www.industria-portugal.com
EPLAN

EPLAN Fluid Professional: engenharia integrada com sistema de construção mecânico

A EPLAN, distribuidora de soluções de software, apresenta um software otimizado para fluidos, que agora pode ser integrado no fluxo de trabalho MCAD. Brevemente e graças ao EPLAN Fluid Professional, será possível ligar de forma direta dados 3D, simbologia de fluidos e atuação elétrica à lista de peças e às especificações técnicas do equipamento. Os utilizadores poderão beneficiar da engenharia interdisciplinar e de custos de planificação e documentação reduzidos. Em simultâneo comprovarão o incremento do nível de detalhe dos seus projetos.

EPLAN Fluid Professional: engenharia integrada com sistema de construção mecânico
O EPLAN Fluid Professional combina um sistema de planeamento de fluidos, testado e comprovado, com a tecnologia 3D. Qualquer componente que tenha sido colocado num diagrama de circuitos de fluidos, tais como válvulas ou cilindros, pode ser montado em 3D num painel de montagem, através de um método muito simples, semelhante ao do LEGO. A tecnologia eTouch da EPLAN cria automaticamente pontos de contacto para cada componente, tornando assim possível definir circuitos de fluidos de um modo rápido e fácil. Não é exigido aos utilizadores disporem de conhecimentos aprofundados sobre 3D para além de que as vistas em 2D, assim como os planos de fabrico são criados de forma automatizada, como parte do projeto. As informações de fabrico mais importantes, tais como a quantidade de espaço necessário para a instalação dos equipamentos, o número de furos ou o comprimento das mangueiras são disponibilizadas logo na fase inicial de desenvolvimento do projeto.

Controlo do fluxo de trabalho com o interface STEP
Uma das novas e principais características é a integração com o sistema de desenho mecânico existente. Uma vez que um modelo 3D pode ser desenhado em qualquer sistema MCAD (como por exemplo, o Autodesk Inventor), é possível definir-se o espaço necessário para a instalação dos diferentes componentes pneumáticos e da alimentação de ar comprimido e importá-lo para o EPLAN Fluid Professional, utilizando o interface STEP. O engenheiro de fluidos procede então à seleção e interligação dos componentes beneficiando da referenciação cruzada com a engenharia elétrica. A partir daí, são criadas listas de peças e de mangueiras que ficam imediatamente ao dispor do utilizador. Se, por exemplo, o engenheiro de fluidos importar um painel de montagem, é possível colocar os componentes escolhidos no espaço de instalação predefinido no diagrama de circuitos, utilizando o "arrastar e largar" e dispô-los diretamente em 3D. Os dados de fabrico, tais como os relativos aos pontos de fixação da unidade de manutenção pneumática, são facilmente criados através do dimensionamento. Por fim, o engenheiro de fluidos devolve o resultado para o modelo global da máquina exportando-o através do interface STEP - incluindo a numeração dos componentes definidas na aplicação.

A padronização simplifica o processo
Com o EPLAN Fluid, os engenheiros de fluidos podem padronizar a planificação dos seus projetos, assim como guardar e reutilizar subsistemas já utilizados sob a forma de macros e sempre que necessário. O conhecimento específico fica desta maneira salvaguardado, podendo ser recuperado a qualquer altura, o que ajuda a acelerar o planeamento e a salvaguardar a qualidade em todas as disciplinas.

Um fluxo de trabalho que inclua o EPLAN Fluid e o planeamento elétrico do EPLAN Electric P8 proporciona também uma oportunidade de se evitarem erros, especialmente com o incremento da complexidade dos sistemas mecatrónicos.

O engenheiro de fluidos fica assim com mais tempo para aplicar os seus conhecimentos na seleção e dimensionamento dos componentes, na conexão do sistema de fluidos e no seu posicionamento mais correto. Aspetos como o comprimento das mangueiras, geração de calor, eficiência de energia, interação mecatrónica e redução do espaço de instalação podem ser calculados numa fase inicial deste fluxo de trabalho multidisciplinar.

Resumo:
Os benefícios para o responsável pelo planeamento são evidentes: os dados 3D, a simbologia de fluidos e a atuação elétrica estão diretamente ligados à lista de peças e às especificações do equipamento. O resultado: o planeamento e os custos de documentação são reduzidos.

Imagens
fluid_EN.png: Um planeamento em 3D simples no EPLAN Fluid Professional, utilizando a tecnologia eTouch.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP