www.industria-portugal.com
EPLAN

Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer

Planeamento elétrico: a automação permite poupar tempo também em lotes de um.


Os fabricantes de armários de controlo que contam com processos de planeamento automatizados irão beneficiar de tempos mais reduzidos na criação de projetos e de uma qualidade superior. Os processos secundários, como criação de documentação, também podem ser simplificados. Mas quanto tempo é possível poupar efetivamente num processo completo? A Hanseatic Power Solutions GmbH (HPS) automatizou a engenharia de armários de controlo em vários passos e implementou recentemente o EPLAN Cogineer. A empresa apresenta agora uma comparação entre "antes e depois" para registar as poupanças reais em termos de tempo. Os resultados são evidentes. Atualmente, só o planeamento elétrico demora apenas 20% do tempo original.

Fontes de alimentação de emergência para centrais elétricas e "unidades de potência" para hospitais e navios de cruzeiro são o tipo de aplicações para as quais os armários de controlo da HPS foram concebidos. A empresa projeta e constrói tecnologia de controlo para o extremamente exigente setor da energia. Isto tornou-se evidente quando a HPS abriu uma filial nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Nessas instalações, os funcionários são responsáveis pelas vendas, pelo planeamento de projetos e pelos serviços de assistência para os clientes da região, que incluem operadores de centrais elétricas e de refinarias.

Meta: maximização da automação na engenharia de armários de controlo
Desde a fundação da empresa, em 2009, o diretor-geral Bernd Mähnss e a sua equipa têm dado prioridade à maximização da automação no planeamento de projetos, conceção e fabrico de armários de controlo. Isto resultou na conclusão de projetos bastante complexos (com 80 a 100 painéis para armários de controlo) em seis a oito semanas, desde a receção da encomenda até à entrega e instalação.
Um dos motivos para esta rápida resposta, embora os projetos envolvam produtos de lotes de um, é a utilização consistente da Plataforma EPLAN. O EPLAN Pro Panel é utilizado para o planeamento de armários em 3D. As unidades de distribuição de energia e os barramentos feitos de cobre são projetados e concluídos em 3D usando o módulo de cobre e os conjuntos de cabos (externos) são baseados no módulo de roteamento.

Criação rápida de esquemas
Há vários meses que a HPS (e consequentemente também os seus clientes) beneficia de tempos de processamento ainda mais curtos. Quando a EPLAN lançou o seu software Cogineer, a HPS foi um dos primeiros clientes a implementar o módulo. O EPLAN Cogineer permite a criação automatizada de esquemas sem a necessidade de qualquer programação nem conhecimentos especializados em termos de configuração e gestão de variantes. Apenas são necessários conhecimentos básicos de macros para começar rapidamente a utilizar a aplicação.

Padronização também para produtos únicos

À partida, poderá parecer estranho que um fabricante de armários de controlo que trabalhe com lotes de um utilize automação e padronização. Bernd Mähnss, fundador e diretor-geral da HPS: "Evidentemente, os nossos projetos são sempre individuais. Mas também têm funções e módulos recorrentes como esquemas para controlo de ventilação e barreiras corta-fogo em domótica". Para essas funções, a HPS guarda bibliotecas de macros no Cogineer às quais os engenheiros elétricos podem aceder sempre que necessário. Dennis Burmeister, Vendas de Engenharia/Assistência na HPS e responsável pela implementação do Cogineer: "Os utilizadores têm que selecionar a potência necessária e tudo o resto é depois determinado automaticamente e integrado no esquema: desde os interruptores certos para proteção e reparação de motores até aos terminais e secções transversais do cabo. As designações de funções no esquema também são atribuídas automaticamente". Também é possível clicar em opções para as integrar nos planos. Por exemplo, é possível selecionar as fontes de alimentação através da tensão do gerador ou da tensão do consumidor com contator.

"Testado e comprovado", incluindo propriedades térmicas e roteamento
Dependendo das opções selecionadas e do tipo de fonte de alimentação, os esquemas são depois criados automaticamente. O Cogineer também oferece outras vantagens além da automação do design. Dennis Burmeister: "As macros foram testadas e comprovadas e não apresentam erros. Isto dá-nos confiança e também melhora a qualidade dos designs. Os planeadores já não têm que perder tempo com tarefas demoradas quando é necessário fazer alterações posteriores, por ex., a valores de potência. O software trata de tudo". O roteamento é integrado na criação automatizada dos esquemas e a HPS também pode encomendar automaticamente os bornes diretamente à Phoenix Contact utilizando o módulo EPLAN correspondente. O Rittal Therm é usado para calcular a dissipação de energia de todos os componentes selecionados no EPLAN. Isto permite ao planeador identificar "hotspots".

O próximo passo: produção sem papel com o EPLAN eView

Há vários anos que a HPS não usa as tradicionais pastas com cópias em papel nem documentação física, a não ser que os clientes o solicitem. Ao invés disso, a cada armário de controlo é atribuído um código QR que permite aos utilizadores consultar online a documentação detalhada existente na HPS. Dennis Burmeister: "A vantagem adicional é o facto de a documentação estar sempre atualizada no sentido de ser uma réplica digital ao longo de todo o ciclo de vida do armário real." O próximo passo é ter unidades de produção sem papel usando o EPLAN eView. Bernd Mähnss: "Atualmente já só precisamos dos esquemas para as inspeções. Na produção, um plano de configuração é suficiente. Em breve iremos implementar o eView nas estações de inspeção. O pessoal da manutenção pode adicionar comentários diretamente na documentação em conformidade com as normas. Isto permite poupar tempo e, mais uma vez, evitar a duplicação de tarefas."

Resumo: a automação permite enormes ganhos em termos de eficiência
Depois da implementação do EPLAN Cogineer, a HPS usou uma comparação do tempo demorado "antes e depois" para processar uma encomenda com e sem automação. Foram levados em consideração links do Cogineer e do EPLAN para o processamento mecânico e a montagem automática de cabos e bornes. Isto resultou num design 25% mais rápido e num planeamento elétrico 80% mais rápido. O esforço necessário para a produção mecânica é reduzido para metade e a produção elétrica é 40% mais rápida. A documentação foi criada num quarto do tempo que normalmente demorava. Bernd Mähnss: "Resumindo, os nossos prazos de entrega - que já eram mais do que competitivos, ou seja, muito curtos - foram reduzidos em cerca de 35% graças à automação e ao nosso processo de planeamento integrado. Ao mesmo tempo, a documentação é mais detalhada e a qualidade do planeamento também é melhor graças à utilização de macros e módulos testados e comprovados." Assim, é evidente que a HPS continuará por esta via.


Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 1 - A HPS é conhecida em todo o mundo como especialista em engenharia de energia, especialmente para aplicações sensíveis e críticas como fontes de alimentação de emergência

 

Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 3 (Fonte: EPLAN) - O EPLAN Cogineer permite a criação automatizada de esquemas sem a necessidade de qualquer programação nem conhecimentos especializados em termos de configuração e gestão de variantes.


Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 4 - Bernd Mähnss, fundador e diretor-geral da HPS: "O nosso processo de planeamento automatizado e integrado permite poupar cerca de 35% de tempo. Isto é uma clara vantagem competitiva para nós."

 


Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 5 - Dennis Burmeister, Vendas de Engenharia/Assistência na HPS: "Com o EPLAN Cogineer, não só poupamos tempo. Também melhoramos a qualidade do design graças à utilização de componentes testados e comprovados isentos de erros que armazenamos como macros. Isto beneficia-nos a nós e também aos nossos clientes."

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP