www.industria-portugal.com
norelem

O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

Frequentemente considerados um dado adquirido, os componentes para posicionamento e fixação são cada vez mais essenciais à medida que os requisitos de engenharia aumentam. Marcus Schneck, CEO da norelem, analisa as técnicas e tecnologias ideais - e o que o futuro nos reserva.

O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

A engenharia resume-se a precisão repetibilidade e fiabilidade. Todos os dias, a qualquer hora, milhares de milhões de produtos são produzidos pela indústria global, sempre respeitando rigorosíssimas especificações e tolerâncias e com elevados níveis de atenção ao detalhe e qualidade, além de eficiência e segurança.

Nada disto seria possível sem os componentes que possibilitam a fixação e o posicionamento. É por este motivo que estes componentes são tão cruciais. É por isso que a fixação - embora pareça relativamente irrelevante e insignificante - pode ser o fator mais importante para o sucesso de uma empresa de engenharia.

No entanto, um dos princípios pelos quais os engenheiros se regem é o da melhoria contínua. Existe sempre uma forma de melhorar. E, muito frequentemente, o segredo para conseguir melhorar está nas técnicas e tecnologias de fixação utilizadas. Portanto, vamos analisar os motivos para o que foi referido acima, bem como alguns dos componentes essenciais disponíveis, para que possamos desenvolver os nossos produtos de forma mais precisa e eficiente para garantir um futuro melhor para todos.

Adotar uma posição vantajosa
Os dois principais aspetos da engenharia afetados pela fixação e pelo posicionamento são, como sempre, a precisão e a eficiência - cujos resultados tangíveis são melhor qualidade, maior consistência e operações mais rentáveis.

Em termos de qualidade, o impacto da fixação e do posicionamento vai muito além da simples fixação de peças de trabalho no devido lugar. Podemos usar as melhores máquinas, mas, se usarmos componentes inferiores, o que sobressairá será a fraca qualidade dos resultados.
Logo, quando temos que trabalhar com designs complexos e intrincados, a qualidade dos resultados depende amplamente da qualidade dos elementos de fixação. Até os mais pequenos desvios podem causar grande impacto nos produtos acabados.

No que se refere à eficiência e rentabilidade, mais uma vez, a fixação e o posicionamento têm um impacto surpreendentemente forte. Sim, a fixação consistente das peças de trabalho no devido lugar é sinónimo de índices de produção mais rápidos. Por outro lado, é igualmente sinónimo de um processo de remontagem mais rápido e mais simples no que diz respeito à substituição de peças de máquinas ao permitir a substituição de componentes desgastados sem qualquer problema nem repercussões para as etapas subsequentes da produção.

Além destas duas vantagens dominantes, os diferentes produtos para posicionamento e componentes para fixação também apresentam as suas próprias vantagens em função das respetivas aplicações. Vejamos então alguns exemplos.


O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

Adotar uma posição em relação ao posicionamento
Atualmente está disponível um vasto leque de elementos de posicionamento. Tal como qualquer aspeto da engenharia, a seleção de uma solução de posicionamento, aperto ou fixação deve ser considerada juntamente com os requisitos da aplicação em questão.

Os pinos de posicionamento (ou pino de guia para travamento), por exemplo, são elementos de posicionamento clássicos, ideais para configurar dispositivos de montagem ou afinar componentes em máquinas-ferramenta. Os pinos de bloqueio esféricos constituem outra opção para a conexão e fixação de peças de trabalho e componentes através da utilização de um mecanismo de bloqueio esférico e de operação simples com botão de pressão para garantir uma solução autotravante, estável e segura.


O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

As sapatas de pressão acionadas por mola, por sua vez, são outro elemento de posicionamento comummente usado na construção de máquinas e ferramentas. Os componentes funcionam como pinos de pressão, ou impressão, e permitem a rápida fixação dos elementos no devido lugar.

Outra possibilidade são os batentes, desde batentes excêntricos a batentes de parafuso reguláveis, passando por batente para peças de trabalho 5D. Normalmente, estes funcionam como auxiliares de posicionamento para peças de trabalho em equipamentos de montagem e máquinas-ferramenta, onde, por exemplo, é possível alinhar e ajustar universalmente réguas de fixação diferentes.

Esta não é, de modo nenhum, uma lista exaustiva de opções - no entanto, a norelem disponibiliza uma lista prática no THE BIG GREEN BOOK. As cunhas de fixação usináveis, os pinos de retenção de alta precisão e os posicionadores de efeito lateral com mola, bem como os parafusos excêntricos e as garras de fixação, oferecem um leque de opções de fixação em função dos requisitos aplicáveis. No entanto, mais uma vez, a solução específica selecionada deve ser adequada para a aplicação em questão de forma a garantir qualidade e aumentar a eficiência.


O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

Adotar uma posição preparada para o futuro
À medida que a Indústria 4.0 conquista uma posição firme em todo o mundo, outro fator que temos que considerar é a forma como as tecnologias conectadas estão a mudar positivamente o posicionamento e a fixação.

A norelem fornece, há vários anos, diversas soluções equipadas com sensores e compatíveis com a IdC, desenvolvidas para ajudar os engenheiros a explorarem novas possibilidades nos seus equipamentos de forma a aumentarem a qualidade e a eficiência através de tecnologias inteligentes.

Por exemplo: peças de pressão acionadas por mola que combinam sensores de posicionamento fiáveis com sensores de monitorização da condição integrados. E, atualmente, estão a ser adicionados a estas soluções cada vez mais componentes, como pinos de suporte, pinos de posicionamento e pinos de guia cilíndricos em cerâmica. Entretanto, outros componentes podem agora ser instalados com sensores - como extensómetros - para fornecerem informações em tempo real relativamente á conclusão de processos de fixação ou posicionamento.


O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

É bom saber que, independentemente do nível de especialização da aplicação, existe sempre uma opção para fixar, prender, posicionar e manter as peças de trabalho no devido lugar - e a norelem está disponível para ajudar os seus clientes a tomar as decisões certas com as gamas completas apresentadas no seu diretório de engenharia, o THE BIG GREEN BOOK. Ainda mais interessante é ver como este aspeto frequentemente subestimado do nosso setor está a progredir paralelamente à Indústria 4.0 à medida que as tecnologias conectadas expandem a sua presença em todo o mundo.

Isto também significa que o posicionamento e a fixação, tal como qualquer outro aspeto da engenharia, têm que ser alinhados, preparados e adaptados para maiores mudanças após 2020 de modo a melhorar ainda mais a precisão e eficiência.

No final de contas, o segredo está no posicionamento.

Para mais informações sobre a norelem e componentes de fixação e posicionamento, visite www.norelem.pt


O segredo está no posicionamento: desenvolver um futuro melhor com componentes para fixação e posicionamento

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP