www.industria-portugal.com
Watson Marlow

A bomba Certa se mostrou ideal para transferência de levedo em uma importante cervejaria independente

O levedo é indiscutivelmente o ingrediente mais importante no processo de fermentação. Esse organismo unicelular utiliza açúcares simples, como glicose e maltose para produzir álcool e dióxido de carbono - gás essencial na cerveja Pilsen. Por isso, quando o levedo é bombeado pela cervejaria, é necessário o máximo cuidado para não causar nenhum dano que possa degradar seu efeito.

A bomba Certa se mostrou ideal para transferência de levedo em uma importante cervejaria independente
 
A cervejaria Steam Whistle, que reconhece a importância desse fato, utiliza uma bomba MasoSine Certa do Watson-Marlow Fluid Technology Group (WMFTG). A Certa 100 foi originalmente fornecida à cervejaria de Toronto como parte de uma cervejaria projetada por líderes globais em equipamentos de fabricação de cerveja, a Esau & Hueber. Agora ela é usada como uma solução de bomba portátil para a transferência eficaz e confiável de levedo.

O próprio design das bombas MasoSine Certa garantem que a célula do levedo não seja danificada, melhorando a fermentação e, portanto, a qualidade geral e o sabor da cerveja. Além de ser muito importante para o consumidor, o sabor diferencia as cervejarias no mercado. Portanto, as cervejarias precisam de um processo que garanta que o sabor geral não mude de barril para barril.

Os desafios do bombeamento de levedo

Há desafios específicos associados ao bombeamento de levedo. Por exemplo, as bombas devem ser do tipo de baixo cisalhamento para evitar possíveis danos ao levedo. Aqui, as bombas MasoSine fornecidas pelo WMFTG se mostraram muito eficazes. Felizmente, a Steam Whistle tinha uma dessas bombas disponível.

A unidade de produção da Esau & Hueber, com três reservatórios, localizada na Steam Whistle, oferece uma taxa de 125 hl @ 12.0°P para tratamento de mosto, equilíbrio de água e o recurso de higienização interna (CIP). Concebida e projetada em conformidade com as normas da ULc, CSA e TSSA-CRN, a mais recente tecnologia da cervejaria é implantada para garantir a qualidade e a eficiência ideais do mosto.

Fornecida como parte do pacote da cervejaria, a MasoSine Certa 100 mostrou-se útil nas tarefas de transferência de levedo em outras partes da cervejaria Steam Whistle. Agora, o modelo altamente eficiente Certa 100 é totalmente portátil. Isso foi possível com o apoio do WMFTG e do engenheiro de vendas sênior, Fabio Martino, que já trabalharam juntos no fornecimento de diversas soluções de sucesso para processo e fluxo à Steam Whistle anteriormente, incluindo a manutenção de uma bomba de mangueira Bredel. O carrinho especialmente projetado para a Steam Whistle também possui um inversor de frequência variável (conhecido como VFD em inglês) para ajudar a otimizar ainda mais a eficiência energética.

Baixo cisalhamento, baixa pulsação

Na Steam Whistle, a bomba é usada para transferir levedo viscoso de vários tanques localizados em cada parte da cervejaria, como e quando necessário. A bomba está em atividade já 18 meses e seu desempenho é superior ao desempenho de bombas de diafragma. A bomba atual evita a entrada de ar associada às bombas de diafragma, diminuindo o consumo e o custo da energia. Ela também garante um bombeamento suave e de baixo cisalhamento, e sua limpeza e manutenção são muito mais fáceis.

As bombas MasoSine Certa são desenvolvidas especificamente para um desempenho superior no manuseio de produto viscoso, com baixo cisalhamento e praticamente sem pulsação. Ao contrário das bombas tradicionais com rotores que cortam o fluido, o rotor senoidal da Certa transporta suavemente o fluido através da bomba, reduzindo radicalmente o cisalhamento, além de reduzir o consumo de energia em até 50% ao transferir substâncias de alta viscosidade, como levedo. Ideal para o setor de alimentos e bebidas, as bombas Certa possuem a certificação sanitária do EHEDG, Tipo EL, Classe I e 3A como padrão. A Certa 100 é a menor de uma série de sete bombas que oferece vazões de até 99.000 l/h e pressões de até 15 bar.

Outras aplicações

O sucesso da Certa 100 na transferência de levedo levou a Steam Whistle a estudar a viabilidade de sua utilização em outra aplicação.

Em outras partes da empresa, uma bomba de mangueira Bredel de longa data está sendo implantada como parte de um processo de terra de diatomáceas (conhecida como DE em inglês), uma tecnologia de filtragem econômica e flexível usada na clarificação da cerveja. A DE pode ser altamente abrasiva, para a qual as bombas de mangueira Bredel são ideais.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP