www.industria-portugal.com
norelem

Como soluções eficientes e versáteis serão a chave para colmatar a escassez na cadeia de abastecimento da indústria de produção

A indústria de produção está atualmente numa posição desfavorável no que diz respeito à enorme escassez verificada na cadeia de abastecimento. Uma vez que os clientes e distribuidores estão cada vez mais frustrados com a falta de stock nas prateleiras ou com os abrandamentos na produção a vários níveis, os fabricantes estão à procura de ferramentas rápidas e eficientes que possam ser usadas em diversas aplicações para compensar os atrasos o mais rapidamente possível. Marcus Schneck, CEO da norelem, analisa a forma como os grampos rápidos da norelem podem ser usados em toda a indústria de produção para facilitar inúmeras funções e garantir qualidade em todos os processos para que a produção possa voltar ao normal.


Os grampos rápidos são usados para a fixação rápida e segura de peças de trabalho, peças de montagem e componentes de dispositivos. Constituindo tecnologia de fixação, posicionamento e montagem de operação manual, os grampos são amplamente usados nas indústrias de processamento de metal, madeira e plásticos. Estas indústrias usam os grampos em processos de usinagem e união e na construção de ferramentas e dispositivos de fixação. Adicionalmente, os grampos são usados para a formação, testagem e fechamento de moldes e recipientes. Na carpintaria/marcenaria, por exemplo, os grampos rápidos são usados para evitar deformações excessivas durante a colagem ou montagem de materiais em forma de painéis. Ao ajustar a força de aperto conforme necessário, os grampos garantem que os componentes não sofrem danos e que a qualidade exigida é conseguida de forma fiável de forma a ir ao encontro das expectativas dos clientes e distribuidores.

Os grampos rápidos da norelem permitem o posicionamento, a fixação e a libertação confortável e fiável de componentes e peças de montagem. Estão disponíveis diversas versões em aço ou aço inoxidável, todas com um bloqueio de segurança interno.


Como soluções eficientes e versáteis serão a chave para colmatar a escassez na cadeia de abastecimento da indústria de produção
As hastes dos grampos rápidos da série "Mini" são feitas de aço inoxidável e acionadas através de uma pega com um revestimento de plástico resistente ao óleo.

Conexões estáveis garantidas

Os grampos rápidos são também frequentemente designados de "grampos de força". Funcionam com base no princípio de alavanca articulada e criam facilmente conexões temporárias estáveis sem que seja necessária a aplicação de muita força: estes podem ser instalados e libertados com a mesma facilidade, permitindo um bom acesso ao componente e o respetivo manuseamento desimpedido, o que é especialmente importante num momento em que a indústria é cada vez mais pressionada para compensar a diferença criada pela escassez da oferta.

Os grampos rápidos da norelem estão equipados com uma alavanca de operação que aciona um braço de aperto do mecanismo de alavanca articulada. Nos grampos horizontais esta alavanca está numa posição horizontal e, nos verticais, numa posição vertical. Quando a alavanca é acionada, abrange uma distância superior à do braço de aperto, em que a alavanca articulada excede um ponto morto, garantindo a fixação fiável do componente. Para garantir que o grampo não se abre em caso de vibrações ou alterações na carga, a medida em que este ponto morto é excedido é cuidadosamente definida. Ao mesmo tempo, a funcionalidade autotravante da junta de fixação impede que o braço de aperto se abra inadvertidamente durante a usinagem da peça de trabalho.

A força de fixação é um valor característico para todos os grampos rápidos. Depende do respetivo tamanho e da posição de um parafuso de pressão no braço de aperto. Este parafuso permite alterar manualmente a força de aperto e adaptá-la facilmente à peça de trabalho e à aplicação em questão. Ao mesmo tempo, com a fixação aplicada, são possíveis o ajuste contínuo da altura de fixação e o alinhamento da alavanca de aperto.

Amplo leque de características
Os grampos rápidos da norelem são feitos de aço ou aço inoxidável e caracterizam-se por uma elevada resistência ao desgaste e uma longa vida útil. Existem diferenças entre os grampos rápidos com alavanca de aperto vertical e horizontal, as versões com pé horizontal (grampo horizontal) e pé vertical (grampo vertical) e os grampos tipo torpedo. No entanto, dependendo da aplicação em questão, os grampos horizontais e verticais podem ser instalados na horizontal ou na vertical. A posição de instalação não afeta a força de aperto. Embora as versões vertical e horizontal tenham uma altura global reduzida, as características impressionantes dos grampos tipo torpedo são o design compacto e as elevadas forças de fixação. Adicionalmente, os grampos tipo torpedo têm um efeito de força linear.


Como soluções eficientes e versáteis serão a chave para colmatar a escassez na cadeia de abastecimento da indústria de produção
Os grampos tipo torpedo da série "Mini" implementam a fixação de componentes na direção de ação linear.

Os produtos da norelem também incluem grampos tipo gancho, concebidos para selar moldes e recipientes. A altura de aperto pode ser facilmente ajustada em função da área de aplicação usando fusos de pressão. Por fim, a norelem oferece grampos rápidos com orifícios e parafusos de diferentes tamanhos, dependendo da aplicação. De modo a fazer corresponder a força de aperto à força de fixação da forma mais exata possível, recomendamos respeitar as forças de fixação sugeridas no catálogo "THE BIG GREEN BOOK", garantindo assim uma longa vida útil, o que é duplamente importante neste período de maior procura, uma vez que tanto os trabalhadores como as ferramentas estão sujeitos a tensão excessiva.


Como soluções eficientes e versáteis serão a chave para colmatar a escassez na cadeia de abastecimento da indústria de produção
Os grampos de tração, grampos tipo gancho e grampos com olhal foram concebidos para fechar moldes e recipientes.

Utilização e gestão simplificadas
Além da força de aperto específica em função da aplicação, um bom manuseamento e uma elevada ergonomia são decisivos para os grampos rápidos. Na prática, os grampos também impressionam com a sua facilidade de utilização e manuseamento rápido e simples: mesmo pouco esforço manual é suficiente para gerar elevadas forças de aperto. A pega possui um bloqueio que pode ser operado com uma mão. Este sistema de bloqueio - um desenvolvimento completamente novo - oferece outra vantagem em termos de segurança: o grampo encaixa com um clique audível e pode ser desbloqueado puxando suavemente a pega. Os grampos rápidos da norelem suportam sem qualquer problema mais de 300.000 ciclos de fixação. Ao longo desse período de tempo, a pega ergonómica também se adapta melhor à mão: resistente ao óleo e feita de plástico de 2 componentes na cor vermelho sinal. O maior espaço entre o braço de aperto e a pega também aumenta a facilidade de utilização e impede esmagamentos. A porca fixa, que facilita o ajuste do parafuso de fixação, também é muito prática.

As vantagens do manuseamento são adicionalmente ilustradas pelas versões com pé horizontal ou vertical. Estes permitem que os grampos sejam apertados individualmente de acordo com os respetivos requisitos de montagem. Adicionalmente, a abertura ampla permite a remoção rápida e desimpedida da peça de trabalho fixada. As extremidades suaves garantem um manuseamento confortável e a utilização de buchas endurecidas nas juntas garante conexões com superfícies de elevada qualidade. Por último, mas não menos importante, as hastes dos grampos rápidos, em aço inoxidável ou opcionalmente com superfície de NITROX, são particularmente duradouras e resistentes à corrosão. Adicionalmente, as versões com superfície de NITROX antirreflexo são adequadas para utilização em tecnologia laser.

Com a utilização dos grampos rápidos da norelem em diversas aplicações de produção, os produtos e serviços do setor podem voltar à velocidade máxima, o que será imperativo para volte a apresentar os níveis de produção esperados.

Serviços e consultoria abrangentes

A família de grampos rápidos da norelem é composta por 58 itens, incluindo acessórios, o que significa que podem ser facilmente convertidos e atualizados. Além disso, todos os produtos estão disponíveis em stock para entrega imediata. A norelem oferece diversos serviços e aconselhamento aos clientes que usam grampos rápidos, nomeadamente o fornecimento de catálogos e dados CAD, páginas de informações técnicas, a loja online e ainda assistência das vendas técnicas.


Como soluções eficientes e versáteis serão a chave para colmatar a escassez na cadeia de abastecimento da indústria de produção
A família de grampos rápidos da norelem é completada por uma gama de acessórios e peças de reposição.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP