www.industria-portugal.com
EPLAN

A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%

A empresa suíça W. Althaus AG, uma fornecedora global de serviços de automação industrial que produz cerca de 5000 armários de distribuição por ano para todo o mundo, utiliza a plataforma EPLAN como estrutura principal para a consistência dos dados. A sua recente passagem para o EPLAN Pro Panel, um sistema 3D para construção de quadros de automação, representou um avanço enorme em termos de otimização do processo.

A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
Autor: Thomas Weichsel, Gestor de Produtos na EPLAN Software & Service, Monheim am Rhein


Todos os anos, os especialistas em automação industrial da W. Althaus AG na Suíça entregam cerca de 5000 armários de distribuição, desde unidades de controlo em série ou individuais, aos protótipos e cerca de 800 unidades de controlo mais pequenas para todo o mundo. A possibilidade de funcionamento 24 horas por dia da linha de produção de vidro flutuante totalmente automatizada na Coreia do Sul é um aspeto importante a constar no portefólio de clientes assim como o sistema solar suíço ou o sistema transportador para a indústria alimentar. Esta empresa familiar conta com 110 funcionários e oferece uma grande gama de serviços, desde o planeamento do projeto ao desenvolvimento de hardware e software para produção até à colocação em funcionamento. Todos os armários de controlo, réguas de bornes, painéis de operação e painéis de controlo são fabricados na totalidade na empresa, numa área de produção com mais de 6000 m². Também o fabrico de cabos e fios é realizado nas mesmas instalações. Os engenheiros da Althaus lidam com a engenharia elétrica, utilizando o EPLAN Electric P8 e o EPLAN Pro Panel, um sistema 3D para construção de armários.

Processos integrados, incluindo dados 3D
"Não fazemos exigências aos nossos clientes em relação aos materiais e componentes utilizados ou à integração dos dispositivos de controlo", explica Marco Schneider, Gestor da W. Althaus AG. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados na gestão de bases de dados complexas e isso é fácil de se alcançar com o EPLAN: As bases de dados de materiais da maioria dos fabricantes podem ser importados diretamente em 3D, e a sincronização com as bases de dados dos clientes pode ser efetuada com eficácia, através da utilização de uma solução que foi desenvolvida e programada por nós próprios.
Com o ATHAS - "Althaus Terminal Handling System" (Sistema de Manipulação Terminal da Althaus), a empresa desenvolveu uma solução universal independente de fabricantes para a produção automática de réguas de bornes, que utiliza um sistema com robôs baseado no EPLAN Pro Panel. Este sistema está agora a ser disponibilizado para fornecedores de bornes e outros fabricantes de armários de controlo.

"Estamos empenhados em conseguir o nível mais alto possível de automação," afirma Schneider. Para este gestor, a plataforma EPLAN não é apenas engenharia ou software ECAD, mas sim, a estrutura principal para a consistência dos dados na empresa. Qualquer projeto que já tenha sido terminado pode ser recuperado das bases de dados e reutilizado. Módulos, componentes e sub-projetos predefinidos, incluindo os itens e materiais necessários, podem ser armazenados na base de dados EPLAN e transferidos para projetos a serem desenvolvidos no futuro. O sistema ERP também está ligado ao EPLAN, o que significa que quando não existem materiais disponíveis no armazém da própria empresa, o programa cria e adapta automaticamente listas de materiais que podem ser encomendadas atempadamente e exatamente de acordo com os seus requisitos.

Nova dimensão: EPLAN Pro Panel
A passagem do EPLAN Cabinet para o novo EPLAN Pro Panel - A W. Althaus AG foi uma das primeiras empresas suíças a introduzi-lo, trouxe um enorme avanço em termos de otimização do processo. Graças ao EPLAN Pro Panel, a empresa encontra-se atualmente a trabalhar de um modo consistente com dados 3D por toda a plataforma. Para Roland Ackermann, Engenheiro Chefe de Sistemas Elétricos, as vantagens são óbvias: A plataforma EPLAN teve uma integração excelente, a remoção de passos intermédios outrora exigidos aquando da transferência de dados permitiu poupar muito mais tempo e evitar falhas, a capacidade de desempenho melhorou bastante e a operação tornou-se muito mais fácil até para principiantes. "Os gráficos 3D tornaram a simulação muito melhor, pode-se ver desde logo onde cada equipamento é colocado e os pontos de colisão podem ser verificados desde o princípio", diz Ackermann. Mas acima de tudo, a partir de agora, Ackermann e a sua equipa podem trabalhar de um modo muito mais flexível. "Uma vez que todas as disciplinas do projeto estão ligadas em rede numa base de dados uniforme, e as atualizações são consistentemente registadas, através das listas de materiais, posso começar com a disposição de montagem com base no dispositivo e transferir mais tarde a informação para o diagrama de circuitos e a definição da ligação - quase como no Windows, utilizando Drag&Drop".

Consistência até à produção
O Gestor de Operações Marco Schneider tem uma apreciação particular pela força da comunicação das soluções da EPLAN. Em metalurgia, por exemplo, a Althaus utiliza chapas de montagem planas, uma máquina de corte a laser com uma cabeça de corte como suplemento não muito comum, assim como um centro de maquinação CNC de 4 eixos para máquinas de produção de chapas, caixas e revestimentos. Os dados relativos à maquinaria exigidos são criados no EPLAN Pro Panel e podem ser carregados diretamente na unidade de controlo da máquina. Para além dos diagramas elétricos, as listas de materiais, os planos de terminais e os planos de esquemas, também os dados de maquinaria relativos aos sistemas de corte de calha plástica bem como máquinas de corte de calha metálica à medida, o assistente de cablagem e a anteriormente mencionada máquina de montagem de réguas de terminais automática precisam de ser criadas pelo EPLAN. Também o sistema automático de produção de cablagem recebe a informação necessária sobre o comprimento dos cabos, fios, feixes e rótulos a partir do EPLAN, através de um diagrama de circuito e dados de rotação de cabos 3D, que o utiliza para criar feixes de cabos prontos para serem instalados e claramente rotulados. "Quando a nossa equipa de produção começa a trabalhar num esquema, tudo o que é necessário encontra-se pronto a ser utilizado e previamente montado; eles basicamente apenas necessitam de montar um "kit de construção" e não precisam de andar a perder tempo à procura dos materiais e trabalhos nos planos de construção", resume Schneider.

Esta habilidade fala por si mesma, mesmo em quantidades individuais, acelera a produção e elimina os erros, explica o Gestor de Operações. Juntando a isto, evitam-se grandes perdas de tempo e correções dispendiosas, e consegue-se aproveitar cada funcionário de um modo mais flexível. Este elevado grau de preparação significa estas tarefas, por serem repetitivas e de rotina podem ser executadas por qualquer funcionário, mesmo que não seja especialista nessa tarefa. Na Althaus, os funcionários trabalham em equipas e lidam com esquemas, fios e controlo de qualidade; os testes são feitos manualmente e automaticamente com o apoio da unidade de controlo de testes "Panel Scout", desenvolvida pela própria empresa.

Velocidade do processo aumentada em 30%
"Graças à plataforma EPLAN, o tempo para a padronização e automação dos processos, que anteriormente tinha de ser o mais extenso possível, foi reduzido em aproximadamente um terço", estima Schneider.

Mais informações:
www.eplan.pt
www.althaus-ag.ch

Imagens: (Fonte: W. Althaus.AG)

bild1.jpg: Processos padronizados: Diagramas elétricos, planos de bornes e de esquemas são criados por via da plataforma EPLAN.

bild2.jpg: Montagem por robôs: O fabrico automático das réguas de bornes, com o sistema de manuseamento flexível "ATHAS".

bild3.jpg: Avanço enorme: Graças ao EPLAN Pro Panel, os engenheiros da Althaus criam quadros de automação, de um modo muito mais eficaz e flexível.

bild4/5jpg: A Althaus dispõe uma gama de serviços que vão desde o planeamento do projeto, o desenvolvimento de hardware e software até à montagem e colocação em funcionamento dos armários de distribuição.

bild6.jpg: Armários de distribuição por medida: A Althaus não faz quaisquer exigências aos seus clientes relativamente aos materiais e unidades de controlo de dispositivos que são utilizados.

Schneider_neu.jpg: O Gestor de Operações Marco Schneider à frente dos armários de distribuição.

screen1.jpg: EPLAN Pro Panel introduz o 3D nos projetos.

A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%
A plataforma EPLAN aumenta a velocidade do processo da empresa W. Althaus AG em 30%

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP