www.industria-portugal.com
MAYR

Travões sem manutenção para turbinas eólicas

A utilização de travões de segurança nos motores de passo das turbinas eólicas requer um dimensionamento extremamente consciente e um conhecimento preciso acerca das tolerâncias dos binários de travagem. Se estes pré-requisitos forem cumpridos, os travões de elevada qualidade funcionarão durante toda a sua vida útil sem necessitarem de qualquer manutenção.

Travões sem manutenção para turbinas eólicas
Os travões para os motores de passo têm a função de proteger as lâminas do rotor contra torções depois de estas terem sido posicionadas de forma angular pelos motores da engrenagem. Este ajuste do rotor deve funcionar sempre, mesmo que ocorra, por exemplo, uma falha de energia. Neste caso, o motor pode ser alimentado por uma bateria ou por um condensador. Caso não esteja disponível nenhuma destas fontes de alimentação de emergência para o sistema de travagem, o motor foi concebido de forma a que tenha a capacidade de rodar as lâminas do rotor no sentido inverso ao da força de travagem para que fiquem numa posição segura (abrigadas do vento) mesmo quando os travões são aplicados.

Nestes casos, é particularmente importante um conhecimento bem fundamentado acerca das tolerâncias dos binários de travagem para os travões utilizados. Por um lado, deve ser aplicado um binário de travagem suficiente para suster os rotores e, por outro, o binário máximo do motor não deve ser excedido para que continue a ser possível rodar as lâminas para uma posição segura, no sentido inverso ao dos travões aplicados. Obviamente, isto deve ser garantido em todas as condições ambientais que ocorram durante o funcionamento normal como, por exemplo, com uma humidade relativa do ar superior a 90% ou com temperaturas muito abaixo do ponto de congelação. Ao largo da costa, os componentes mecânicos estão sujeitos a uma tensão adicional devido ao ar salgado agressivo.

A transmissão de potência mayr® equipou o seu travão sem manutenção para energia eólica para estas condições rigorosas, com base no sistema de travagem testado e comprovado ROBA-stop®-M. Especialmente as superfícies de metal tiveram que ser protegidas contra a corrosão. Para além de componentes inoxidáveis, como nas molas de compressão, os revestimentos de fricção especialmente desenvolvidos para estas aplicações, combinados com superfícies de contrafricção não corrosivas especiais, já deram provas da sua utilidade.

Todos os valores essenciais ao funcionamento de cada travão mayr® são inspecionados e documentados antes da entrega, de forma a garantir a máxima segurança operacional do sistema. Inúmeros testes realizados no Departamento de Desenvolvimento e Ensaios da empresa, na sede da mayr® em Mauerstetten, fundamentam o dimensionamento vitalício consciente, tendo em consideração tolerâncias de binários de travagem realistas e testadas. Entretanto, a empresa já forneceu mais de 100 000 sistemas de travagem para energia eólica a reconhecidos fabricantes de unidades de forma a serem utilizados nas eólicas, e, até agora, ainda não foram registadas quaisquer falhas.

Fig. 1
A temperatura e a humidade do ar afetam o binário de travagem dos travões de segurança. Por este motivo, a sua aplicação em motores de passo de turbinas eólicas requer um dimensionamento extremamente consciente e um conhecimento preciso acerca das tolerâncias dos binários de travagem.

Fig. 2
Motor de passo com engrenagem angular e travão para energia eólica ROBA-stop®.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP