www.industria-portugal.com
Norelem

Intrigado com os grampos rápidos?

Embora estejam amplamente disponíveis e sejam adequados para muitas aplicações, os grampos rápidos são frequentemente preteridos e não são a primeira coisa de que os engenheiros de design se lembram. Marcus Schneck da norelem explica as melhores utilizações para grampos rápidos e como estes beneficiam os utilizadores.

Intrigado com os grampos rápidos?

Grampos de aperto, grampos excêntricos, grampos de fixação com anilha quadrada e suporte deslocável, elementos de fixação e centragem em furos… no que se refere a fixação e aperto de componentes de trabalho, há muito por onde escolher.

No entanto, tal como um tamanho único não serve para tudo, o mesmo grampo não serve para todas as aplicações. Ainda assim, podemos frequentemente cair no erro de usar grampos que conhecemos bem e em que confiamos.

Mas isso é normal; afinal, como diz o ditado, somos criaturas de hábitos. No entanto, ao adotar esta rotina, pode perder-se a eficiência e o método de aperto pode não ser a escolha mais adequada e implicar perigos.

Por exemplo, foi detetada a falta de alguns grampos num dos projetos de engenharia de maior envergadura nos últimos tempos no Canadá. Conhecido como "The Big Lift" (A grande elevação), o projeto consistiu em elevar a Ponte Angus Macdonald Bridge, em Halifax, para substituir o tabuleiro.

Durante o projeto, ocorreu um quase-acidente. Quando os trabalhadores se preparavam para remover um grampo, um deles foi impulsionado e caiu sobre o tabuleiro pois o grampo estava sob tensão. Embora ninguém se tenha magoado, todo o projeto teve que ser interrompido até ser encontrada uma solução ideal em termos de segurança.

Este foi, como é óbvio, um projeto de engenharia de grande envergadura, com muitos fatores e complexidades, mas a noção permanece - a escolha do grampo errado pode prejudicar o trabalho e colocar vidas em risco.

É aqui que entram os grampos rápidos. Embora estejam disponíveis em vários formatos e tamanhos adequados para diversas aplicações, não são os grampos mais amplamente conhecidos e usados em engenharia. Veja abaixo porque lhes deve ser dada a devida consideração.

Elevada força de aperto sem esforço
Os grampos rápidos oferecem algumas das mais elevadas forças de aperto disponíveis. Estes funcionam de acordo com o princípio de alavanca acionada pela articulação e podem ser operados com muito pouco esforço.

Isto significa pressionar a junta articulada da alavanca para fixar o objeto em questão. Quando os três pontos da junta estão alinhados (quando a articulação fica reta e bloqueada), deixa de ser possível pressionar o objeto no sentido oposto mediante forças contrárias.

O autobloqueio é garantido quando a posição do contraponto fixo (alinhamento das três juntas) é ultrapassada e a força de aperto pode ser ajustada (des)apertando o parafuso de pressão em conformidade.

Os grampos rápidos são uma solução de aperto ideal para trabalhos de perfuração, soldadura, aplainamento e inspeção. Na indústria madeireira, estes grampos têm impedido deformações extremas de placas de madeira frágeis durante a colagem ou montagem devido ao facto de ser possível controlar a força de aperto.

Sem ambiguidades
Os grampos rápidos funcionam de uma forma específica. São posicionados antes da fixação e depois a alavanca é pressionada para baixo para bloquear o objeto. A força de aperto é predefinida pelo parafuso de pressão do grampo. Desta forma, a força de aperto é garantida.

Isto difere consideravelmente de outros métodos de fixação, como os grampos de aperto. Os grampos de aperto funcionam com base em compressão e são apertados manualmente como um torno.

Como é evidente, estes tipos de grampos implicam um elemento humano pois estão dependentes da perceção de aperto e da força de cada pessoa. O que uma pessoa pensa estar devidamente apertado pode não estar suficientemente apertado para outra. Pode até estar demasiado frouxo, o que pode resultar em potenciais acidentes.

Os grampos que funcionam com base em compressão também podem ser difíceis de desapertar caso sejam excessivamente apertados e, assim, implicar ineficiências. Um aperto excessivo também pode marcar as peças de trabalho.

Versáteis, ergonómicos e autoajustáveis
Um dos principais atributos dos grampos rápidos é a sua versatilidade. A seleção da norelem inclui grampos de tamanhos grandes e pequenos para fixação vertical, horizontal e em ângulo. Também estão disponíveis grampos com mecanismos de empurrar-puxar para montagem em suportes.

Isto significa que todos os grampos rápidos podem ser usados para praticamente qualquer aplicação de fixação quotidiana. Adicionalmente, as alavancas podem ser fornecidas com manípulos ergonómicos. Isto permite reduzir o potencial de os operadores desenvolverem lesões devidas a esforços repetitivos, especialmente se estiverem a trabalhar com elevados volumes de peças e usinagem.

Outra vantagem dos grampos rápidos é o facto de poderem ser autoajustáveis, como os disponibilizados pela norelem. Estes grampos rápidos ajustam-se automaticamente à altura, largura ou profundidade da peça de trabalho e possuem uma posição de fixação ajustável ilimitada num espaço de 35 mm sem que seja necessário reajustar o parafuso de pressão. A força de aperto pode ser ajustada até 1000 newtons usando um parafuso de fixação sob a alavanca da articulação para que a peça de trabalho permaneça fixa conforme necessário.

A utilização dos grampos rápidos autoajustáveis é recomendada quando os operadores têm que trabalhar com elevados volumes de usinagem e fresagem mas com peças de trabalho de vários tamanhos. Isto evita que os grampos e os parafuso de pressão tenham que ser reajustados.

Engenharia eficiente com grampos rápidos
Dois dos princípios mais básicos da engenharia são resolver problemas e simplificar. Quando adequadamente considerados, os grampos rápidos permitem concretizar ambos.

Os engenheiros de design deverão analisar quando a aplicação de grampos rápidos poderá ser uma solução de fixação mais eficaz e mais simples. Ao invés de serem utilizados vários grampos de aperto, poderá ser utilizado um simples grampo rápido?

Neste contexto, não só os grampos rápidos podem ser uma solução potencialmente melhor, como também podem reduzir custos. Custos inferiores com grampos, menos lesões e ferimentos e trabalhadores mais eficientes significam, de um modo geral, maiores produtividade e lucro.

Para obter mais informações sobre a norelem e os grampos rápidos, visite www.norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP