www.industria-portugal.com
norelem

Soluções flexíveis para prototipagem e desenvolvimento de produtos através de componentes padrão

A indústria transformadora e de engenharia está a avançar a um ritmo cada vez mais rápido, graças ao esforço contínuo por tornar a prototipagem e o desenvolvimento de produtos mais flexíveis e, consequentemente, mas eficientes. Neste sentido, Marcus Schneck, CEO da norelem, explora os componentes padrão que já estão disponíveis para a indústria transformadora e de engenharia e que podem impulsionar a criação de soluções flexíveis para facilitar a prototipagem e o desenvolvimento de produtos.

Soluções flexíveis para prototipagem e desenvolvimento de produtos através de componentes padrão

Todos os campos do fabrico utilizam o conceito da prototipagem, que é uma expressão com um sentido bastante lato. No entanto, no contexto do design de produtos de engenharia que iremos explorar, um protótipo é uma versão preliminar do produto final, que é utilizado para avaliar o design, testar a tecnologia, analisar o princípio de funcionamento e fornecer especificações sobre o produto final. A utilização de protótipos é necessária para o design de produtos de engenharia e, de forma mais significativa, para o desenvolvimento de produtos novos.

Recentemente, a indústria tem vindo a adotar um estilo de prototipagem chamado "prototipagem rápida". A "prototipagem rápida" é um termo relativamente novo que envolve a criação rápida de um protótipo para fins de avaliação de uma peça ou das características de uma peça, numa perspetiva visual e funcional. Por vezes, as peças individuais são rapidamente criadas em separado e montadas para testar o protótipo. Geralmente, tal é realizado por meio de impressão 3D, uma técnica que, na verdade, ganhou destaque inicialmente como uma forma rápida de criar protótipos.

Embora a impressão 3D seja uma solução viável para fins de design entre a maioria das outras soluções de prototipagem rápida, não oferece as propriedades materiais para testar verdadeiramente os protótipos de acordo com as respetivas utilizações. É nestes casos que os componentes padrão podem ser utilizados para melhorar o processo de design de produtos.

Os nossos clientes trabalham maioritariamente em áreas como a manutenção, o fabrico de ferramentas e as máquinas especiais. Os trabalhadores destas indústrias têm necessidades específicas no que diz respeito ao processo de desenvolvimento de produtos, necessidades estas que não são possíveis de satisfazer por meio de processos de prototipagem rápida, como a impressão 3D. Os componentes padrão, por outro lado, estão imediatamente disponíveis e cumprem as normas de qualidade, pelo que são a solução ideal para a prototipagem. Como fabricante de componentes padrão líder no setor, a norelem oferece serviços que permitem encomendar componentes padrão de forma mais adequada à fase de design de produtos do que outros fornecedores, incluindo a disponibilização de dados CAD e informações técnicas de apoio, entre muitos outros. Além disso, todos os produtos têm prazos de entrega curtos, o que facilita um processo de construção rápido, desde a conceção até à conclusão.


Soluções flexíveis para prototipagem e desenvolvimento de produtos através de componentes padrão

Então, porquê escolher componentes padrão para o processo de prototipagem?
Como já foi referido, não é possível satisfazer a maioria das necessidades do cliente por meio de processos de prototipagem rápida. No entanto, isto não quer dizer que os componentes padrão devam ser utilizados apenas como alternativa. Na verdade, consideramos que existem muitas razões para utilizar componentes padrão, mesmo em situações em que soluções como a impressão 3D seriam adequadas.

Todos os componentes padrão comuns da norelem foram concebidos para aumentar a eficiência e a flexibilidade no desenvolvimento de protótipos. Por conseguinte, muitos destes componentes são artigos individuais que podem ser facilmente incorporados num conjunto maior existente ou que podem ser utilizados em conjugação para criar um conjunto totalmente novo. Além disso, todos os componentes padrão da norelem podem ser modificados de acordo com os desejos do cliente, por exemplo, caso este precise de um comprimento de rosca diferente numa alavanca de fixação. Todos os componentes podem ser modificados quer em termos de alteração da cor, do comprimento, quer de outras características do produto.

Além disso, todos os componentes padrão da norelem possuem uma qualidade extremamente elevada. Isto significa que é pouco provável que estes quebrem ou se deformem sob a pressão aplicada nos testes. Também significa que os produtos têm uma longa vida útil, por isso, podem ser utilizados muitas vezes em diferentes protótipos, o que torna os componentes padrão mais sustentáveis e económicos. Na verdade, alguns clientes compram produtos com a única intenção de os utilizar para criar protótipos.

Além disso, quando utilizados em conjunto com a documentação técnica e as instruções de montagem correspondentes, os produtos da norelem permitem menos interrupções e, consequentemente, um menor consumo de energia. Em primeiro lugar, para que a prototipagem por meio da utilização de componentes padrão seja mais eficiente, os produtos têm de ser utilizados corretamente.


Soluções flexíveis para prototipagem e desenvolvimento de produtos através de componentes padrão

O que deve considerar ao selecionar os componentes para garantir a flexibilidade
Ao decidir que componentes padrão comprar, antes de mais, os engenheiros devem considerar se os componentes podem ser adaptados aos requisitos do protótipo. Esta consideração inclui também o material dos produtos. Os componentes padrão da norelem estão disponíveis em diversos materiais, o que garante que o cliente irá encontrar o material perfeito para as suas necessidades. Por exemplo, os componentes em aço inoxidável de qualidade A4 podem ser utilizados para aplicações em água salgada, enquanto os componentes padrão em cerâmica são ideais inclusive para altas temperaturas.

Esta flexibilidade no que diz respeito aos materiais oferece aos clientes uma clara vantagem em termos de preço. Os clientes têm a opção de poupar nos componentes que funcionarão mesmo com materiais mais económicos, podendo optar pelos componentes mais caros nos casos em que a escolha do material é extremamente importante para o desempenho do protótipo.

A importância do material do componente padrão depende em grande medida da aplicação para a qual o componente será utilizado. Nalguns casos, é necessário um material forte e duradouro, como o aço, enquanto noutros pode ser suficiente um material mais económico, como o plástico.

Os componentes padrão estão aqui para lhe facilitar a vida
Embora as soluções de prototipagem rápida estejam a tornar-se cada vez mais comuns no desenvolvimento de protótipos, os componentes padrão são também importantes no processo de prototipagem. Os componentes padrão da norelem oferecem a elevada qualidade, flexibilidade e durabilidade que são expectáveis de um produto final, portanto, é lógico que também sejam utilizados na composição de um produto final.

De forma geral, a norelem oferece diversos serviços para ajudar os engenheiros e os fabricantes a selecionarem os componentes certos para fins de prototipagem e desenvolvimento de produtos. Estes serviços, como assistência técnica, a conta-chave da norelem, a nossa plataforma de compra online com entregas rápidas, o THE BIG GREEN BOOK, bem como dados CAD gratuitos, foram todos concebidos com o objetivo de facilitar a escolha do componente padrão certo por meio de um simples clique num botão ou breve telefonema.

www.norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP