www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

Eficiência energética – potencial inexplorado! Os componentes da NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento

A eficiência energética é uma das mais importantes metas da indústria, não só em tempos de aumento dos preços da energia. Os componentes altamente eficientes da NORD DRIVESYSTEMS ajudam a reduzir o consumo de energia dos sistemas de acionamento. Adicionalmente, a empresa especialista em acionamentos oferece aos seus clientes aconselhamento relacionado com energia.

Eficiência energética – potencial inexplorado! Os componentes da NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento
NORD-DuoDrive.jpg: com a instalação do motor e do redutor numa única carcaça, o DuoDrive é extremamente leve e compacto, além de apresentar uma densidade de potência extremamente elevada. Imagem: NORD DRIVESYSTEMS

"Ajudamos os nossos clientes a economizar energia", é como Jörg Niermann, Diretor de Marketing, resume uma das principais diretrizes da NORD DRIVESYSTEMS. Os componentes de acionamento da empresa estão cada vez mais otimizados no que diz respeito ao fator da eficiência energética. Um estudo realizado pela Associação da Indústria de Engenharia Mecânica alemã (VDMA) e pela empresa de consultoria de gestão Boston Consulting Group demonstrou que as tecnologias inovadoras em engenharia mecânica e construção de fábricas podem ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 86% em todo o setor. "E queremos ajudar os nossos clientes a tirar proveito do seu potencial de poupança", afirma Niermann.

Motor síncrono IE5+ altamente eficiente
A NORD estabelece novos padrões de eficiência energética com o motor síncrono IE5+, que atinge uma eficiência de até 95%. Graças à tecnologia de motor síncrono de ímanes permanentes (PMSM), atinge esta elevada eficiência de forma relativamente constante em amplas gamas de velocidade e binário, garantindo igualmente um desempenho energético muito bom em gamas de carga parcial e velocidade parcial. Isto significa que supera a classe de eficiência energética mais elevada definida – IE5.

Graças à sua ampla gama de potência, o IE5+ também contribui para a redução do Custo total de propriedade (CTP) além da eficiência energética devido ao facto de permitir uma redução de versões num sistema completo. "Existe especialmente um potencial de poupança para sistemas com diversos acionamentos, por exemplo, em intralogística", afirma Niermann.


Eficiência energética – potencial inexplorado! Os componentes da NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento
NORD-IE5+-Motor.jpg: um novo nível de eficiência: motor síncrono IE5+ da NORD Imagem: NORD DRIVESYSTEMS

Motorredutor DuoDrive patenteado
O motor síncrono IE5+ também faz parte do motorredutor DuoDrive patenteado, onde foi integrado num redutor helicoidal de uma fase. O motorredutor atinge uma eficiência de até 92% (calculados através do sistema), uma das mais elevadas do mercado nesta classe de potência. "Quanto menos interfaces, mais elevada é a eficiência do sistema", explica Jörg Niermann. A integração do acionamento na carcaça do redutor reduz o espaço necessário para a instalação, o número de peças sujeitas a desgaste e, consequentemente, a manutenção necessária. A eliminação de juntas de componentes também minimiza amplamente o risco de penetração de líquidos e de contaminação por bactérias.

O DuoDrive foi especificamente desenvolvido para intralogística e para a indústria alimentar. Numa aplicação para o setor de bebidas, a NORD também levou a cabo uma investigação sobre eficiência energética. Num modelo de exposição, onde são transportadas garrafas em dois sistemas circulares, a empresa especialista em acionamentos comparou o consumo de energia de duas configurações diferentes: primeiro, um DuoDrive com um inversor de frequência de armário de controlo NORDAC PRO SK 500E e o outro um motor assíncrono IE3 convencional com redutor cónico e um inversor de frequência descentralizado. O resultado: o DuoDrive consome até menos 50% de energia.

Redução da pegada de carbono
A NORD DRIVESYSTEMS ajuda os seus clientes a descobrir e conseguir este potencial de poupança não só com os seus componentes eficientes, mas também com um serviço de assistência especial. O serviço NORD ECO verifica os acionamentos instalados do cliente relativamente à eficiência energética, dimensionamento e número de versões. A partir daí, a NORD cria um conceito de eficiência energética que identifica possíveis potenciais de poupança e personalizado de acordo com os requisitos do cliente.

"Em tempos de aumento dos preços da energia, é cada vez mais relevante aumentar a eficiência energética", enfatiza Jörg Niermann. Enquanto empresa familiar empenhada, a NORD DRIVESYSTEMS também atribui bastante importância à redução da sua pegada ecológica no interesse da justiça intergeracional e da luta contra as alterações climáticas.
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP