexas de conjuntos e subconjuntos de produtos, tudo pré-validado.

Criação de eficiência
A base de dados pode ser integrada na arquitectura de TI de uma empresa, permitindo que outros departamentos monitorizem o progresso de um projecto para orçamentos mais precisos para clientes, armazenamento de componentes mais atempado e mais eficiente em termos de custos, planeamento de produção e entrega mais fiável.

Agilização da interacção com os vários intervenientes
Os ficheiros dos projectos podem ser exportados para clientes e novamente importados para acelerar as revisões e as aprovações. Podem também ser exportados para subcontratantes de forma a encurtar os tempos de entrega. Os engenheiros podem importar dados de componentes directamente a partir de catálogos de vendedor.

Criação de protótipos 3D
A união dos dados ao software de modelação 3D permite aos engenheiros criarem protótipos virtuais de forma a testarem um design antes do fabrico. A engenharia mecatrónica requer uma ligação sem falhas entre a engenharia mecânica e todas as outras áreas das engenharias.

Configurações de máquinas de processamento
As configurações automatizadas de máquinas de processamento de fios e de fabrico de invólucros despacham as encomendas mais rapidamente e com resultados precisos.

Design interdisciplinar conforme necessário
A maioria dos sistemas de CAE são específicos de uma área. A Plataforma EPLAN, com a sua plataforma de produtos integrada, suporta software de design tanto para a engenharia eléctrica como para outras áreas das engenharias. De facto, a Plataforma EPLAN torna-se uma poderosa plataforma multidisciplinar. Tradicionalmente, as áreas das engenharias trabalham em separado, muitas vezes com diferentes ferramentas de software, fazendo circular o projecto conforme o conteúdo é adicionado ou alterado. Quando um engenheiro de processo adiciona uma válvula de borboleta de controlo pneumático a um desenho, o engenheiro de fluidos tem de adicionar a transmissão hidrodinâmica e o engenheiro eléctrico tem de fornecer um controlo para a mesma. Trabalhando em separado, o objectivo de cada projectista é auto-referencial e os colegas poderão não o compreender. Se esses mesmos engenheiros trabalharem em conjunto num projecto como parte de uma equipa multidisciplinar e utilizarem a plataforma integrada de produtos da EPLAN, obtêm maior velocidade, precisão e um elevado grau de segurança de que as suas contribuições irão complementar-se correctamente. Os dados são partilhados por todas as áreas. Conforme as alterações são feitas, o sistema efectua actualizações automáticas, independentemente de onde as mudanças ocorrerem ou, por outro lado, afectarem o projecto. Além disso, a gestão das revisões foi simplificada.

Velocidade máxima e facilidade de procura de dados de componentes
A inovação da EPLAN para a acessibilidade de dados de componentes actualizados é o Portal de Dados, uma biblioteca de fonte única, baseada na Internet, de dados certificados relativos a peças provenientes dos principais fabricantes a nível mundial. Permite aos engenheiros importarem dados de componentes directamente para os projectos. Os dados são sempre actuais, testados e comprovados como estando isentos de erros. Os utilizadores deixam de necessitar de folhear diversos catálogos de vendedores em busca das peças certas - uma ineficiente utilização do tempo de um engenheiro. Estão incluídos mais de 40 fabricantes com um total de mais de 180 000 dispositivos, sendo utilizados frequentemente por engenheiros, com mais de um milhão de transferências até ao momento.

Melhorias da qualidade na engenharia de manutenção
Tradicionalmente, o processo de obter revisões do cliente e de as aplicar é muito atreito a atrasos, o que pode prejudicar as agendas de fabrico. Com os modernos sistemas CAE, como o EPLAN, a documentação de projectos pode ser exportada para os clientes em formatos como PDF inteligentes, e as suas mudanças podem ser novamente importadas e incorporadas automaticamente. Uma vez finalizado um desenho, a CAE gera automaticamente um pacote de construção completo para o fabrico, incluindo todos os diagramas, listas e ID de componentes, e, se desejado, configurações automatizadas para maquinação NC e processamento de fios. O técnico de manutenção na área também é beneficiado. Os dados de produto costumam estar disponíveis em diversos formatos digitais, apropriados para serem actualizados continuamente. Os engenheiros podem aceder a PDF de projectos num computador portátil ou tablet para proceder, em qualquer local, a uma rápida identificação e resolução de problemas. A ferramenta de visualização EPLAN pode ser ligada a uma ferramenta de visualização em funcionamento na sala de controlo. Longe vão os tempos em que se chegava às instalações do cliente e em que o manual impresso da máquina estava desaparecido, danificado ou totalmente desactualizado.

Promoção de uma colaboração internacional
As empresas com várias instalações por todo o mundo acabam, muitas vezes, por utilizar diferentes ferramentas de design devido à descentralização das operações de engenharia. A substituição dos diversos sistemas antigos por uma única solução avançada de CAE, como o EPLAN, permite transferências de dados sem problemas e colaboração em tempo real de equipas que estão geograficamente separadas, resultando numa utilização mais eficiente dos recursos humanos e de software de uma empresa. O EPLAN permite a ultrapassagem das barreiras geográficas e linguísticas, convertendo automaticamente os projectos para as diversas línguas e formatos de saída, facilitando a colaboração com colegas, clientes e fornecedores em diferentes partes do mundo, permitindo assim uma mais rápida conclusão dos projectos.

Nota do editor: Este artigo foi adaptado de um white paper da EPLAN Software & Service. Transfira gratuitamente o abrangente white paper em http://bit.ly/tjeplanwp para obter mais informação acerca de CAE eléctrica.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP