www.industria-portugal.com
EPLAN

Avançar com o Automation Studio e o EPLAN Electric P8

Tradicionalmente, os elementos mecânicos, elétricos e de software foram rigorosamente separados e desenvolvidos numa sequência rígida. Atualmente, estas disciplinas estão a fundir-se, procurando assim uma abordagem mecatrónica mais integrada. Esta abordagem não só abre caminho a um desenvolvimento paralelo mais eficiente, como também simplifica a coordenação entre engenheiros mecânicos, eletrotécnicos e de software. Esta é a razão pela qual a B&R integra as ferramentas especializadas existentes na plataforma de desenvolvimento Automation Studio através de interfaces que asseguram uma transparência e funcionalidade totais. O Automation Studio permite todas as funções necessárias para desenvolver e configurar uma solução de automação – como aquelas utilizadas na criação de aplicações para controlo e HMI, na ligação de componentes de controlo de movimento, tecnologia de segurança e muito mais. As ferramentas especializadas são integradas através de interfaces abertos, transparentes, de modo a fornecerem uma funcionalidade especializada, como é o caso do EPLAN Electric P8 que se destina à planificação elétrica.

Avançar com o Automation Studio e o EPLAN Electric P8
A interação perfeita facilita o desenvolvimento paralelo
A interação perfeita entre o EPLAN Electric P8 e o Automation Studio permite que o desenvolvimento ocorra em processos paralelos. «Os nossos utilizadores podem facilmente transferir as configurações de hardware e as tabelas de mapeamento I/O do Automation Studio da B&R, reduzindo o tempo e custo de desenvolvimento, evitando entradas repetidas desnecessárias e fluxos de trabalho redundantes», explica Rainer Burgard, gestor principal de conta da EPLAN. Para os engenheiros envolvidos, trabalhar com estas duas ferramentas não podia ser mais fácil. No passado, a configuração de hardware tinha de ser definida manualmente no ambiente de automação, mesmo que esta já existisse, na sua totalidade, na ferramenta ECAD. Com o Automation Studio e o EPLAN Electric P8, os engenheiros podem gerar a árvore de hardware e a tabela de mapeamento I/O com o premir de um botão. As variáveis do processo correspondente são automática e diretamente alinhadas e combinadas com as variáveis existentes no Automation Studio. Uma funcionalidade de comparação inteligente proporciona uma perspetiva geral clara de quais foram os componentes configurados com a árvore de hardware do Automation Studio e quais foram os componentes da B&R utilizados no esquema elétrico. O utilizador pode depois sincronizar os projetos com apenas alguns cliques no rato. A B&R fornece todas as macros EPLAN necessárias para acomodar os vários componentes de hardware.

Sincronização através de «round-trip engineering»
Na utilização de ferramentas de software múltiplas, existem mecanismos inteligentes de importação e exportação que racionalizam o fluxo de trabalho diário. A B&R e a EPLAN situam-se na vanguarda, contudo, a utilização da «round-trip engineering» garante a sincronização total do esquema elétrico com o projeto de automação e assegura que ambos os projetos são mantidos atualizados. A vantagem é clara: «A troca automatizada de dados previne a ocorrência de possíveis erros que de outro modo poderiam surgir no decurso de uma comunicação interdisciplinar, aumentando assim, a qualidade do produto final. Esta troca contribui para reduzir os custos de manutenção numa fase mais tardia do ciclo de vida do sistema», explica Heinz Fürnschuss, diretor técnico na B&R, responsável pelo desenvolvimento do interface EPLAN. «Podem ser efetuadas modificações de modo mais rápido, mais fácil e mais económico uma vez que a documentação e software do sistema encontram-se sempre atualizados e sincronizados.»

A próxima geração de ferramentas mecatrónicas
As áreas da engenharia mecânica, elétrica e de software estão a começar a interligar-se tendo em vista a procura da eficiência perfeita. Consequentemente, há a necessidade de repensar as abordagens tradicionais às ferramentas de desenvolvimento. Enquanto as ferramentas do passado funcionavam de forma independente, sem meios de comunicação entre si, a não ser através de funções simples de importação/exportação, as gerações futuras irão interagir de forma transparente, lado a lado com interfaces abertos, utilizando mecanismos de sincronização inteligentes. Este é o passo fundamental para os fabricantes de máquinas dominarem o desenvolvimento interdisciplinar e reduzirem significativamente tempo e custos.
Nas áreas do desenho elétrico e automação, a B&R e a EPLAN deram um importante exemplo de como duas ferramentas de desenvolvimento podem funcionar em conjunto de uma forma harmoniosa – algo que foi possível através de um conceito bem planeado e de uma estreita cooperação entre as duas empresas.

Destaques:
-Configurações de hardware importadas diretamente do EPLAN Electric P8
- Alinhamento automático dos dados de mapeamento I/O
- Sincronização consistente do projeto fornecida através de «round-trip engineering»

Sobre o autor:
Philipp Wallner tem uma licenciatura em engenharia elétrica com especial incidência no processo de automação pela Universidade Técnica de Graz e é arquiteto de sistemas responsável pelo desenvolvimento de software estratégico na B&R.

Imagens
BR1.jpeg: Uma estreita cooperação entre a B&R e a EPLAN, em conjunto com um conceito bem planeado, asseguram uma ótima eficiência de desenvolvimento.
BR2.jpeg: O diagrama elétrico e o projeto de automação encontram-se totalmente sincronizados e sempre atualizados graças às caraterísticas do «round-trip engineering».

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP