www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

Tecnologia de acionamento eficiente da NORD – o segredo para reduzir o custo total de propriedade

Quão económico pode um investimento ser? Se considerarmos o ciclo de vida dos sistemas de acionamento, apenas 15% do Custo Total de Propriedade (CTP) é distribuído no preço de compra; cerca de 85% resultam dos processos a jusante. Por este motivo, é importante permanecer atento não só aos custos dos investimentos ao tomar decisões relacionadas com aquisições, como também aos custos associados ao consumo de energia e ao funcionamento contínuo, ou seja, processos administrativos, assistência e manutenção, stock de peças de reposição ou eliminação.

Tecnologia de acionamento eficiente da NORD – o segredo para reduzir o custo total de propriedade
NORD-Whitepaper-TCO.jpg: com a tecnologia de acionamento da NORD, é possível reduzir significativamente o Custo Total de Propriedade (CTP) de um sistema Imagem: NORD DRIVESYSTEMS

Para reduções de custos e aumentos de eficiência na produção é, assim, essencial uma cuidadosa consideração de todos os aspetos económicos. O conceito de Custo Total de Propriedade (CTP) auxilia nesta questão.

Eficiência energética e redução de versões
Os dois principais fatores que permitem reduzir o CTP são o consumo de energia e o número de versões de acionamentos utilizado. No entanto, verifica-se um conflito de objetivos entre as abordagens de otimização da eficiência energética e de redução de versões. Planear um sistema com acionamentos concebidos para o ponto de funcionamento mais eficiente do ponto de vista energético resulta em custos de investimento ideais e em motores com funcionam de modo económico comparativamente, independentemente da respetiva classe de eficiência. No entanto, é necessário gerir e prestar assistência a várias versões de acionamentos durante todo o ciclo de vida do sistema.

Enquanto um conceito de acionamento maioritariamente focado em economizar nos custos energéticos implica um grande número de versões, a redução de versões visa exatamente o oposto – fornecer os binários e velocidades necessários num sistema com o mínimo de diferentes versões de acionamento economicamente viável. Assim, é possível economizar nos custos administrativos e associados à assistência e ao armazenamento, mas os custos energéticos normalmente aumentam. Por este motivo, é importante alinhar estas áreas conflituantes no que se refere à conceção de acionamentos.

Monitorização do estado para manutenção preditiva
A monitorização contínua e a manutenção preditiva também desempenham um papel central relativamente à redução do CTP em aplicações da Indústria 4.0. Um registo periódico ou contínuo dos dados do acionamento ou do estado permitem a deteção precoce de alterações e a redução de períodos de inatividade não programados. O resultado: aumento da disponibilidade do sistema, redução dos períodos de inatividade, redução dos custos associados à assistência e aos materiais e aumento da vida útil.

Tecnologia de acionamento eficiente da NORD – o segredo para reduzir o custo total de propriedade
NORD-high-efficiency-portfolio.jpg: soluções de acionamento da NORD para reduzir os custos ao longo do ciclo de vida Imagem: NORD DRIVESYSTEMS

A abordagem da NORD à redução do CTP
A NORD DRIVESYSTEMS adota uma abordagem holística o que se refere à redução do Custo Total de Propriedade, utilizando todas as estratégias de otimização à disposição para identificar e aumentar o potencial de eficiência – desde sistemas modulares através da utilização de tecnologias poderosas, duradouras e económicas até aos cálculos individuais do CTP e conceitos inteligentes de assistência e manutenção.

A NORD oferece soluções de acionamento para reduzir os custos ao longo do ciclo de vida, por exemplo:
• com o seu portefólio de produtos de alta eficiência (motorredutor patenteado DuoDrive, motor síncrono IE5+, inversor de frequência descentralizado NORDAC ON/ON+)
• ou com a sua solução LogiDrive.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP