www.industria-portugal.com
EPLAN

Melhorar soluções energéticas com a plataforma EPLAN

A produção de calor e electricidade na Rússia assenta, em grande medida, em soluções localizadas. Para a Impuls Industrial Boiler Plants, as oportunidades de construir ou reconstruir centrais térmicas de grandes dimensões que forneçam calor e electricidade a comunidades, incluindo instalações industriais remotas, representam um mercado de em grande crescimento. Fundada em 2002, e empresa foi pioneira no desenvolvimento de centrais térmicas industriais modulares, totalmente automatizadas, que não necessitam de operadores humanos. Um dos principais motivos para a escolha da EPLAN, como a nova ferramenta de desenhoign, prendeu-se com o facto de o software ter a capacidade de comportarsuportar o desenhoign de componentes eléctricos, de controlo de processos e dos armários invólucro numa plataforma partilhada. Consequentemente, os projectos que normalmente demoravam três meses ou mais, estão agora a ser concluídos em 5 ou 6 semanas.

Melhorar soluções energéticas com a plataforma EPLAN
Os projetos design desempenham um papel essencial na Impuls; mais de metade dos 100 colaboradores são engenheiros. A empresa reconheceu que as suas antigas ferramentas de software impunham demasiadas limitações. Os engenheiros utilizavam o AutoCAD para projectar equipamento eléctrico, sistemas de aquecimento automatizados e sistemas de instrumentaçãoos e controlo (I&C) e utilizavam o MS Excel para realizar listas de material e outras listas e tabelas. Os engenheiros tinham que interligarconectar sistemas e controlar dispositivos manualmente. Não existia nenhuma forma de as diferentes disciplinas da engenharia partilharem conteúdos ou trabalharem em colaboração nem de arquivarem conteúdo utilizado de forma comum. "Com tanto processamento manual, não era anormal ocorrerem, em determinados projectos, erros graves cuja solução se revelava um desafio, particularmente quando os projectos tinham prazos estabelecidos", afirma Alexey Soloviev, Director do Departamento de Engenharia na Impuls

Atracção pelo conceito da plataforma EPLAN
"Procurando optimizar a produtividade do design, a Impuls seleccionou a EPLAN pelas suas amplas características a nível de automação e porque o seu conjunto de produtos controlados por bases de dados era único – sendo o único produto de engenharia assistido por computador que suportava o desenhoign de componentes eléctricos, de controlo de processos e dos armários invólucro numa plataforma partilhada. Isto significava que os dados criados por uma disciplina poderiam ser partilhados por todos", comenta Soloviev.

Enormes poupanças a nível de tempo
"Esta era uma das características pretendidas pela empresa. Antes de decidirmos utilizar a EPLAN na nossa engenharia, trabalhar no AutoCAD e no MS Office significava que todas as fases dos produtos eram executadas pelo mesmo engenheiro, devido ao facto de não existirem funções como a realização de projectos a nível transdisciplinar e a partilha de dados entre múltiplos utilizadores. Agora, com a EPLAN, os engenheiros eléctricos e de controlo de processos têm a oportunidade de colaborarem em projectos", afirma Soloviev.

Com a mudança para a plataforma EPLAN, a Impuls adquiriu o EPLAN Electric P8, EPLAN PPE e o módulo de layout do painel de montagem 3D, projectos que normalmente demoravam três meses ou mais, estão agora a ser concluídos em 5 ou 6 semanas, e isto foi conseguido nos seis meses que se seguiram à adopção da EPLAN. "Os engenheiros estão a tirar o máximo partido das amplas funcionalidades a nível de automação da EPLAN, como a verificação de erros e o cruzamento de dados automatizado. Os erros diminuíram e não é anormal termos projectos nos quais não surgem quaisquer erros", salienta Soloviev. Foi criado um arquivo na EPLAN que, agora, contém mais de 1500 macros de componentes e 2000 macros de funções partilhadas por todas as disciplinas. A Impuls espera, à medida que o tempo passe, conseguir acelerar ainda mais os projectos aumentando o número de macros arquivadas e descobrindo mais formas de tirar partido das funcionalidades da EPLAN durante a fase de desenvolvimento dos projectos.

Os clientes beneficiam dos resultados da EPLAN
"Com a EPLAN, deverá haver uma vantagem a nível da manutenção ao longo do tempo, tanto para a Impuls como para os clientes, uma vez que a documentação produzida pela EPLAN para cada instalação é de elevada qualidade. Apercebemo-nos de que os nossos clientes têm bastante menos questões relativamente a projectos concluídos e têm tendência a classificar muito bem os elaborados através da EPLAN."

Alexey Soloviev, Director do Departamento de Engenharia na Impuls

Imagens:
Boiler-house-01.jpeg: projectada pela Impuls
Boiler-house-02.jpeg: centrais térmicas projectadas pela Impuls EPLAN_ProPanel_application.jpeg: quadro eléctrico projectado com EPLAN ProPanel elaborado pela Impuls minefield_Yamburgskoye.jpeg: central térmica da jazida de gás de Yamburgskoye no Oeste da Sibéria projectada pela Impuls minefield_Zapolyarnoye.jpe: central térmica da jazida de gás de Zapolyarnoye na zona sul da região de Tazovsky

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP