www.industria-portugal.com
EPLAN

A EPLAN acelera em 30% a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem!

A Advanced Machine & Tool (AMT) de Fort Wayne, Indiana, verificou melhorias consideráveis na produtividade ao utilizar as soluções EPLAN e mudou de AutoCAD Electrical para EPLAN. As morosas etapas de desenvolvimento do produto, como a etiquetagem de dispositivos, a numeração de cabos e a padronização do design da máquina, incluindo o arquivo e a reutilização do conteúdo recorrente, foram simplificadas e aceleradas.

A EPLAN acelera em 30% a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem!
Design acelerado para muitos projetos
de máquinas especializadas

O processo que levou a Advanced Machine & Tool Corporation (AMT) de Fort Wayne, Indiana, a adotar o EPLAN há três anos, teve uma génese não muito comum. Muitas das empresas que mudam para a EPLAN fazem-no após reconhecerem que o seu software de CAD existente não é suficiente para os seus requisitos atuais ou futuros. Os engenheiros da AMT, que trabalhavam com o AutoCAD Electrical, não tiveram a sensação de lhes estar a faltar alguma coisa até que um dos clientes mais importantes da indústria automóvel estipulou que pretendia desenhos elétricos em EPLAN para as máquinas por ele encomendadas, de forma a agilizar a produção da documentação e melhorar a sua exatidão. Esta situação fez com que a AMT investigasse se a EPLAN era efetivamente a melhor opção. Ao decidirem que sim, a AMT iniciou um processo gradual de mudança de todas as atribuições de energia elétrica e hidráulica para a plataforma EPLAN. Hoje, os engenheiros estão satisfeitos por a empresa ter mudado. "Considerava que estávamos numa situação confortável com o nosso antigo sistema CAD mas asseguro que não regressaríamos a ele agora" refere o engenheiro eletrónico Mark Lohrman.

Constrói máquinas que fabricam motores
A AMT está especializada na construção de equipamento de enrolamento e bobinagem e de outras máquinas utilizadas na produção de motores elétricos, geradores, alternadores e outros dispositivos para a indústria automóvel e outras. A fase de engenharia de preparação de uma encomenda pode levar no mínimo três dias ou no máximo 60 semanas para os projetos mais elaborados mas uma encomenda típica envolve um cliente a pretender uma única máquina para produzir um novo motor ou para aumentar ou simplificar a sua produção atual. “Podia ser tão simples como adicionar uma máquina similar a uma que eles possuem agora, ou apresentarem-nos um produto que pretendem produzir e perguntarem ´Como é que o fabricamos?" refere Lohrman.

Todos os projetos são agora efetuados em EPLAN
Para além do cliente da indústria automóvel que exigiu a documentação EPLAN, a AMT efetuou uma abordagem conservadora para implementar o EPLAN. Os projetos foram um ponto de referência para verificar os ganhos de produtividade e ao longo do tempo mais e mais projetos foram efetuados em EPLAN. “Agora, encontramo-nos num ponto em que, independentemente do que estiver a ser lançado, nós efetuamo-lo em EPLAN," refere Lohrman. A mudança para EPLAN tornou possível gerar documentação precisa e bem estruturada de uma forma mais rápida do que era possível anteriormente.

Tarefas morosas automatizadas
Numa atribuição que poderia levar duas semanas de trabalho em AutoCAD, foram obtidas grandes poupanças de tempo ao utilizar EPLAN em quatro áreas foram alcançadas aproximadamente 23 a 28 horas de trabalho.

- A etiquetagem de dispositivos e a numeração de cabos costumava ser uma tarefa manual, que agora foi automatizada em conjunto com a geração das atuais etiquetas de dispositivos, números de cabos e etiquetas de terminais. Os engenheiros da AMT utilizam a funcionalidade interna do EPLAN para definir as impressoras ao transmitir uma folha de cálculo em Excel com todos os dados... Verificou-se uma poupança de 4 a 5 horas.

- São gerados automaticamente diagramas de terminais e listas técnicas sem erros... Verificou-se uma poupança de 5 horas.

- O circuito padrão é arquivado e reutilizado de projeto para projeto... E são poupadas 8 a 12 horas.

- Os esquemas fluidos foram integrados no projeto global, eliminando erros com nomeação de dispositivos e componentes em falta... Foram poupadas mais 6 horas.

Para projetos de maior dimensão, as poupanças são proporcionalmente maiores.

O arquivo de macros continua a expandir
"A numeração automática é muito importante para nós" refere Lohrman. "Posso ir à lista de peças e retirar uma peça. Se existir uma macro associada a ela, estou decidido." Os benefícios de arquivar e reutilizar o conteúdo padrão crescem com a quantidade de itens de conteúdo armazenados como macros EPLAN: agora mais de 300 processos e mais de 500 componentes. "Os desenhos estão arquivados e podem ser facilmente encontrados. Posso criar um conjunto completo de desenhos em poucos minutos - não tenho que voltar aos ficheiros em suporte de papel. Enquanto a vasta maioria das nossas máquinas são personalizadas, existem algumas que repetimos com ajustes mínimos. Com o EPLAN, podemos acionar os desenhos, efetuar ajustes mínimos de forma rápida e fácil e fazer sair um conjunto de planos para eles." Os engenheiros da AMT também utilizam uma outra fonte de dados das peças: O EPLAN Data Portal. Utilizam-no para descarregar conjuntos de dados de componentes, incluindo Allen Bradley, WAGO e outra informação. " O EPLAN Data Portal é fácil de utilizar," refere Lohrman. "Uma das principais poupanças de tempo é o facto de não ter de percorrer todas as páginas da documentação para encontrar medidas. Se pretendo uma peça nova, vou sempre primeiro ao Data Portal."

A engenharia a tornar-se mais integrada
Para a AMT, o apoio da EPLAN contribuiu para uma transição mais suave. “Dispomos de uma resposta rápida quando efetuamos uma consulta - normalmente durante o dia. (Um técnico de apoio da EPLAN) pode aceder online e visualizar o meu ecrã, pode visualizar o problema, o que torna a resolução do problema muito mais fácil. A forma da AMT seguir com a EPLAN é provavelmente incluir uma integração mais próxima do desenho elétrico e fluido, uma vez que existem cada vez mais engenheiros treinados em EPLAN Fluid. Dessa forma, duas disciplinas poderiam trabalhar lado a lado, de forma a acelerar os projetos e otimizar os resultados. Outras etapas futuras poderão incluir a adoção do EEC One - o novo Centro de Engenharia One da EPLAN, para começar a desenhar máquinas mecatronicamente em unidades funcionais.
 
A EPLAN acelera em 30% a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem!

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP