Os especialistas concordam: Os maiores potenciais de poupança em engenharia encontram-se na automatização e padronização. O novo EPLAN Engineering Center One elimina o enorme fosso que muitas vezes existe entre as engenharias convencional e mecatrónica. Standards pré-definidos como macros dinâmicas podem ser combinadas automaticamente para um esquema através do MS Excel. A EPLAN como fornecedor de soluções irá apresentar esse seu novo desenvolvimento na Feira de Hannover deste ano.
Tradicionalmente, os elementos mecânicos, elétricos e de software foram rigorosamente separados e desenvolvidos numa sequência rígida. Atualmente, estas disciplinas estão a fundir-se, procurando assim uma abordagem mecatrónica mais integrada. Esta abordagem não só abre caminho a um desenvolvimento paralelo mais eficiente, como também simplifica a coordenação entre engenheiros mecânicos, eletrotécnicos e de software. Esta é a razão pela qual a B&R integra as ferramentas especializadas existentes na plataforma de desenvolvimento Automation Studio através de interfaces que asseguram uma transparência e funcionalidade totais. O Automation Studio permite todas as funções necessárias para desenvolver e configurar uma solução de automação – como aquelas utilizadas na criação de aplicações para controlo e HMI, na ligação de componentes de controlo de movimento, tecnologia de segurança e muito mais. As ferramentas especializadas são integradas através de interfaces abertos, transparentes, de modo a fornecerem uma funcionalidade especializada, como é o caso do EPLAN Electric P8 que se destina à planificação elétrica.
A Fischcon PV, o fabricante holandês de geradores hidráulicos personalizados e sistemas de combate a incêndios utilizados em explorações petrolíferas e de gás natural descobriu que a criação de um processo único e transparente para gerir o aprovisionamento de componentes homologados não só acelerava o cumprimento das encomendas, como trazia uma série de benefícios para os clientes.
A produção de calor e electricidade na Rússia assenta, em grande medida, em soluções localizadas. Para a Impuls Industrial Boiler Plants, as oportunidades de construir ou reconstruir centrais térmicas de grandes dimensões que forneçam calor e electricidade a comunidades, incluindo instalações industriais remotas, representam um mercado de em grande crescimento. Fundada em 2002, e empresa foi pioneira no desenvolvimento de centrais térmicas industriais modulares, totalmente automatizadas, que não necessitam de operadores humanos. Um dos principais motivos para a escolha da EPLAN, como a nova ferramenta de desenhoign, prendeu-se com o facto de o software ter a capacidade de comportarsuportar o desenhoign de componentes eléctricos, de controlo de processos e dos armários invólucro numa plataforma partilhada. Consequentemente, os projectos que normalmente demoravam três meses ou mais, estão agora a ser concluídos em 5 ou 6 semanas.
O software de engenharia assistida por computador (CAE) é o melhor amigo do desenhador, sendo uma ferramenta de eficácia comprovada no aumento da produtividade do utilizador. Libertou os engenheiros dos aspectos mais fastidiosos das suas tarefas, encurtou os tempos de realização dos projectos e melhorou a qualidade e precisão do trabalho. Os actuais programas avançados de CAE (E-CAE) eléctrica automatizaram muitas tarefas, como a numeração de fios e a etiquetagem de dispositivos. Os engenheiros actualmente completam tarefas que demoravam dias ou semanas numa pequena fração de tempo. A última geração de programas de CAE, como o EPLAN, proporcionam uma poderosa base de dados central que permite a implementação de automação adicional substancial. Esta base de dados pode conter um grande arquivo de dados recorrentes, prontos para inserção num projecto mediante um simples pressionar de uma tecla. Aos engenheiros é dada a possibilidade de converter documentação de projecto para diferentes línguas ou para normas regionais, nacionais e internacionais. Isto torna a CAE centrada em bases de dados apropriadas para colaborações entre países e transfronteiriças ou para servir uma base de clientes multinacional.
Um novo e abrangente pacote de dados principal preenche agora a lacuna que existia entre as concepções de fluido e de mecânica. As mais de 1000 novas macros de fluido hidráulico presentes no Eplan Fluid aceleram e simplificam a documentação interdisciplinar.
O conhecimento da sequência das operações é sempre vantajoso, especialmente em matéria de concepção de máquinas e instalações e de programação dos seus sistemas de controlo. O "Eplan Operational Sequence" documenta agora o cronograma funcional de uma máquina/instalação, recorrendo a processos de descrição apropriados. É possível optar entre um diagrama funcional ou um padrão GRAFCET. Os programadores CLP apresentam a vantagem de utilizarem uma documentação comum que permite controlar as interacções de actuadores e sensores.
O que começou como alta performance na montagem de layouts em 3D transformou-se numa pró-ativa "Solução de engenharia XL" para layout dos quadros: A nova versão profissional do EPLAN Pro Panel apresentada na Feira de Hanover. Desenho, layout em 3D, produção e montagem fundem-se para formar uma solução integrada – mais valor acrescentado.
Já passou meio ano desde o lançamento da Eplan Platform 2.0 no mercado, no entanto, algumas das mais de 1000 extensões ainda são desconhecidas. Este é um motivo suficiente para avaliar este importante lançamento com base em perspectivas surpreendentemente novas e conhecer as convincentes e extraordinárias extensões lógicas para a geração de esquemas, controlo de revisão e gestão de línguas na prática.