www.industria-portugal.com
Sandvik Coromant News

Benefícios da recompra e reciclagem de metal duro

A circularidade do produto oferece uma solução vantajosa para todos em matéria de sustentabilidade e negócio.

Benefícios da recompra e reciclagem de metal duro

Localizada na Áustria e sendo parte integrante do Sandvik Group, a Wolfram Bergbau und Hütten é um dos maiores produtores mundiais de tungsténio. Ingrediente fundamental das ferramentas em metal duro da Sandvik Coromant, as reservas estimadas deste material rondam as sete milhões de toneladas ou 100 anos de consumo. O acesso a matérias-primas primárias é essencial para a manutenção da posição da Wolfram, mas a unidade investe também em ferramentas já criadas. Jill Glynn, gestor comercial da Sandvik Coromant, líder no corte de metais, explica de que forma os fabricantes podem tirar máximo proveito dos activos de que dispõem.

Porquê extrair desnecessariamente? De acordo com a ClimateWorks Foundation, uma instituição pública de solidariedade social, cuja missão passa por descobrir soluções de melhores práticas para ajudar as organizações a reduzirem o consumo de dióxido de carbono, a economia circular é "um sistema no qual o material flui, definido como sendo composto por nutrientes biológicos e "técnicos", concebidos para continuarem a circular a alta qualidade, por forma a reentrarem de forma segura na biosfera, trazendo assim valor perante uma quantidade mínima de energia e recursos físicos".

Círculo completo

A economia circular não oferece apenas vantagens ambientais. Assim que as ferramentas da Sandvik Coromant perdem as suas propriedades de ponta, é fácil torná-las inutilizáveis. No entanto, os materiais usados no fabrico dessas ferramentas permanecem valiosos.

Numa perspectiva ecológica, fabricar novas ferramentas a partir de metal duro reciclado requer 70% menos energia do que a produção com matérias-primas virgens. A produção é também mais sustentável e a utilização de materiais reciclados permite uma redução de 40% na emissão de dióxido de carbono face ao fabrico a começar do zero.

Na introdução de qualquer processo novo, o seu sucesso resume-se, frequentemente, à sua capacidade de satisfazer as necessidades do negócio. A adopção circular aborda os desafios de sustentabilidade globais, ao mesmo tempo que se encarrega de um problema que alguns clientes pretendem gerir - os desperdícios.

Supervisionar todo o ciclo de vida de um produto dá às empresas um maior controlo sobre os seus activos. Este controlo significa que uma empresa é capaz de rever eficazmente os seus custos, ajudando ao mesmo tempo os seus clientes, que irão beneficiar da venda de produtos usados, criando uma relação de fornecedor que não se esgota quando se conclui a compra inicial.


Benefícios da recompra e reciclagem de metal duro

Recompra

É possível reciclar 95% de uma pastilha de metal duro usado. O tungsténio constitui cerca de 75% deste metal duro. A unidade da Wolfram desenvolveu um processo de reciclagem interno, do qual podem beneficiar os clientes da Sandvik Coromant de todo o mundo.

A Sandvik Coromant organiza a recolha das ferramentas em metal duro usadas do cliente, antes de as transportar para a unidade. Aí, os coordenadores de reciclagem realizam uma análise de fluorescência de raios-X, usando um sistema de digitalização, que determina a composição das ferramentas recebidas. Após uma trituração inicial, as ferramentas agora em pó formam um pó de metal duro.

Este pó é depois submetido a uma purificação química, que ajuda a obter materiais que têm as mesmas propriedades que o tungsténio originalmente encontrado nas minas da Wolfram. Elementos adicionais no metal duro cimentado são também geridos de forma sustentável. Por exemplo, o cobalto obtido a partir das ferramentas usadas é enviado para terceiros, para fins de reciclagem.

O programa de reciclagem da Sandvik Coromant aceita ferramentas em metal duro de todos os fabricantes, independentemente da dimensão, do sector ou da localização.

Vida útil prolongada

Para agirem como parceiros responsáveis, as empresas devem incorporar a reciclagem na sua estratégia de gestão de activos. No entanto, a oferta de brocas de metal duro para uma maior segurança dos processos durante a maquinagem de materiais duros é outra preocupação ambiental.

A maior parte das indústrias nas quais a perfuração desempenha um papel chave na produção diária compram com uma pergunta em mente. Quanto tempo durará esta ferramenta? Muitos colocam esta questão a partir de uma perspectiva de custo por utilização, mas uma ferramenta duradoura é também importante para os que pretendem prolongar a utilização do produto em termos ambientais.

A Sandvik Coromant desenvolveu a mais recente adição à sua gama de produtos, a CoroDrill® 860 com geometria -GM, tendo estas considerações como prioridade. A ferramenta é muito menos permeável ao desgaste do que a sua antecessora, a CoroDrill® R840, graças à sua geometria avançada e grau único, que resulta numa vida útil prolongada da ferramenta.

O serviço de recondicionamento da Sandvik Coromant optimiza a vida útil e o desempenho da ferramenta, assegurando a maior segurança dos processos com a nova geometria. Para uma vida útil prolongada, as ferramentas têm de se sujeitar com sucesso a vários recondicionamentos. A CoroDrill 860-GM não só oferece um desempenho líder de mercado, como também maximiza a vida útil da ferramenta disponível graças ao seu design mais longo. Com uma recomendação de três recondicionamentos, a CoroDrill 860-GM providencia eficazmente quatro ferramentas numa única solução. No fim da sua vida útil, a ferramenta pode entrar no programa de reciclagem Sandvik Coromant, assegurando um retorno financeiro ao investimento inicial do cliente.

A Wolfram demonstra que a gestão de activos não termina após a compra. Os produtores devem considerar todo o ciclo de vida dos seus produtos, quer numa perspectiva de sustentabilidade, quer de rentabilidade. Se, por um lado, os esquemas de reciclagem podem reduzir a emissão de carbono e fortalecer as relações com os clientes, por outro lado, os produtores devem também considerar a longevidade das ferramentas que criam, o que irá impulsionar ainda mais a sustentabilidade de um negócio.

Para mais informações acerca da CoroDrill 860 com geometria -GM, visite o website da Sandvik Coromant.

www.sandvik.coromant.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP