www.industria-portugal.com
Schaeffler News

Mais de um milhão de rolamentos: O Schaeffler Wind Power Standard garante a máxima fiabilidade das turbinas eólicas

Já foram fabricados e entregues mais de um milhão de rolamentos para turbinas eólicas, de acordo com a Schaeffler Wind Power Standard.

Mais de um milhão de rolamentos: O Schaeffler Wind Power Standard garante a máxima fiabilidade das turbinas eólicas

No contexto dos ambiciosos objetivos climáticos e de uma sensibilização cada vez maior da sociedade em relação às questões da sustentabilidade, a geração de energia renovável (que inclui a energia eólica como componente central) assume uma importância crescente. Como líder de mercado e parceiro estratégico de desenvolvimento, a Schaeffler, o fornecedor global dos setores automotivo e industrial, fornece soluções de rolamentos fiáveis para turbinas eólicas onshore e offshore há 40 anos. Os rolamentos da Schaeffler podem ser encontrados em entre um terço e metade das turbinas eólicas do mundo.

Há mais de dez anos, a Schaeffler implementou a Wind Power Standard para os rolamentos das turbinas eólicas, que considera a elevada exigências de fiabilidade das turbinas eólicas e dos componentes associados. Esta norma para produtos e processos garante que os rolamentos das turbinas eólicas são submetidos às normas de qualidade mais exigentes, que também se aplicam, por exemplo, na indústria automotiva e nos setores aeronáutico e aeroespacial. No início do ano, a Schaeffler fabricou e entregou o milionésimo rolamento que cumpria a Wind Power Standard.

Os rolamentos desempenham um papel fundamental nas turbinas eólicas
A transição para turbinas de vários megawatts implica um aumento das cargas e dos binários, o que por sua vez submete os componentes a uma exigência ainda maior, enquanto os custos associados às paragens não programadas e às tarefas de manutenção em caso de avaria são cada vez mais elevados, em especial quando se trata de sistemas offshore.

"Os nossos clientes requerem componentes fiáveis que permitam aproveitar totalmente o potencial do aumento da densidade de potência das turbinas eólicas. Graças à Wind Power Standard, garantimos há mais de dez anos o máximo nível de qualidade, com mais de um milhão de rolamentos até à data", afirmou Bernd Endres, responsável da unidade de negócios Eólica na Schaeffler.

Processos específicos das aplicações de energia eólica em toda a cadeia de fornecimento
Para garantir estes elevados padrões, a Schaeffler aposta em processos coordenados e transparentes, um sistema de gestão de modificações definido, um controlo rigoroso da qualidade e uma ampla documentação ao longo de toda a cadeia de processos, obtida em estreita colaboração com os clientes e fornecedores. As atividades específicas de desenvolvimento dos fornecedores asseguram o máximo nível de qualidade desde o princípio.

Larga experiência e amplos conhecimentos dos sistemas
O cumprimento das rigorosas normas de qualidade que são aplicadas em todas as equipas de desenvolvimento e design à escala mundial, assim como em todas as instalações de produção que desenham e fabricam rolamentos para turbinas eólicas, é monitorizado através de auditorias internas. Além da vasta experiência e do amplo know-how sobre sistemas dos especialistas da Schaeffler, é especialmente a utilização de programas de cálculo e simulação de vanguarda que garante que os rolamentos para turbinas eólicas são desenhados de forma ótima. Os cálculos são complementados e validados com recurso a bancos de ensaio avançados. A Schaeffler oferece uma variedade de opções de ensaio, em particular para rolamentos do rotor, na forma do banco de ensaios para grandes rolamentos "Astraios".

www.schaeffler.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP