www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

As robustas unidades de transmissão NORD garantem o bom funcionamento numa estação de tratamento de águas residuais em Túnis

A estação de tratamento de águas residuais em Túnis, gerida pela empresa pública tunisina Office National de l'Assainissement (ONAS), fornece águas de processo a aprox. 2,5 milhões de pessoas na área metropolitana. Para permitir a decomposição bacteriana das partículas de sujidade, as águas residuais necessitam de ser oxigenadas através de uma movimentação constante. Dois moto-redutores de grandes dimensões propulsionam as misturadoras sem interrupções. Na instalação que se encontra ao ar livre, a temperatura pode baixar até aos -5 °C no inverno, e subir até aos 45 °C no verão. O presente texto debate a necessidade de tomar em consideração não só o desempenho, mas também o custo total da propriedade.

As robustas unidades de transmissão NORD garantem o bom funcionamento numa estação de tratamento de águas residuais em Túnis

A instalação possui uma tecnologia de acionamento com quase 30 anos e necessita de manutenção e substituição de peças constantemente. Os fornecedores originais descontinuaram as linhas de produção, tornando-se assim difícil encontrar peças suplentes Além disso, as unidades de transmissão originalmente instaladas necessitavam de um nível de manutenção  elevado, pois as oscilações de temperatura afetavam frequentemente a sua lubrificação.

Controlar o calor
Ao procurar um novo fornecedor, o ONAS encontrou o fabricante Alemão NORD DRIVESYSTEMS, que por sua vez, já possuía um escritório de vendas na Tunísia desde 2003. Em 2009, foram instalados dois conjuntos de unidades que combinavam as unidades de transmissão com eixo helicoidal NORD e motores Siemens, encontrando-se em funcionamento contínuo desde então, provando assim a sua eficácia. A NORD utiliza um duradouro lubrificante sintético de alta qualidade em unidades de transmissão com eixo helicoidal. Este lubrificante suporta melhor as temperaturas ambientais  do que o óleo mineral - sendo que com o óleo mineral, a película lubrificante iria estalar a altas temperaturas, provocando assim um aumento do desgaste. Cada unidade de transmissão requer 210 l de óleo, que necessita de ser mudado após aprox. 20 000 horas de funcionamento. Outros fabricantes estabelecem frequentemente intervalos mais curtos entre manutenções, o que faz com que haja uma diferença considerável a um preço de 10€ a 18 € por litro. A existência de um sistema de refrigeração do óleo aumenta ainda a segurança operacional nas unidades de transmissão NORD: um sensor de temperatura monitoriza constantemente a temperatura do lubrificante e ativa o sistema de refrigeração assim que seja excedido o limite . Nesta aplicação o limite é de 60 C. O óleo quente é então bombeado para fora, arrefecido por um sistema de refrigeração e inserido novamente na unidade de transmissão. Quando a temperatura desce abaixo dos 40  C o sistema de arrefecimento desliga-se automaticamente.

Tecnologia de acionamento ao pormenor
Atualmente, existem duas unidades de transmissão com eixo helicoidal com um desempenho de 132 kW da série SK 12382VZ da NORD instaladas na estação de tratamento de águas residuais. Estas duas unidades encontram-se combinadas com motores Siemens através de adaptadores IEC. As unidades de transmissão com eixo helicoidal da NORD encontram-se disponíveis em dois ou três tipos básicos com eixos ocos ou sólidos, com versões montadas em base de suporte, em flange ou no lado frontal - todas elas com a mesma caixa. Adequadas para uma integração em espaços de instalação limitados, podem ser combinadas com muitos dos componentes do sistema modular NORD. Os modelos ATEX e os modelos com proteção IP55 ou IP66 encontram-se disponíveis mediante pedido. Todas as unidades de transmissão são fabricadas de acordo com o conceito UNICASE, desenvolvido originalmente pela NORD em 1981, o que permite um elevado desempenho em transmissões de pequenas dimensões e assegura segurança operacional, elevada eficiência, binários de saída elevados, elevada resistência a cargas radiais e axiais, funcionamento de baixo ruído, baixa manutenção e longa vida útil.

 

Tunis1.jpeg: Na estação de tratamento de águas residuais de Túnis, os conteúdos de oito tanques são misturados pelas robustas unidades de transmissão.

Tunis2.jpeg: As unidades de transmissão com eixo helicoidal que requerem pouca manutenção da NORD funcionam com um óleo lubrificante sintético, sendo, por conseguinte, resistentes até a elevadas temperaturas ambiente.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP