www.industria-portugal.com
norelem

Supere os seus desafios de engenharia com acoplamentos de eixo da norelem

Desde transmissão precisa de torques, amortecimento de vibrações e controlo de movimentos, os acoplamentos da norelem podem ser usados em diversas aplicações e estão prontamente disponíveis em diferentes designs. A gama completa inclui acoplamentos sanfonados de metal, acoplamentos de garras em elastómero, acoplamentos flexíveis bipartidos, acoplamentos de Oldham e acoplamentos rígidos.


Supere os seus desafios de engenharia com acoplamentos de eixo da norelem


Os acoplamentos de eixo unem dois eixos e transmitem movimentos rotativos e torques do eixo de acionamento para o eixo acionado. Os eixos são acoplados através de uma conexão rígida ou flexível. As conexões de eixos lineares são maioritariamente realizadas com acoplamentos de eixo flexíveis. Os acoplamentos de eixo também são usados para compensar desvios axiais e radiais e erros angulares, bem como para amortecer vibrações e impactos.

As aplicações para os acoplamentos de eixo da norelem são inúmeras, conforme explica Marcus Schneck, CEO da norelem: "Os acoplamentos de eixo são usados em diversas áreas e designs: desde simples acionamentos em máquinas-ferramentas, máquinas de embalamento e de produção de têxteis, a acionamentos de posicionamento complexos em tecnologia de controlo e regulamento. É com enorme agrado que facilitamos um pouco o design e a implementação destes processos com a nossa nova gama de acoplamentos de eixo."

As aplicações para acoplamentos de eixo dividem-se em duas áreas funcionais. Por um lado, existem aplicações em que o foco principal é a transmissão de torque e potência, por ex., em bombas, sistemas de transporte e agitadores. Por outro, existem aplicações para controlo de posição e movimento que se destinam à transmissão de movimentos rotativos de modo exato e com precisão posicional, por ex., em servomotores e motores de passo para eixos lineares.

Acoplamentos para qualquer aplicação
A norelem oferece acoplamentos de eixo na forma de acoplamentos sanfonados de metal, acoplamentos de garras em elastómero, acoplamentos flexíveis bipartidos, acoplamentos de Oldham e acoplamentos rígidos. A escolha do design depende principalmente na potência a transmitir e da conexão a equilibrar. O tipo de montagem também é um fator importante. Por exemplo, existem versões com cubos de aperto e cubos de aperto amovíveis, que no caso de acoplamentos rígidos são ranhurados e bipartidos. Os acoplamentos com cubos de aperto bipartidos amovíveis podem ser montados radialmente. Não é necessário desmontar o eixo e o acionamento para instalar ou substituir o acoplamento.

Além de constituírem uma enorme vantagem em qualquer operação, os acoplamentos de eixo praticamente não necessitam de manutenção. Apenas os acoplamentos de garras em elastómero possuem as estrelas de acoplamento, que são feitas de poliuretano e estão sujeitas a desgaste devido ao envelhecimento e à carga. No entanto, as estrelas podem ser substituídas facilmente sem que seja necessário substituir todo o acoplamento.

Os acoplamentos sanfonados de metal são feitos de aço inoxidável e alumínio, sendo que a parte sanfonada de metal é feita de aço inoxidável e o cubo de alumínio e aço inoxidável. Os acoplamentos são montados com cubos de aperto ou cubos de aperto amovíveis e estão disponíveis para eixos com diâmetros de 3 a 70 mm, transmitindo torques de 0,5 a 1500 Nm.

Feitos de alumínio e aço inoxidável com a estrela de acoplamento em poliuretano, os acoplamentos de garras em elastómero podem ser montados com recurso a cubos de aperto ou cubos de aperto amovíveis. Estão disponíveis para eixos com diâmetros de 3 a 60 mm e permitem transmitir torques de 0,7 a 525 Nm.

Os acoplamentos flexíveis bipartidos são feitos de alumínio e aço inoxidável. São montados com recurso a cubos de aperto ou cubos de aperto amovíveis. Os acoplamentos de pino de mola foram concebidos para eixos com diâmetros de 3 a 35 mm e torques de 3 a 130 Nm.

Transmitindo torques de 1 a 7 Nm, os acoplamentos de Oldham são feitos de alumínio e podem ser montados em eixos com diâmetros de 3 a 14 mm usando cubos de aperto.

Os acoplamentos rígidos são feitos de aço e aço inoxidável. O método de montagem implica a utilização de cubos ranhurados e bipartidos. Permitem transmitir torques de 16 a 2250 Nm com eixos com diâmetros de 8 a 85 mm.

Para mais informações e detalhes dos produtos, visite as páginas de acoplamentos da norelem correspondentes.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP